Rafa Benítez jogador do Parla. Temporada 1981/82.

Rafa Benítez jogador do Parla. Temporada 1981/82.

Rafael  Benítez Maudes tem atualmente 55 anos, nascido em 16 de abril de 1960, foi um meio-campista que atuou como jogador somente no futebol espanhol. Basicamente jogou a maioria de sua carreira no Real Madrid, onde atuou de 1974 à 1981, ao todo foram 247 partidas e fez 7 gols. Após isso, foi para o Parla, também da Espanha, onde atuou de 1981 à 1985, jogando 124 partidas e fazendo 8 gols. Seu último clube com jogador foi o Linares, também da Espanha, jogou de 1985 à 1986, fazendo 34 jogos pelo clube e marcando 7 gols. Em praticamente 11 anos de carreira como jogador de futebol, embora não tenha sido um jogador que fez muitos gols, pois era meio-campista, porém deve ter aprendido e muito sobre futebol, pois após a aposentadoria como jogador, Rafa Benítez inicia uma bela trajetória como treinador.

O treinador Rafa Benítez

Iniciando sua carreira como treinador do time B do Real Madrid já no mesmo ano em que se aposentou da carreira de jogador (1986), Rafa Benítez passou praticamente dez anos nesta condição de técnico de time B, estava se preparando e construindo uma boa base, para começar uma carreira impressionante e muito vitoriosa como treinador de equipes principais. Teve muita inspiração com o atual técnico da seleção da Espanha, Vicente Del Bosque, que treinou o Real Madrid de 1970 à 1984 em quatorze anos ininterruptos. Por diversas vezes Rafa Benítez acompanhou jogos no banco ao lado de Del Bosque, além da presença no dia a dia em diversas ocasiões, muito provavelmente aprendeu sábias lições sobre o futebol.

Rafa Benítez aprendendo com Vicente Del Bosque (Real Madrid).

Rafa Benítez aprendendo com Vicente Del Bosque (Real Madrid).

O treinador passou por Real Valldolid, Osasuna, Extremadura, Tenerife, Valencia (Todos da Espanha), depois foi para o Liverpool da Inglaterra, Internazionale da Itália, Chelsea da Inglaterra, Napoli da Itália, voltou para o Real Madrid, porém agora para treinar a equipe principal e atualmente é o novo treinador do Newcastle da Inglaterra.

O treinador Rafa Benítez conseguiu títulos importantes em sua carreira:

Valencia:

Campeonato Espanhol: 2001/02 e 2003/04

Copa da UEFA 2003/04

 

Liverpool:

Copa da Inglaterra: 2005/06

Supercopa da Inglaterra: 2006

Liga dos Campeões da UEFA: 2004/05

Supercopa Europeia: 2005

 

Internazionale:

Supercopa da Itália: 2010

Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2010

 

Chelsea:

Liga Europa da UEFA: 2012/13

Vice-campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2012 (Perdeu a final para o Corinthians).

 

Napoli:

Copa da Itália: 2013/14

Supercopa da Itália: 2014

Rafa Benítez, novo técnico do Newcastle

Rafa Benítez mostrando a camisa do Newcastle, o Clube que treinará.

Rafa Benítez mostrando a camisa do Newcastle, o Clube que treinará.

O último clube que o treinador comandou foi o Real Madrid, de onde foi demitido após alguns resultados negativos. Rafa Benítez perdeu o cargo de treinador do Real Madrid em janeiro e foi substituído pelo ex-jogador Zidane. Agora Benítez foi anunciado pelo time inglês Newcastle, que vive um momento delicado no campeonato inglês. O Newcastle está amargurando a vice lanterna da competição. O time inglês está tendo uma atuação muito ruim, até agora em 28 jogos, foram 6 vitórias, 6 empates e 16 derrotas. Seu setor ofensivo não tem funcionado bem, só tem mais gols que o lanterna Aston Villa. A sua defesa é a terceira mais vazada do campeonato. Não foi a toa que o ex-técnico do Newcastle, Steve McClaren foi demitido. O último jogo de McClaren à frente do Newcastle foi a derrota por 3 a 1 para o Bournemouth, em casa, jogo da vigésima nona rodada do campeonato inglês.

Em virtude da atual situação do Newcastle, a mudança era extremamente necessária. É o que comentou o diretor administrativo do Newcastle, Lee Charnley: “Nós sentimos que uma mudança é agora necessária, a fim de dar ao clube a melhor chance possível em relação ao seu futuro no Campeonato Inglês”. Rafa Benítez terá a difícil tarefa de livrar o time da degola. Com um contrato de 3 temporadas, a missão inicial será manter o time na primeira divisão para a próxima temporada. Uma evidente vantagem do técnico é já ter passado pelo campeonato inglês em 2004/10 pelo Liverpool, time que mais atuou como treinador (350 jogos) e em 2012/13 pelo Chelsea. “Posso confirmar que tenho um compromisso com um clube lendário, cujo objetivo é garantir a manutenção na Premier League. Vai ser um desafio não só para mim, mas também para o staff, jogadores e adeptos”… “Vai ser um desafio, não só para mim e para a minha equipa técnica, mas para os jogadores, o clube e os adeptos.Todos nós temos de puxar no mesmo sentido, com o mesmo objetivo na mente. Por isso é que peço a toda a gente no clube o apoio, para poder cumprir com sucesso a minha tarefa no Newcastle”, disse Rafa Benítez.

Embora todo um clima de positivismo tenha tomado conta dos torcedores e dos profissionais do clube e jogadores, Benítez e o Newcastle terão uma pedreira pela frente,  justamente o líder Leicester, fora de casa, na segunda-feira 14 de março, jogo válido pela trigésima rodada do campeonato inglês. Talvez seja até bom, pois Benítez não tem obrigação nenhuma de vencer o líder do campeonato, ainda mais jogando fora de casa, mas um resultado positivo ou até mesmo um empate, pode trazer muita moral para o time e para o novo técnico.

Boas Apostas!