Carne de porco.

Carne de porco.

A morte do ex-jogador do Sport no dia 01 de março assustou a todos, ainda mais depois de sabermos o motivo de sua morte, a ingestão de carne de porco contaminada que causa neurocisticercose. Deu entrada no hospital no fim de janeiro com quadro de epilepsia, após exames foi confirmada a infeção por neurocisticercose. Após um mês internado lutando pela vida, Leonardo faleceu por insuficiência múltipla de órgãos. O ex-jogador iniciou sua carreira no clube de futebel SE Picos onde foi campeão piauiense de 1991 e que foi o primeiro título estadual do clube. De 1992 à 1995  e 1997 à 2001 atuou pelo Sport Club do Recife, clube onde mais se destacou, marcou 136 gols em 367 partidas, sendo o terceiro maior artilheiro do clube. Leonardo só ficou atrás de Traçaia e Djalma, artilheiros das décadas de 50 e 60. Um dos principais feitos de Leonardo foi na Copa João Havelange em 2000, no jogo Atlético-MG x Sport, partida qual o Sport venceu por 0x6 com cinco gols de Leonardo.

Link: Os cinco gols de Leonardo no 6×0 sobre o Atlético-MG em 2000

https://www.youtube.com/watch?v=ubPHgZsUWAk

Leonardo foi o artilheiro do Campeonato Pernambucano de 1997, com 14 gols, e em 1999 com 24 gols. Em 2000, dividiu a artilharia com Taílson marcando 13 gols.  O ex-jogador conquistou os  campeonatos pernambucanos de 92, 94, 96, 97, 98, 99 e 2000. Leonardo ainda foi 2 vezes campeão da Copa do Nordeste, em 1994 e 2000. Em 1995, chegou a jogar pelo Vasco da Gama. Além disto, jogou também pelo Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Vitória, América Mineiro entre outros times. Aposentou-se em 2012, jogando pelo Afogadense. Seu último trabalho foi como auxiliar-técnico das categorias de base do Sport. Leonardo era responsável por lapidar garotos que tinham o sonho de se tornarem atacantes. Ele ficava atento a todos os quesitos da gurizada, finalizações, posicionamento, etc.  Um dos destaques revelados por Leonardo é o jovem Wallace que hoje joga no Sub-20 do Sport.

A infecção (Neurocisticercose)

Ciclo da neurocisticercose

Ciclo da neurocisticercose

A neurocisticercose é uma infecção causada pela forma cística da Tênia do porco, a Taenia solium, que ataca o sistema nervoso central (SNC). A larva ou ovos da mesma, pode também ser encontrada em frutas, verduras e legumes mal lavados. No caso da carne infectada do porco, o processo é causado principalmente por falta de higiene e de saneamento básico, ocorridos principalmente em regiões de países sub desenvolvidos. A contaminação da carne do porco ocorre, após um ser humano ser infectado ou ingerir a larva ou ovos, sendo assim hospedeiro da Taenia solium. Após esta pessoa defecar, o porco teria que se alimentar das fezes desta pessoa e assim se contaminar também. Portanto trata-se de falta de higiene e saneamento básico na criação de porcos. Nos países desenvolvidos onde há controle na criação de porcos e um alto índice de higiene e saneamento básico, os níveis de infecção da doença são muito baixos.

Último adeus

Velório do jogador Leonardo na Ilha do Retiro, sede do Sport.

Velório do jogador Leonardo na Ilha do Retiro, sede do Sport.

Nesta quarta-feira (2) foi o dia do último adeus a familiares, amigos e admiradores do ex-jogador Leonardo. Por pedido da família, sepultamento vai ocorrer em Picos, no Piauí, cidade em que nasceu, o velório ocorreu na Ilha do Retiro até o começo da tarde. A despedida comoveu até as torcidas do rivais Náutico e Santa Cruz rivais do Sport. Entre os presentes estavam os ex-jogadores e amigos, , Zé do Carmo ex-volante do Santa Cruz, e Kuki  ex-atacante do Náutico. Eles atuaram contra Leonardo nos clássicos pernambucanos.

Zé do Carmo comentou: “Nós eramos rivais e nunca inimigos. Dentro de campo eu queria o melhor para o meu time. Ele era um cara muito habilidoso dentro de campo e complicava muito as defesas adversárias. Fica a admiração que tinha pelo jogador habilidoso que era e pelo trabalho que o Leonardo estava realizando no sub-15 do Sport, onde estava trazendo novos valores para o clube e passando dicas aos jovens”

Kuki, o ex-jogador e atual auxiliar técnico do Náutico,, confessou: “Sempre deixei claro que ele (Leonardo) e o Nildo eram as minhas referências no Recife mesmo quando eu nem sonhava em jogar pelo Náutico. A rivalidade era só dentro do campo. Cada um defendendo as cores do seu clube com muita admiração um pelo outro”

Fica também nossa homenagem para este craque do futebol brasileiro, grande jogador do Sport e que vinha fazendo um belo trabalho com os meninos, futuros jogadores. Que a família, amigos e conhecidos estejam confortados. Leonardo cumpriu sua missão com excelência, esteja em paz!

Link: Confira a última entrevista concedida pelo jogador:

https://www.youtube.com/watch?v=yGvwBpCdPGM

Boas Apostas!