O Flamengo, que na última temporada terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação e conseguiu uma vaga na Copa Libertadores de 2017, anunciou na última segunda-feira (26) a renovação de contrato do volante Márcio Araújo.

Márcio Araújo em entrevista pelo Flamengo.

Márcio Araújo em entrevista pelo Flamengo.

O anúncio foi dado na última segunda-feira através de veículos da imprensa brasileira, onde foi confirmado que Márcio Araújo estendeu seu contrato por mais um ano com o Flamengo, sendo que seu novo contrato pode ser prorrogado por mais um ano. A renovação já estava quase certa, porém, a assinatura do novo contrato acabou sendo adiada devido às mudanças no calendário e algumas dúvidas quanto à extensão do novo compromisso. A permanência do jogador sempre interessou a diretoria flamenguista, mesmo Márcio sendo um dos jogadores mais questionados pela torcida do Flamengo, a qual inclusive chegou a fazer campanhas contra a renovação do volante. Porém, o próprio presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, defendeu a permanência do jogador, afirmando que pensa no melhor para o clube. “Respeitamos a manifestação de qualquer rubro-negro, mas a nossa obrigação é a de fazer o melhor pelo clube. E o melhor para o Flamengo é seguir as orientações técnicas. A nossa comissão, por unanimidade, conduz uma avaliação excelente do Márcio Araújo. A decisão pela renovação já estava tomada”.

Na última edição do Campeonato Brasileiro, o volante Márcio Araújo foi o segundo maior roubador de bola, com 82 roubadas durante as 35 partidas que participou pelo Flamengo na competição nacional, atrás apenas de Willian Arão, também do Flamengo, que conseguiu 86 roubas de bola em 36 partidas.

Carreira do volante

Volante jogando pelo Palmeiras.

Volante jogando pelo Palmeiras.

O volante Márcio Rodrigues Araújo, mais conhecido como Márcio Araújo, iniciou sua carreira no futebol atuando nas categorias de base do Mogi Mirim, entre 2001 e 2002. Como profissional, começou no Corinthians Alagoano em 2003, onde permaneceu por pouco tempo, sendo contratado no mesmo ano pelo Atlético Mineiro. Na equipe mineira, ficou até o fim de 2004, sendo emprestado no ano seguinte para o Guarani, de Campinas, que acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com a queda da equipe, o volante voltou para o Atlético Mineiro, sendo um dos destaques do Galo na campanha de volta à elite do futebol brasileiro em 2006. No ano seguinte, o jogador foi emprestado ao Kashiwa Reysol, do Japão, onde ficou por um ano, sem conquistar títulos. Em 2008, voltou para o Atlético Mineiro, onde novamente conseguiu boas atuações e destaque. Pela equipe mineira, disputou 107 partidas, marcando 10 gols e dando 5 assistências, além de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro de 2006 e o Campeonato Mineiro de 2007.

No fim de 2009, Márcio Araújo foi contratado pelo Palmeiras por quatro anos. A equipe paulista pagou a multa rescisória da Tombense, clube do interior de Minas Gerais que tinha 50% dos direitos econômicos do volante, os quais foram comprados por R$ 2 milhões pelo Palmeiras, enquanto os 50% restantes permaneceram com o jogador. Pelo Palmeiras, o volante conquistou o Troféu Gustavo Lacerda Belltrame de 2010, o AEGON AJAX Internacional Challenge de 20012, a Copa do Brasil de 2012 e a Série B do Campeonato Brasileiro de 2013, além de ter disputado 252 partidas, marcando 7 gols e dado 4 assistências. Em 2014, Márcio Araújo chegou ao Flamengo, onde logo no primeiro ano conquistou títulos, sendo campeão do Campeonato Carioca, Taça Guanabara, Torneio Super Clássicos e Taça Radio Globo 70 Anos, todos em 2014. Em dois anos, o jogador disputou 146 partidas, marcando 22 gols e dando 15 assistências.

Contratação de peruano

Imagem divulgada pelo Flamengo sobre a contratação de Trauco.

Imagem divulgada pelo Flamengo sobre a contratação de Trauco.

Antes de anunciar a renovação de contrato do volante Márcio Araújo, o Flamengo havia anunciado a contratação do seu primeiro reforço para a temporada de 2017, o peruano Miguel Trauco, que estava no Universitario, do Peru. O anuncio oficial foi dado no último dia 14 de dezembro, quando Flamengo publicou uma matéria em seu site oficial, anunciando que o lateral-esquerdo assinou um contrato de três anos com que a equipe carioca. O jogador já tem um pré-contrato assinado, mas em janeiro do próximo ano deverá chegar ao Rio de Janeiro, quando fará exames médicos e assinará seu contrato, se apresentando no dia 11 junto com todo o elenco rubro-negro para se preparar para 2017.

Em entrevista ao site oficial do Flamengo, o jogador, que recentemente foi eleito o melhor do Campeonato Peruano, foi só elogios para seu novo clube. “Estou muito feliz, posso dizer que é a realização de um sonho. Um clube grande, com uma torcida fantástica e um time muito competitivo. Não vejo a hora de chegar e poder vestir esta camisa, conhecer este novo CT também. É um grande passo na minha vida, e o maior desafio até agora. Podem esperar o melhor de mim. Em janeiro estou chegando”.

Boas Apostas!