O Corinthians, atual campeão brasileiro, fez uma excelente competição, conquistando belos números e de forma incontestável levantou a taça do principal título do futebol nacional. Agora em 2016, vê um possível desmanche pela frente.
No brasileirão de 2015 foram 38 jogos com 24 vitórias, 9 empates e apenas 5 derrotas. Com os 81 pontos, o time atingiu a melhor pontuação dos pontos corridos desde 2006. Teve o segundo e terceiro artilheiros da competição, 2º Vagner Love (14 gols) e 3º Jadson (13 gols). O seu ponto forte foi sem dúvida o mando de campo, em 19 jogos em seus domínios, foram 16 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. Outro quesito importante para esta conquista foi a sólida defesa, foram apenas 31 gols sofridos nas 38 rodadas disputadas. São grandes números conquistados por esta grande equipe, comandada pelo técnico Tite.
Agora em 2016 a imprensa já tem noticiado alguns desfalques certos na equipe, como Edu Dracena (zagueiro), Jadson (Meia) e Renato Augusto(Meia). Especulações dizem que Ralf (Meia) deve seguir Renato Augusto e ir para a China. Já Cássio (Goleiro) tem sido sondado pelo futebol turco. Além disto, há boatos que Elias também vem sendo sondado pelos chineses. Uma notícia animadora para os torcedores do Corinthians, são os valores que o clube embolsará com todas as negociações, pois assim o timão terá dinheiro em caixa para substituir as peças negociadas.
O zagueiro Edu Dracena já havia sido procurado pelo Mônaco (FRA), mas as conversas não tiveram sequência. Com um vinculo de contrato no Corinthians, até dezembro de 2016, o zagueiro pediu a diretoria uma rescisão de contrato, deixando o caminho livre para assinar com o rival Palmeiras por duas temporadas. Nesta negociação o Corinthians não teve lucro.
Saída do meia Jadson
Agora quem se vai é Renato Augusto
O crescimento do futebol Chinês
Enquanto Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha eram mercados que sempre foram os vilões que desfalcavam nossos times nos últimos anos, agora a China vem com tudo e mostra força nas negociações, pois é uma potência econômica e tem grandes planos e interesse no mercado da bola. Com moeda valorizada e economia forte os times decidiram investir. Um grande exemplo foi Paulinho (ex-Corinthians) que trocou o Tottenham pelo Guanguizhou Evergrande da China, time de Robinho, onde foi campeão chinês da segunda divisão em 2015 e chegou a disputar o mundial.
No ano passado o Brasil foi o país que mais exportou jogadores para a China, foram 20 jogadores, Diego Tardelli que joga no Shandong Luneng foi um deles. Com a crise econômica brasileira, a queda do real, houve uma colaboração muito grande para este mercado ganhar força, pois o Yuan (moeda chinesa) basicamente comparável ao Dólar, teve seu valor duplicado em relação ao Real nos últimos anos, isso colaborou bastante para a China invadir o Brasil e ter mais poder de compra de grandes jogadores, ou seja, podemos esperar que isto continue a acontecer regularmente e com ainda mais força deste ano em diante.
Boas Apostas!