O Clube de Regatas Flamengo vem fazendo um ótimo Campeonato Brasileiro de 2016, chegamos à 37ª rodada, penúltima rodada da competição, o Flamengo se encontra na vice-liderança da competição. O clube já começou a pensar na próxima temporada de 2017 e anunciou a renovação do seu experiente zagueiro, o atleta de 37 anos, Juan Silveira dos Santos.

Flávio Godinho, vice-presidente de futebol do Flamengo.

Flávio Godinho, vice-presidente de futebol do Flamengo.

O jogador que foi revelado na base do próprio Flamengo, após uma carreira de sucesso o zagueiro voltou no começo de 2016 e após um bom primeiro semestre, caiu de produção após uma lesão, após recuperado, teve poucas chances de substituir os zagueiros Rafael Vaz e Réver, mesmo assim, a diretoria renovou com Juan, pois entendeu que o zagueiro é importante para o elenco.

Além da experiência, o zagueiro Juan apresenta um bom relacionamento com todos os jogadores, comissão técnica e diretoria, o que contou bastante para a sua renovação, além da possível participação na Copa Libertadores de 2017, o zagueiro Juan poderá seguir após sua aposentadoria em algum cargo de dirigente no Flamengo, assim como o ídolo ex-jogador rubro-negro Mozer, que atualmente é gerente de futebol do clube. “A experiência, técnica apurada e espírito de liderança do Juan serão importantes na Libertadores e na campanha de 2017. Discutiremos o aproveitamento dele na comissão técnica nos últimos meses do contrato agora prorrogado”, explicou o vice-presidente de futebol, Flávio Godinho. Entre outros jogadores que o Flamengo deverá anunciar a renovação nas próximas semanas estão o atacante Emerson Sheik e o meia Márcio Araújo.

O experiente zagueiro

Juan comemorando gol pela Roma.

Juan comemorando gol pela Roma.

O zagueiro Juan Silveira dos Santos iniciou seus primeiros passos na carreira futebolística no futsal do Colégio Pedro II no bairro Humitá no Rio de Janeiro, onde sua mãe trabalhava. O jogador fez um teste nas categorias de base do Flamengo e iniciou sua formação em 1989, com apenas 10 anos. Após 7 anos nas categorias de base, o zagueiro estreou profissionalmente na equipe principal do Flamengo em 1996 com 17 anos, tornando-se titular da equipe desde então.

Com 1,83m de altura e com o pé direito como o forte, em sua primeira passagem pelo profissional do Flamengo (1996 a 2002), o jovem zagueiro mostrou muita segurança na zaga do time carioca, conquistando diversos títulos, entre eles três taças Guanabara, duas Taças Rio, quatro Campeonatos Cariocas, dois Campeonatos Sub-20, uma Copa Ouro Sul-Americana, uma Copa de Clubes Brasileiros Campeões Mundiais, uma Copa Mercosul, um Troféu São Sebastião e uma Copa dos Campeões. Neste tempo, Juan serviu a seleção brasileira Sub-17 e Sub-20, chegando a seleção principal do Brasil em 2001, seleção qual serviria até 2010 chegando a conquistar as Copas Américas de 2004 e 2007, a Lunar New Year Cup de 2005 e as Copas das Confederações de 2005 e 2009.

O jovem e promissor zagueiro logo chamou a atenção do clube alemão Bayer Leverkusen, clube qual o contratou em 2002 com um contrato de cinco anos, ficando até 2007, quando o jogador foi para a Itália jogar pela Roma, onde jogou de 2007 a julho de 2012, onde ajudou a equipe italiana a conquistar a Supercopa da Itália de 2007 e a Copa Itália de 2007/08. Em julho de 2012, o jogador voltou para o Brasil, só que desta vez para atuar pelo clube gaúcho Internacional. Em dezembro de 2015, o contrato com o Internacional foi encerrado e Juan ficou liberado para voltar ao Flamengo, time que o revelou. Agora no final de 2016, o jogador renova seu contrato até o final de 2017, ao total pelo Flamengo, o jogador tem o histórico de 279 partidas com 30 gols marcados.

Boas Apostas!