Técnico Claudio Ranieri e os jogadores Danny Simpson, Nathan Dyer, Mark Schwarzer e Marc Albrighton comendo pizza após um jogo.
Para um time que na temporada passada quase foi rebaixado, a atual liderança da Premier League é uma surpresa e tanto para qualquer um que acompanhe o futebol inglês. Com certeza, poucos acreditavam que o time de uma cidade de apenas 300 mil habitantes e com baixo poder financeiro chegaria a estar na liderança da principal divisão do futebol inglês, conseguindo chegar na vigésima quinta rodada, com 53 pontos, na frente de times como Arsenal, Manchester City, Manchester United, Liverpool e Chelsea. Com exceção de um torcedor que apostou £ 5 (R$ 29,40) que o Leicester estaria na liderança da Premier League no Natal. Tal fato aconteceu e o torcedor sortudo transformou suas £ 5 em £ 5 mil, numa cota de 1000/1.
Muito desse bom aproveitamento deve-se ao treinador Claudio Ranieri, o responsável pela liderança da “Raposa”. Ranieri chegou ao clube no inicio da temporada e deu uma motivação para o Leicester jogar seu máximo em todas as partidas, “a pizza que todos receberiam no final da partida”. Ranieri é um técnico italiano, que tem passagem por grandes clubes italianos, como Juventus, Inter de Milão e Napoli. Como resultado, adotou uma forma diferente e totalmente italiana de premiar os jogadores por seus bons desempenhos. Se o time atinge certo objetivo, o treinador paga pizza para todo mundo, dizendo que faz bem para os músculos. “Eu pago. Eles merecem essas pizzas. É bom para estarmos juntos e espero que eles aproveitem. Se podem beber? Podem beber água” afirmou o técnico Ranieri ao jornal “Daily Mail”.
Destaque do Leicester é o ataque
Riyad Mahrez e Jamie Vardy comemorando gol.
O destaque do Leicester é seu setor ofensivo, que conta com os dois atacantes Riyad Mahrez e , Jamie Vardy em ótima fase. O inglês Vardy é o artilheiro do campeonato, com 18 gols marcados e o argelino Mahrez também aparece na artilharia, mas em 6º colocado com 14 gols. O ex operário Jamie Vardy, de 29 anos, chegou ao Leicester em 2012, e liderou a campanha que resultou no título da segunda divisão na temporada de 2013/2014. Conseguiu atingir o auge da sua carreira nesta temporada e finalmente jogando na elite do futebol inglês. Chegou até a ser convocado para a seleção inglesa, pelo treinador Roy Hodgson. O técnico Ranieri disse: “Jamie está muito focado conosco. Ele gosta do que está fazendo pelo Leicester e pela seleção nacional. Não acho que sua mente mudaria por qualquer interesse de uma grande equipe. Ele é muito feliz aqui.”
Vardy superou o holandês Van Nistelrooy, que quando jogava pelo Manchester United, chegou a marcar gols em 10 jogos consecutivos. Já o inglês, marcou em 11 jogos consecutivos com a camisa do Leicester e se tornou um ídolo para a torcida do clube, tendo até mesmo uma batata vendida no estádio para a torcida do Leicester com seu nome.
E não podemos deixar de fora o argelino Riyad Mahrez, em 24 jogos foi o responsável por 14 gols do time, além de 10 assistências. Pode-se dizer que Mahrez é o responsável por grandes lances de dribles e pelo toque de magia do time. Nascido na França e naturalizado argelino começou sua carreira em campeonatos amadores de Paris e por clubes regionais da França. Ele chegou ao Leicester em 2014, mas seus amigos e familiares não acreditavam que poderia ter uma carreira de sucesso na Inglaterra, pois era muito magro. Chegando ao Leicester, participou do time que voltou para a elite do futebol inglês depois de 10 anos e também do time que fugiu do rebaixamento na temporada passada.
Nesta temporada, recebeu o prêmio de jogador Premier League do mês, em novembro de 2015 e foi o primeiro argelino a marcar 3 gols (hat-trick) em uma mesma partida da Premier League. Em janeiro de 2016, o valor de sua transferência aumentou de 4,5 milhões de libras para 30,1 milhões, estando entre os 50 jogadores mais caros da Europa. Tudo isso deve-se ao seu bom desempenho individual e coletivo com o time do Leicester.
História do atual líder da temporada
John Sjoberg do Leicester City cabeceando a bola durante a quarta-de-final da FA Cup (1962-63) contra o Norwich City.
O clube foi fundado em 1884, na cidade de Leicester, com o nome de Leicester Fosse por um grupo de ex-alunos da Escola Wyggeston. Em 1891 entrou para a Midland League e depois entrou para a Segunda Divisão da Liga de Futebol. Em 1907-08 ficou em segundo lugar da segunda divisão, se classificando para a principal divisão inglesa, porém, ficou apenas uma temporada e logo foi rebaixado. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, o clube acabou por causa de dificuldades financeiras, para depois retornar com o nome de Leicester City. O clube foi campeão em 1954 da Segunda Divisão, ajudado por Arthur Rowley, um dos principais atacantes do clube, que em 1957 marcou 44 gols em uma única temporada, um recorde, quando estavam na primeira divisão onde permaneceram até 1969. Depois de muitos anos em que foi e voltou para a primeira divisão da Inglaterra, o Leicester conseguiu seu sétimo título da Championship (segunda divisão) na temporada 2013-14, com incríveis 102 pontos.
Na temporada de 2014-15, o time fez algumas contratações para atuar pela Premier League, como Leonardo Ulloa e Andrej Kramaric. Um jogo de grande destaque nesta temporada foi contra o Manchester United, em que os red devils venciam por 1×3, mas com gols de Leonardo Ulloa, Nugent, Vardy e Cambiasso, o Leicester virou para 5×3. Ao longo da temporada, o clube esteve entre os últimos, quase sendo rebaixado, quando na penúltima rodada com uma combinação de resultados e seu empate com o Sunderland, permaneceu na Premier League.
Para a atual temporada, o clube fez diversas contratações, como a chegada de Claudio Ranieri. Além do austríaco Christian Fuchs, do Schalke 04, o japonês Shinji Okazaki, do Mainz 05 e o francês N’Golo Kanté, do Caen. E depois de ter assumido a liderança da Premier League, chamaram mais alguns reforços na janela de transferência de janeiro, como o inglês Demarai Gray e o ganês Daniel Amartey.
Estatísticas do líder Leicester
As raposas terminaram a temporada passada na décima quarta posição, seis pontos a frente do Hull City, primeiro na zona de rebaixamento. Em trinta e oito rodadas, foram onze vitórias, oito empates e dezenove derrotas, números bem diferentes dos de agora. Nesta temporada o time conquistou em vinte e cinco rodadas, quinze vitórias, mais do que em toda a temporada passada, oito empates e apenas duas derrotas, com um aproveitamento de 70%.
O trabalho do Leicester na Barclays Premier League tem sido muito bom, mantendo uma invencibilidade de sete jogos, sendo quatro vitórias e três empates. Em jogos em casa, foram sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O time está a 8 rodadas sem perder jogando em seu próprio estádio. Seu desempenho como visitante é muito parecido com o de mandante, foram oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Como já foi dito, o destaque do Leicester é o ataque, junto ao Manchester United, tem os melhores ataques da Premier League, com quarenta e sete gols marcados. O segundo melhor ataque é do Everton, que está na oitava posição e marcou quarenta e seis gols, seguido pelo Tottenham, vice-lider, que marcou quarenta e cinco gols até agora.
Boas Apostas!