Na última terça-feira (02), aconteceu uma reunião entre o vice-presidente executivo do Manchester United, Ed Woodward, o presidente do Chelsea, Bruce Buck e os chefes executivos do Arsenal, Ivan Gazidis, do Manchester City, Ferran Soriano e do Liverpool, Ian Ayre, em um hotel de Londres. E ainda segundo o jornal britânico The Sun, a reunião teve a participação de Stephen Ross, um bilionário americano dono do Miami Dolphins (time da NFL) e o criador da International Champions Cup (torneio da pré-temporada disputado pelos grandes clubes da Europa e América).
A reunião foi realizada de forma sigilosa, mas segundo o jornal, aconteceu para que os dirigentes discutissem a fundação de um novo campeonato europeu. Porém, para participar desse novo campeonato, os clubes teriam que deixar de participar da Champions League (Liga dos Campeões). Um dos motivos para isso acontecer, seria o fato de que o Manchester United e o Liverpool não estariam classificados para a Liga dos Campeões do próximo ano, caso o campeonato inglês terminasse hoje. O United ocupa a quinta colocação, enquanto o Liverpool está na décima primeira.
Outro jornal britânico, o Daily Mail, também sugere que a reunião foi feita para discutir a criação de uma nova competição e sobre a participação dos clubes no torneio de pré-temporada. Mas o jornal diz que também foi discutida a possibilidade dos clubes disputarem algumas partidas do Campeonato Inglês fora da Inglaterra. Porém, esta proposta teria vindo de outros envolvidos da reunião, e não dos clubes ingleses.
Respostas oficiais
A agência de notícias do Reino Unido e da Irlanda, Press Association, informou que “as conversas foram principalmente sobre a International Champions Cup”. E através de uma nota, o Arsenal comunicou que participou do encontro, mas negou a criação de uma superliga europeia. A nota dizia: “Somos fortemente contrários a qualquer separação. Nenhum dos clubes presentes na reunião busca mudanças no cenário da Premier League(campeonato inglês). e europeu, e não houve discussão sobre alteração na Liga ou sobre o início de uma Superliga.” Nesta mesma nota, a equipe afirma que a reunião foi apenas sobre o torneio de pré-temporada e sobre outros formatos que complementariam a Premier League.
Outro meio de comunicação que falou sobre o encontro foi o The Guardian, que divulgou em uma matéria a resposta dada pela Uefa. Nesta resposta a entidade afirma não haver nenhuma proposta concreta de alteração. “Acabamos de entrar em um ciclo de três anos da Champions League e da Liga Europa, então não podemos oferecer outros comentários neste momento”, é o que diz uma parte da resposta dada pela principal entidade da Europa e uma das principais do futebol mundial.
Um pouco sobre os clubes envolvidos na reunião
O Manchester United esta na quinta colocação do Campeonato Inglês, além de participar da Copa FA, estando nas oitavas de final. Seus títulos são muitos, entre eles vinte do campeonato inglês, onze da Copa FA, três da Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.
O Chelsea ocupa a oitava colocação da tabela do campeonato inglês e também está na Copa FA deste ano. Apesar de estar tendo um ano ruim, o Chelsea já conquistou muitos títulos, como cinco taças do campeonato inglês, inclusivo o da temporada passada, sete títulos da Copa FA, cinco da Copa da Liga Inglesa, incluindo a da temporada passada, uma Liga Europa e uma Liga dos Campeões.
O Arsenal é a equipe com melhor posição entre os cinco no campeonato inglês, estando na terceira colocação e assim como os outros, participa da Copa FA. Apesar de nunca ter conquistado um título europeu de peso, o Arsenal tem vários nacionais, como treze taças do campeonato inglês, doze da Copa FA, incluindo a da temporada passada, dois da Copa da Liga Inglesa e quatorze Supercopa da Inglaterra, incluindo as duas últimas edições.
O Manchester City está na quarta colocação do campeonato nacional, que está nas oitavas de final da Copa FAe que nos últimos dias sagrou-se campeão da Copa da Liga Inglesa. Em questão de títulos, o City é mais uma grande equipe da Inglaterra que nunca conquistou um campeonato europeu de peso. Mas os títulos nacionais são muitos, entre eles estão quatro do campeonato inglês, cinco da Copa FA, quatro da Copa da Liga Inglesa, incluindo a desta temporada e quatro da Supercopa da Inglaterra.
E por último, mas não menos importante falaremos do Liverpool, que está na décima primeira colocação do campeonato inglês e participa das oitavas de final da Copa FA. Entre essas cinco equipes da Terra da Rainha, o Liverpool é o que mais venceu a Liga dos Campeões, ao total foram cinco títulos da principal competição europeia, além de três Copas da UEFA e três Supercopas da UEFA. Os títulos nacionais também são muitos, são dezoito títulos do campeonato inglês, sete da Copa FA e oito da Copa da Liga Inglesa.