#OFabulosoChegou. Foi dessa forma que o Vasco da Gama anunciou a contratação de Luís Fabiano na manhã desta sexta-feira, concluindo uma negociação complicada que há muito se arrastava. O controavante de 36 anos é o oitavo reforço do clube Carioca para esse regresso à Série A.

A torcida vascaína pode respirar de alívio. A contratação de Luís Fabiano foi oficialmente anunciada através das redes sociais na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro. Antes do próprio clube oficializar a chegada do jogador, o próprio já tinha revelado o acordo através da sua conta no “Instagram”, ao colocar a foto de uma camisa do Vasco da Gama acompanhada da seguinte legenda: “A caminho da cidade maravilhosa..”. Após o anúncio do clube, o jogador voltou a recorrer às redes sociais, confirmando o acordo: “Estou fechado com vocês, Vascão!”.

Foto: "Tianjin Quanjian"

Foto: “Tianjin Quanjian”

Desde que as negociações entre atleta e clube começaram, Luís Fabiano sempre demonstrou grande vontade em regressar ao Brasil numa altura em que sua carreira caminha para o final. A imprensa brasileira escreve que a primeira situação que foi preciso desbloquear envolvia o próprio jogador e o time chinês do Tianjin Quanjian. Uma vez que o jogador cumpriu os objetivos estipulados no contrato durante o ano de 2016, seu vínculo foi alvo de uma renovação automática para 2017, condição que tinha sido solicitada pelo próprio jogador quando rumou ao futebol asiático. O mecanismo de renovação foi acionado e o jogador teve que reunir com a diretoria da formação chinesa para acertar sua desvinculação, procurando chegar a uma rescisão de contrato amigável que efetivamente se concretizou. O centroavante natural de Campinas chegou ao Tianjin em janeiro de 2016 e cumpriu uma temporada bem positiva na segunda divisão chinesa. Em 28 jogos na League One, fez 22 gols e deu quatro assistências, assumindo a braçadeira de capitão durante a primeira metade da temporada. Foi fundamental na subida do Tianjin Quanjian, time que venceu a League One e subiu à SuperLiga da China. A diretoria chinesa demonstrou interesse em continuar com o jogador que foi o artilheiro e melhor jogador da segunda divisão chinesa em 2016, mas a vontade do jogador foi determinante para esse regresso. Revelado pela Ponte Preta e idolatrado pela torcida do São Paulo, neste regresso ao Brasil, o “tricolor Paulista” não terá revelado interesse em garantir o regresso do jogador, até porque já conta com Lucas Pratto, contrato ao Atlético Mineiro. A escolha do jogador recaiu sobre o Vasco da Gama por ser o clube que demonstrou maior interesse em assegurar seus serviços, de tal modo que a diretoria do clube procedeu à inscrição do jogador no Campeonato Carioca mesmo antes de a transferência se ter concretizado, segundo a imprensa brasileira. O time do Rio de Janeiro avançou com a inscrição no último dia que tinha para a realizar, mas a situação ainda está pendente por falta de documentos. Quanto a exames médicos, o jogador que durante este tempo sem jogar se cuidou com um “personal trainer” na China já terá feito e está pronto para abraçar novo desafio. Luís Fabiano deverá começar a treinar com o restante elenco no início da próxima semana.

Mais um reforço para Cristóvão Borges

Em ano de regresso à Série A, a diretoria vascaína sente a necessidade de reforçar o elenco à altura das exigências que vai encontrar, evitando ser assombrado pelo fantasma da Série B. Luís Fabiano se torna no reforço mais mediático do conjunto Carioca, mas está claro que não foi o único “presente” da diretoria para o técnico Cristóvão Borges. O “fabuloso” é o oitavo reforço para encarar a nova temporada, isso depois de Muriqui, Wagner, Escudero,Gilberto, Jean, Manga Escobar e Kelvin já terem sido anunciados no “cruz-maltino”.

Boas Apostas!