Depois de ficar um ano no exterior, o lateral-direito Rafael Galhardo voltará a jogar no Brasil em 2016. O Atlético Paranaense anunciou Rafael Galhardo na última segunda-feira (18) a contratação por empréstimo de um ano. O jogador foi revelado pelo Flamengo e atuou pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro de 2015, quando recebeu o prêmio  Bola de Prata da Revista Placar e dos canais ESPN, como melhor lateral-direito daquela competição. Galhardo foi campeão brasileiro de 2009 pelo Flamengo, e teve passagem pela seleção brasileira Sub-20, onde foi campeão Sul-Americano e Mundial em 2011. Na última temporada defendeu o clube belga Anderlecht que é seu atual detentor do seu passe. No último domingo (17) depois do empate com o Vitória, o presidente do clube paranaense, Luiz Sallim, já havia confirmado a contratação de Galhardo, que ficará em Curitiba até 30 de junho de 2017, mas só foi confirmado no início da semana, quando teve seu nome inscrito no BID (Boletim Informativo Diário) e foi apresentado oficialmente.

Galhardo Campeão Mundial pela seleção brasileira Sub-20 em 2011.

Galhardo Campeão Mundial pela seleção brasileira Sub-20 em 2011.

O atleta já foi apresentado oficialmente e deu uma entrevista ao site oficial do Atlético Paranaense, onde afirmou estar em busca de títulos. “Vamos lutar por títulos e para retornar à Copa Libertadores. Estou aqui com muita vontade e muito feliz para ajudar o clube. É um clube grande, com uma torcida maravilhosa. Sempre que vim jogar contra o Atlético tinha essa pressão. Com essa torcida a favor, será muito bom jogar. Espero fazer o meu melhor para ajudar a equipe”. Por ser um jogador versátil, Galhardo poderá brigar pela posição de lateral-direito com Léo, Bruno Pereirinha e Eduardo. Vale lembrar que o Corinthians e o Bahia estão interessados em Eduardo, mas que o destino do jogador ainda não foi definido. Galhardo também poderá disputar a vaga de lateral-esquerda com Sidcley e Nicolas, além da posição de meio-campista com Pablo e Vinícius.

Depois do empate com o Vitória no último domingo (17), o treinador do Furacão, Paulo Autuori, falou sobre a contratação de Galhardo e do atacante Lucas Fernandes, que foi anunciado junto com Galhardo, mas ainda não foi apresentado. “Em uma temporada, é normal a entrada e a saída de jogadores. O Galhardo é um jogador já conhecido, fez uma temporada excelente com o Grêmio antes de ir para a Bélgica, então um jogador com muita qualidade. O Lucas Fernandes é um jogador novo, que também tem características interessantes. Esta semana, irão entrar definitivamente para trabalhar com o grupo”.

Rafael Galhardo poderá fazer sua estreia na próxima quinta-feira (21), quando o Atlético enfrentará a Chapecoense pela terceira fase da Copa do Brasil, na Arena da Baixada às 21hrs. Enquanto o atacante Lucas Fernandes poderá disputar apenas o Campeonato Brasileiro, já que disputou a Copa do Brasil de 2016 pelo Avaí.

Recomeço em Curitiba

Rafael Galhardo atuando pelo Grêmio (Bola de Prata em 2015).

Rafael Galhardo atuando pelo Grêmio (Bola de Prata em 2015).

Agora com 24 anos, o lateral Rafael Galhardo chega a Curitiba com a esperança de voltar a brilhar no futebol brasileiro, assim como aconteceu em 2015, quando esteve no Grêmio. Ano passado, o jogador disputou 49 partidas e marcou dois gols, ajudando a equipe a conquistar a vaga na Libertadores, ficando na terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Porém, Galhardo acabou não ficando no clube gaúcho para disputar a Libertadores de 2016, já que como pertencia ao Santos e foi ao Grêmio por empréstimo, acabou sendo vendido por € 1 milhões (R$ 4,4 milhões na época) para o Anderlecht da Bélgica.

Logo que chegou no clube belga, Galhardo sofreu um pouco com os acontecimentos no país, como as explosões no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek, que mataram mais de 30 pessoas e fizeram o brasileiro cogitar a hipótese de voltar ao Brasil. “Fui treinar normalmente de manhã. Via muita polícia, muitas ambulâncias na rua, mas não sabia o que estava acontecendo. Quando cheguei no CT, o pessoal avisou, todo mundo muito preocupado com as coisas que estão acontecendo, com familiares e tudo”, comentou Galhardo na época dos acontecimentos. Devido à insegurança dentro do país e por causa de um desentendimento entre o técnico e a diretoria do Anderlecht, o lateral teve apenas uma oportunidade dentro de campo, atuando na partida contra o Sint-Truiden no dia 29 de janeiro que terminou com a vitória do Anderlecht por 2×1 pelo Campeonato Belga. Além de ter passado pelo futebol belga e pelo Grêmio, Galhardo também jogou pelo Bahia e pelo Flamengo.

Uma das características de Galhardo é a sua versatilidade, podendo jogador em várias posições, como pela esquerda, direita e pelo meio. O jogador também tem uma boa bola parada, que foi mostrada quando esteve no Grêmio em que era o cobrador oficial das faltas.

Rafael Galhardo espera fazer o mesmo trabalho do ano passado, quando ajudou o Grêmio a chegar na Libertadores do ano seguinte. Agora, o que se espera é um resultado parecido ou melhor pelo Atlético Paranaense.

Boas Apostas!