Depois de rodar o futebol brasileiro, o atacante Rafael Moura finalmente voltou para o clube onde foi formado e pela qual é torcedor de coração, Atlético Mineiro, também conhecido como Galo, que poderá contar com o jogador com um contrato de um ano.
Revelado pelo Atlético Mineiro, Rafael Moura disputou apenas duas partidas pela equipe mineira antes de deixar o clube. Passando por vários outros clubes brasileiros, o atacante foi contratado pelo Atlético Mineiro no ano passado por duas temporadas, porém, ficou sem espaço dentro de uma equipe que já tinha Lucas Pratto, Robinho e Fred para o seu setor ofensivo. Com isso, Rafael Moura acabou sendo emprestado ao Figueirense, onde fez um bom Campeonato Brasileiro, marcando oito gols. Encerrando seu contrato de empréstimo com a equipe catarinense, o atacante terá a oportunidade de atuar pelo seu clube de coração, continuando com seu contrato, valido até o fim de 2017 e fortalecendo o ataque mineiro, que poderá perder Pratto para o futebol chinês, porém, Rafael poderá estender seu vínculo com o Galo, já que ainda está com 33 anos e demonstrou grande vontade de defender o Atlético Mineiro. “Jogador que já demonstrou diversas vezes a vontade de atuar no Galo. Ano passado fizemos a contratação dele e foi emprestado ao Figueirense, onde ele fez um grande ano. O contrato dele é de dois anos, vai até dezembro. E não tenho dúvida que vamos renovar o mais cedo possível”, afirmou Eduardo Maluf, diretor de futebol do Galo.
A volta para o Atlético Mineiro depois de mais de dez anos é uma promessa feita para sua família, onde todos torcem para o Galo. Na sua apresentação oficial como reforço do clube, Rafael Moura afirmou que havia prometido à sua bisavó, avó e sogro, todos já mortos, que defenderia as cores do clube alvinegro. “Prometi aos meus familiares, minha bisavó já se foi, minha avó, meu sogro, eram todos atleticanos fanáticos que acompanhavam do estádio. Tenho certeza que, de onde eles estiverem, estarão torcendo pelo Atlético. Essa promessa me fez batalhar para voltar aqui hoje. Por eles e todos os parentes que ficaram, estou muito emocionado e pronto para receber esta oportunidade”.
O atacante Rafael Moura
O atacante Rafael Moura foi comprado pelo Atlético Mineiro em 2016 e foi automaticamente emprestado para o Figueirense, clube onde atuou pelo Campeonato Catarinense, marcando gol na estreia em jogo contra o Guarani de Palhoça fazendo o terceiro gol na vitória por 3×0. Rafael Moura também atuou pela Copa Sul-Americana, onde chamou muito a atenção quando marcou 3 gols contra o Flamengo, um inclusive de cobertura, na vitória por 4×2. O He-Man, como é chamado o atacante Rafael Moura, também fez vários gols pelo Campeonato Brasileiro e marcou 8 gols, sendo o artilheiro do time na competição.
Atualmente o atacante Rafael Moura está com 33 anos e está a 14 anos em atividade no futebol profissional. O menino Rafael Moura iniciou no futsal quando criança e foi para a base do Cruzeiro em 1991 com 8 anos de idade. Aos 9 anos de idade, foi para o rival Atlético Mineiro, clube qual quase toda a família é torcedora, incluindo seus bisavôs e avôs, o menino ficou nas categorias de base do Atlético Mineiro e por um período de dois anos teve uma passagem pelo Villa Nova, retornou ao Atlético Mineiro onde em 2003 foi revelado profissionalmente. Neste período de futebol junior, Rafael Moura disputou um torneio internacional na Croácia e foi artilheiro e conquistou o titulo nacional sub-20 com a seleção estadual sob comando do técnico Ney Franco.
Em 2004 e 2005 defendeu as cores do Vitória da Bahia, sendo reserva de Edílson (Capetinha) e Obina. No início de 2005 foi para o Paysandu mas fraturou o pé e após cirurgia ficou 10 meses parado. Após recuperação, conquistou a vaga de titular na equipe e conseguiu marcar 11 gols em 14 jogos, o que chamou a atenção do Corinthians, clube que o contratou para a temporada de 2006. Iniciou muito bem no Coritnhians marcando gol nos três primeiros jogos, pela sua garra e dedicação, ganhou o apelido de He-Man. Terminou a passagem pelo Corinthians com 15 gols em 44 jogos.
Em 2007 foi para o Fluminense e integrou o elenco que foi campeão da Copa do Brasil de 2007, após isso foi emprestado para o clube francês Loriente em 2007/08 onde foi pouco aproveitado, em seguida em 2008/09 foi emprestado para o Atlético Paranaense onde marcou 29 gols em 65 jogos ajudando o time a conquistar o Campeonato Paranaense(2009) sendo artilheiro da competição com 14 gols e o Challenger Brazil/USA (2009). Em 2010 foi emprestado para o Goiás onde marcou 29 gols em 56 jogos e conquistou a artilharia da Copa Sul-Americana com 8 gols. Após o período de empréstimo, Rafael Moura retornou ao Fluminense e ajudou o time a conquistar a Taça Guanabara (2012) e o Campeonato Carioca (2012), encerrando seu ciclo pelo tricolor carioca com 28 gols em 86 jogos.
Em 2012 foi para o Internacional, clube onde por vários motivos não conseguiu engrenar e ficou até 2015 fazendo 28 gols em 121 jogos, mesmo assim, integrou o elenco que conquistou três campeonatos gaúchos (2013, 2014 e 2015), a Taça Piratini (2013) e a Taça Farroupilha (2013). Em 2016 Rafael Moura acertou com o Atlético Mineiro, só que acabou sendo emprestado para o Figueirense por parte da negociação com a contratação do atacante Clayton que acabou sendo subutilizado por conta do Galo ter atacantes como Fred e Lucas Pratto em seu elenco. Teóricamente foi bom para Rafael Moura, que pode fazer uma boa temporada de 2016, estando presente em 29 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro e marcando 8 gols, além das participações no Campeonato Catarinense e Copa Sul-Americana onde teve destaque já comentado anteriormente.
Boas Apostas!