Há 35 anos, mais exatamente em 1981, o Flamengo conquistava o título de campeão mundial de clubes. A data escolhida para inauguração do novo Centro de Treinamento do Flamengo foi a terça-feira 13 de dezembro, data que comemora a conquista mudial. O clube preparou uma festa para homenagear a grande conquista, o Flamengo abriu as portas do novo CT George Helal, mais conhecido como Ninho do Urubu. A festa contou com vários ex-jogadores do clube e marca uma nova etapa do rubro negro carioca que tem a maior torcida do Brasil. . Entre os presentes, George Helal, presidente que comprou o terreno em 1983 e os ex-jogadores campeões mundiais com o Flamengo em 1981.

Inauguração do CT

Estrutura do Centro de Treinamento do Flamengo.

Estrutura do CT do Flamengo.

A nova estrutura do Centro de Treinamento do Flamengo teve como data de inauguração a terça-feira (13), data do título mundial de 1981 conquistado pelo Rubro-Negro completa 35 anos. O clube abriu as portas do novo CT George Helal, mais conhecido como Ninho do Urubu. O Centro de Treinamento é localizado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um detalhe chamou bastante a atenção logo na entrada, um urubu gigante, acompanhada da bandeira do Flamengo e da estátua de George Helal, ex-presidente do Flamengo que comprou o terreno em 1984 com o dinheiro da venda de Zico em 1983 para o Udinese da Itália por 4 milhões de dólares (300 milhões de Cruzeiros), o maior valor pago por um jogador até então no país.

Com design moderno, aparelhos de última geração e todo suporte para jogadores, imprensa, comissão técnica e departamento médico, o novo centro de treinamento é dividido em dois prédios, comportando vestiários, salas de musculação, departamento médico, fisiologia, nutrição, recepção, jogos, reunião, imprensa e gerência, auditório, biblioteca, refeitório, cozinha, áreas de serviço e lazer com um parque aquático. Os prédios ainda comportam 24 suítes para o elenco profissional, além disso também foram inaugurados dois campos com grama do Maracanã e um campo de society.

Este novo Centro de Treinamento representa um passo imenso no avanço da equipe da Gávea no que diz respeito à estrutura. O investimento do Flamengo na estrutura foi de 15 milhões de reais e demorou mais de três décadas para se concretizar. Em 2017, a pré-temporada do clube já vai ser no novo Centro de Treinamento. Um dos grandes responsáveis pelo andamento das obras e do projeto foi o vice-presidente de patrimônio Alexandre Wrobel, que mostrou satisfação em ver o sonho realizado. Sem dúvidas nenhuma, um grande avanço do clube de maior torcida do Brasil.

Mundial de 1981

Zico, Andrade, Leandro e Júnior com a taça de campeão.

Zico, Andrade, Leandro e Júnior com a taça de campeão.

O Clube de Regatas do Flamengo conquistou um título importantíssimo em 13 de dezembro de 1981, o título de campeão mundial de clubes. Naquela ocasião o time do Flamengo enfrentou a equipe inglesa do Liverpool, o qual tinha sido campeão da Liga dos Campeões daquele ano . No estádio Nacional de Tóquio, com cerca de 62 mil torcedores presentes para o espetáculo, o Flamengo abriu o placar com gol de Nunes aos 13 minutos de jogo, Adílio marcaria o segundo gol do jogo aos 34 minutos e aos 41 minutos Nunes marcaria o terceiro do rubro negro. O Flamengo precisou somente de 41 minutos para impor uma vitória convincente de 3×0 no placar e mostrar toda sua superioridade, determinando assim o título da Copa Toyota daquele ano.

O Flamengo já vinha dominando o cenário nacional daquela época, já tinha acumulado cinco títulos estaduais no final da década de 70 e ao ser campeão brasileiro de 1980 derrotando o Atlético Mineiro, o Flamengo assegurou a vaga na Copa Libertadores de 1981, torneio qual foi campeão sobre o Cobreloa do Chile. Antes da decisão do Mundial, o Flamengo ainda conquistou o Campeonato Carioca após uma desgastante disputa de três jogos contra o Vasco da Gama.

O time comandado por Paulo Cesar Carpegiani tinha como elenco principal o goleiro  Raul Plassmann, Leandro, Marinho, Moser e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Sem dúvidas todos os jogadores eram excelentes, formavam uma excelente equipe, porém Zico era o grande astro e ele teve grande atuação na final do mundial de 1981, embora não tenha feito nenhum gol, participou dos três, com duas assistências para Nunes e uma cobrança de falta que o goleiro rebateu e ocasionou o gol de Adílio. Ao final, Zico ainda ganhou um carro como prêmio de melhor jogador da final.