O Manchester City goleou em Brighton (1-4) e confirmou a conquista do bicampeonato inglês ao terminar a prova com 98 pontos, mais um que  o Liverpool de Jurgen Klopp, finalista da Liga dos Campeões. Para além do título “Citizen”, importa verificar quem se apurou para as provas europeias e quais são os emblemas que na próxima temporada vão disputar o Championship.

Foto: "Toby Melville/Reuters"

Foto: “Toby Melville/Reuters”

98 pontos em 38 jogos, 95 golos marcados e 23 sofridos. O Manchester City renovou o título de campeão inglês com um registo impressionante, única forma de bater o não menos impressionante Liverpool de Jurgen Klopp que ficou a apenas um ponto de distância, derrotado uma só vez em toda a temporada.

Se City e Liverpool protagonizaram uma briga acirrada até à última rodada de uma das edições mais apaixonantes da história da Premier League, a verdade é que a disputa pelos lugares que dão acesso as provas europeias não foi menos interessante. No final das contas, ao Chelsea bastou um empate sem gols para confirmar a terceira posição e consequente acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Tottenham também precisou apenas de empatar na receção ao Everton (2-2) para confirmar um posto entre os quatro primeiros. Para o Chelsea, finalista da Liga Europa, esse vai ser um regresso à competição de clubes mais importante da Europa, enquanto o Tottenham, finalista da atual edição, também vai tornar a estar entre os melhores do “velho continente”.

Já o Arsenal, após vencer em Valência, conseguiu resistir ao desgaste e venceu o Burnley no Turf Moor por três a um, resultado insuficiente para terminar entre os quatro primeiros. Ainda assim, os “Gunners” continuam a ter uma esperança no que diz respeito ao apuramento para a “liga milionária”. Se vencer o Chelsea na final de Baku, o Arsenal não se apurará para a fase de grupos da Liga Europa, mas sim para a mesma etapa da Liga dos Campeões.

Logo a seguir ao Arsenal, no sexto lugar, surge o Manchester United de Oleg Gunnar Solskjaer que na próxima época vai mesmo disputar a fase preliminar da Liga Europa, falhando a “Champions” após uma temporada em que foi capaz de estar entre os oito finalistas da competição.

O Wolverhampton, sétimo colocado, dependendo do desfecho da final da FA Cup, Caso o Manchester City se superiorize ao Watford, os “lobos” vão ter entrada na Liga Europa.

Relegação

À entrada para essa última rodada da Premier League, já todos os times tinham suas despromoções confirmadas. O Huddersfield Town, “lanterna vermelha”, há muito que se tinha despedido da Premier League, assim como o time londrino do Fulham. Os galeses do Cardiff ainda foram até as últimas consequências, mas não conseguiram evitar o retorno ao Championship, mesmo com a vitória em Old Trafford diante do Manchester United (0-2) combinada com a goleada sofrida pelo Brighton (1-4) às mãos do Manchester City.

Boas apostas!