Depois de perder o técnico Roger Machado, o Grêmio confirmou no último domingo (18) a contratação de Renato Gaúcho, treinador que é ídolo dos torcedores gremistas por ter marcado o gol do título mundial de 1983 e por ter passado pela equipe como treinador outras duas vezes.

Renato Gaúcho em entrevista coletiva.

Renato Gaúcho em entrevista coletiva.

Além de acertar a volta de Renato Gaúcho, o Grêmio assinou também com Valdir Espinosa, que será o coordenador-técnico da equipe e que em 1983 foi campeão mundial como treinador da equipe. Segundo a imprensa, Renato Gaúcho assinará um contrato de apenas três meses, que possui uma clausula de renovação automática caso Renato leve o Grêmio a uma classificação para a Copa Libertadores de 2017. O contrato será curto porque a diretoria da equipe gaúcha não quer se comprometer com um contrato longo com o treinador, conseguindo assim uma liberdade para procurar outro técnico no início do próximo ano caso Renato Portaluppi não conseguia resultados positivos.

A filha do técnico Renato Gaúcho, Carol Portaluppi, postou uma foto na sua rede social onde anunciava que ela e seu pai estavam a caminho de Porto Alegre, onde Renato deve assinar o contrato ainda no domingo (18) e deverá ser apresentado oficialmente na segunda-feira (19), podendo assim fazer sua estreia na próxima quarta-feira, 21 de setembro, quando o Grêmio enfrenta o Atlético Paranaense pela partida de volta da Copa do Brasil 2016.

Passagens pelo Grêmio

Renato Gaúcho em uma das suas passagens pelo Grêmio.

Renato Gaúcho em uma das suas passagens pelo Grêmio.

Depois de mais de quinze anos como jogador, Renato Portaluppi, mais conhecido como Renato Gaúcho, iniciou sua carreira como treinador em 2000, comandando o Madureira. Na sequência, o técnico esteve no Fluminense e no Vasco da Gama, alternando durante 2002 e 2009 o comando nas duas equipes cariocas. No mês de agosto de 2010, Renato Gaúcho foi contratado pelo Grêmio, onde conquistou alguns títulos como jogador (Libertadores 1983, Mundial de 1983, Campeonato Gaúcho de 1985 e 1986) e tornou-se ídolo. Chegando ao comando do Grêmio com a equipe ocupando a zona de rebaixamento, Renato Gaúcho levou ao time para a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, conseguindo uma vaga na repescagem da Copa Libertadores de 2011. Porém, em meados de 2011, Renato Gaúcho pediu demissão da equipe gremista depois de uma sequência ruim nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, já que nas seis rodadas, foram 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

Na sequência, o treinador assumiu o Atlético-PR entre julho e setembro de 2011. Depois de dois anos longe do futebol, Renato Gaúcho assumiu pela segunda vez o Grêmio. Na sua segunda passagem pela equipe gaúcha, Renato terminou o Campeonato Brasileiro na vice-liderança, atrás apenas do campeão Cruzeiro, conseguindo uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Porém, mesmo com os bons resultados, Renato não teve seu contrato renovado e deixou o Grêmio no fim do ano, assumindo na sequência o Fluminense até abril de 2014.

Demissão de Roger Machado

Roger Machado como treinador do Grêmio.

Roger Machado como treinador do Grêmio.

Na última quarta-feira (14) o Grêmio confirmou a saída de Roger Machado do comando técnico da equipe gaúcha. Depois da derrota fora de casa por 3×0 para a Ponte Preta pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, Roger Machado pediu demissão do cargo de treinador quando ainda estava no vestiário do estádio Moisés Lucarelli, casa da Ponte Preta. O anúncio da demissão de Roger Machado foi feito em entrevista coletiva realizada depois da partida, onde o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, confirmou que o treinador havia pedido demissão de forma irrevogável. “O técnico Roger Machado pediu demissão e não comanda mais o Grêmio. Foi um pedido dele, de forma irrevogável. Ele conduziu muito bem este processo, nosso projeto, gostaríamos de contar com ele. Mas em uma situação de auto avaliação, ele pediu para sair, tivemos que aceitar”.

Roger Machado esteve afrente do Grêmio em noventa e quatro partidas, conseguindo quarenta e oito vitórias, vinte e dois empates e vinte e quatro derrotas, resultando em um aproveitamento de 58,8%. Sem nenhum título conquistado com o Grêmio, Roger Machado deixou a equipe na oitava colocação do Campeonato Brasileiro e disputando as oitavas de final da Copa do Brasil.

Boas Apostas!