O Campeonato Brasileiro de 2016 chegou ao final e a Sociedade Esportiva Palmeiras se sagrou o grande campeão, mesmo possuindo o melhor ataque da competição com 62 gols, o time paulista não conseguiu emplacar o artilheiro da competição, seu maior goleador foi o atacante Gabriel Jesus com 12 gols. Nesta edição de 2016 tivemos três jogadores que dividem o prêmio de artilheiro da competição com 14 gols cada. São eles os atacantes Fred do Atlético Mineiro, William Pottker da Ponte Preta e o meia Diego Souza do Sport Recife.

Há 25 anos, desde o Campeonato Brasileiro de 1993, não tinhamos um artilheiro com tão poucos gols, na ocasião Guga do Santos também fez 14 gols. Após isso sempre tivemos quantidades maiores de gol, entre estes tivemos o artilheiro Washington “Coração de Leão” que marcou 34 gols, tornando-se o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Outro detalhe importante é que a última edição que tivemos três artilheiros, Keirrison do Coritiba, Kléber Pereira do Santos e Washington do Fluminense, cada um com 21 gols.

Atacante Fred

Fred comemorando gol pelo Atlético Mineiro.

Fred comemorando gol pelo Atlético Mineiro.

O atacante Frederico Chaves Guedes atuou por duas equipes neste Campeonato Brasileiro de 2016, fazendo dois gols pelo Fluminense Football Club e outros doze gols pelo Clube Atlético Mineiro. O atacante do Atlético Mineiro perdeu a oportunidade de marcar mais gols devido o cancelamento da última partida que seria realizada contra a Chapecoense, em decisão conjunta, ambas equipes decidiram optar pelo W.O. duplo. Fred já foi artilheiro do Campeonato Brasileiro em outras duas oportunidades, no Campeonato Brasileiro de 2012 com 20 gols e no Campeonato Brasileiro de em 2014 om 18 gols, ambas pelo Fluminense. Aliás o jogador Fred é acostumado a ser artilheiro de competições, pelo Cruzeiro em 2005 foi artilheiro do Campeonato Mineiro com 14 gols e da Copa do Brasil com 14 gols também. Pelo Fluminense foi artilheiro do Campeonato Carioca em 2011 com 10 gols, Taça Guanabara de 2011 com 8 gols, Campeonato Carioca de 2015 om 11 gols e Taça Guanabara de 2015 com 9 gols. Pela seleção brasileira, Fred foi artilheiro da Copa das Confederações de 2013 com 5 gols. Fred foi um dos responsáveis pela boa campanha do Atlético Mineiro que terminou na quarta colocação conseguindo uma vaga na Pré-Libertadores de 2017 juntamente com Botafogo e Atlético Paranaense.

Atacante William Pottker

William Pottker comemorando gol pela Ponte Preta.

William Pottker comemorando gol pela Ponte Preta.

O atacante da Ponte Preta William Pottker tem apenas 22 anos e foi uma das revelações da competição, pois trata-se de um jovem que teve nesta edição do Campeonato Brasileiro sua melhor temporada na carreira. A Ponte Preta fez uma excelente campanha chegando em oitavo lugar, quase beliscando uma vaga na Pré-Libertadores no ano que vem. A Ponte Preta foi um dos melhores mandantes, com 13 vitórias, 2 empates e 4 derrotas jogando em casa, William Pottker fez a maioria dos seus gols atuando em casa, no total 8 e marcando 6 gols fora de casa com destaque na vitória na casa do Santa Cruz por 0x3 com 2 gols de William Pottker.

Revelado nas categorias de base do clube catarinense Figueirense, William Pottker foi lançado profissionalmente em 2011 e logo foi emprestado para o Gandzasar da Armênia (2013), depois para o Ventforet Kofu do Japão (2013) e em 2014 voltou ao Brasil para atuar pelo Red Bull Brasil. Em 2015 foi novamente emprestado, desta vez para o clube paulista Linense e depois para o clube português Braga para atuar pelo time B. Em 2016 voltou para o Brasil e atuou emprestado mais uma vez, atuou no Campeonato Paulista pelo Linense e conseguiu marcar 7 gols em 13 jogos, inclusive dois destes gols foram marcados contra a Ponte Preta no empate em 2×2, o que chamou a atenção da diretoria da Ponte Preta que o contratou em definitivo para desta vez contratado atuar pela Ponte Preta no Campeonato Brasileiro, o que demonstrou ter sido uma ótima aquisição do clube paulista.

Meia Diego Souza

Diego Souza comemorando gol pelo Sport Recife.

Diego Souza comemorando gol pelo Sport Recife.

O meia do Sport Recife Diego de Souza Andrade, mais conhecido como Diego Souza tem 31 anos e com seus 1,86 m de altura e 89 kg, consegue proteger muito bem a bola e chega com perigo ao gol com bons arremates que quase sempre tem direção certa no gol adversário. Carioca, iniciou no futebol nas categorias de base do Fluminense em 2002 com 17 anos e com 20 anos em 2005 foi lançado profissionalmente. Do Fluminense foi vendido para o Benfica de Portugal e emprestado novamente para o Flamengo e Grêmio, acabando sendo vendido para o Palmeiras em 2008. Depois ainda passou por Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Al-Ittihad da Arábia Saudita, Cruzeiro, Metalist da Ucrânia, clube que o emprestou para o Sport. Depois disso foi negociado com o Fluminense e por último negociado com o Sport onde conseguiu fazer um bom Campeonato Brasileiro, sendo um dos artilheiros da competição.  Diego Souza conquistou em sua carreira três campeonatos estaduais, Carioca em 2005 pelo Fluminense, Gaúcho em 2007 pelo Grêmio e Paulista em 2008 pelo Palmeiras, duas copas do Brasil, uma em 2006 pelo Flamengo e 2011 pelo Vasco, além de um Campeonato Brasileiro em 2013 pelo Cruzeiro. Diego Souza também recebeu prêmios individuais como seleção do Campeonato Brasileiro de 2008, Craque do Brasileirão de 2009 e seleção do Campeonato Pernambucano de 2015. O meia também tem uma história na seleção brasileira, com participações no Sub-17 quando foi campeão Sul-Americano Sub-17, Sub-20 e Sub-23, chegando a seleção principal em 2009 com apenas duas atuações, tendo conquistado o Superclássico das Américas de 2011.

Boas Apostas!