Começou o ano de 2017 e o mercado da bola está bem agitado, muitas contratações e renovações sendo anunciadas pelos times brasileiros que se preparam para a temporada de 2017. O Sport terminou o Campeonato Brasileiro de 2016 escapando do rebaixamento terminando a competição na décima quarta colocação, quatro pontos a mais que o rebaixado Internacional. Mesmo com pouco rendimento na competição, o Sport teve alguns destaques individuais como o artilheiro da competição Diego Souza e também o meia Rithely por seu potencial defensivo, sendo o cão de guarda do meio campo do Sport.

Ex-técnico do Sport Oswaldo Oliveira e o meia Rithely.

Ex-técnico do Sport Oswaldo Oliveira e o meia Rithely.

O Sport foi treinado pelo técnico Oswaldo de Oliveira desde abril de 2016 e em outro do mesmo ano deixou o Sport após uma proposta do Corinthians. Oswaldo assumiu o Corinthians e pediu reforços para o Timão, entre eles estava o meia Rithely que havia comandado no Sport. Oswaldo acabaria demitido depois de apenas 9 jogos a frente do Corinthians, porém a diretoria do clube continuou interessada por Rithely. O nome do jogador foi amplamente divulgada na mídia e outros clubes também se interessaram pelo meia, entre outros estava o Atlético Mineiro. Ambos ofereceram boas propostas para o jogador, porém as negociações não evoluíram. O jogador tinha 50% dos seus direitos econômicos nas mãos de empresários, os quais o pressionaram a aceitar a proposta do Corinthians que havia lhe oferecido um salário bem maior. O meia de 25 anos acabou renovando seu vínculo com o Sport até 2020 nesta segunda-feira (09) e teve seu salário aumentando consideravelmente, frustrando o Corinthians e Atlético Mineiro. O Sport que tinha 50% dos direitos econômicos do jogador, adquiriu os outros 50% e agora detém 100% dos direitos econômicos de Rithely e uma multa rescisória de R$ 40 milhões.

Detalhes revelados pelo jogador

Em entrevista a um jornal esportivo, Rithely revelou alguns detalhes de sua negociação: “Tive propostas, mas desde o início, meu pai sempre me ensinou a agradecer e valorizar quem te deu oportunidade. Eu não vou mentir, as propostas que chegaram do Corinthians e do Atlético-MG foram muito boas. Para o jogador Rithely foram. Mas para o clube, não estava bom. Quando o Arnaldo [Barros, presidente do Sport] me disse que a proposta não era boa, eu disse ‘a opção é de vocês. Se não for bom para negociar, não negociem’” revelou o jogador.

“Sentamos ontem [domingo] no hotel e o Arnaldo conversou comigo, com meus representantes. O Sport vai ficar com os 100% de Rithely. A partir de agora é só com o clube. Não tem mais conversa com investidor. Aqui eu já tenho tudo, tenho casa, minha família, amo a cidade. Lá eu partiria para uma incerteza”, afirmou o volante do Sport.

O meia Rithely

Rithely atuando pelo Sport.

Rithely atuando pelo Sport.

Francisco Rithely da Silva Souza, ou simplesmente Rithely é um meia defensivo (volante) de 25 anos de idade e se destacou muito no Campeonato Brasileiro de 2016 pelo seu potencial defensivo, principalmente pelas roubadas de bola. Com seu 1,73 m de altura, Rithely tem boa antecipação das jogadas adversárias e quase sempre dá botes que impedem a progressão das mesmas.

O maranhense Rithely iniciou nas categorias de base do Goias e em 2009 foi lançado profissionalmente. Atuou pelo Goias até 2011 fazendo 28 partidas e 2 gols. Em 2011 foi negociado com o Sport, teve 50% dos seus direitos adquiridos pelo Sport e 50% mantidos com um grupo de empresários. Rithely iniciaria uma caminhada longa pelo time baiano, o meia teve destaque individual e recebeu os seguintes prêmios: Seleção do Campeonato Pernambucano de 2013 e 2014 e fez parte da Seleção da Copa do Nordeste de 2014. Os títulos conquistados pelo Sport foram a Copa do Nordeste de 2014, o Campeonato Pernambucano de 2014 e as Taças Ariano Suassuna de 2015 e 2016.

Rithely se consagrou um dos melhores roubadores de bola do Campeonato Brasileiro 2016 com 66 roubadas de bola em 31 jogos e como maior roubador de bola da equipe do Sport. Além deste quesito, Rithely também ajudou a equipe com dois gols e uma assistência para gol. O jogador atuou em 31 das 38 rodadas e foi muito importante para a campanha do Sport. Após muitas especulações sobre sua saída do Sport, o jogador teve 100% dos seus direitos adquiridos pelo Sport e renovou seu contrato até 2020, decretando definitivamente sua permanência no Sport na temporada de 2017. Até hoje pelo Sport, Rithely já fez 289 partidas com 24 gols, em 2017 Rithely continuará sua história com o Leão da Ilha.

Boas Apostas!