Escudo usado pelo Rei Ricardo I no século XII. Uma identidade nacional para os ingleses até os dias de hoje.

Escudo usado pelo Rei Ricardo I no século XII. Uma identidade nacional para os ingleses até os dias de hoje.

Ao que se refere a palavra que descreve o estudo dos escudos e brasões, ou seja a ciência que estuda os escudos em geral, chama-se Heráldica. Portanto quem gosta do assunto e se considera um estudioso de brasões e escudos, sejam eles de times de futebol ou não, pode se considerar um heraldista. Curiosidades a parte, no mundo do futebol, podemos dizer que qualquer time, seja ele qual for, provavelmente ele terá um escudo, uma forma visual de identidade. Pensando nisto, pretendemos futuramente trazer mais informações sobre alguns outros escudos de times famosos.

Muita coisa se esconde por detrás de um escudo de futebol, cores, traços e imagens, podem dizer muito sobre a fundação do clube, sua história, sobre a cidade e até mesmo sobre o país de origem. Outro ponto importante é a readequação do escudo em questão da estética, modernidade e design, que precisam ser alterados de tempos em tempos. Pretendemos abordar com este texto, algumas destas situações em alguns escudos de importantes times do cenário do futebol inglês.

Arsenal F.C.

Alterações no escudo do Arsenal, mais de um século de história.

Alterações no escudo do Arsenal, mais de um século de história.

O Arsenal F.C., time histórico da Inglaterra criado em 1886, seu primeiro nome era Dial Square FC Woolwich. O time foi fundado por trabalhadores da Royal Arsenal,  depois de algumas alterações de nome do clube, em 1914,  passou-se a se chamar Arsenal F.C. em definitivo. O time de Londres dispensa apresentações, conquistou inúmeros títulos, ao todo mais de quarenta títulos nacionais e internacionais.

O canhão, presente no interior do escudo desde 1888,  está lá desde os tempos de Royal Arsenal, mas que naquela época eram três e apontados pra cima, é uma alusão a fábrica de arsenais de guerra do mesmo nome, dona do time.  Em questão das cores, o vermelho e branco, vem do tempo em que o time ainda se chamava Dial Square, quando recebeu uma doação de camisa de um clubeque disputa a segunda divisão inglesa chamado Nottigham Forest, que veste o mesmo uniforme. Com certeza, muitos não haviam nem notado que existe um canhão ali dentro do escudo do Arsenal F.C.

Liverpool

Escudo do Liverpool com cinco detalhes importantes.

Escudo do Liverpool com cinco detalhes importantes.

O Liverpool é com certeza um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra e também um dos maiores campeões do país. Entre seus principais títulos estão, 5 da Liga dos Campeões, 3 da Copa da UEFA, 18 do Campeonato Inglês, 7 da Copa da Inglaterra, 8 da Copas da Liga e 15 títulos da Supercopa da Inglaterra.

Desta vez, não vamos analisar a evolução do escudo, mas sim decifrar todos os pontos interessantes, acredite, cada um deles tem um significado bem especial. Vamos a eles:

Número 1: Abaixo do escudo temos o ano de fundação do clube, a data mostra o quão antigo é o clube, 1892.

Número 2: Temos na parte superior do escudo a frase: “You’ll Never Walk Alone” (tradução: Você nunca andará sozinho) é uma música composta para o musical Carousel em 1945. Música regravada por muitos cantores famosos como: Frank Sinatra, Elvis Presley. A torcida do Liverpool começou a cantá-la nos estádios nos idos de 1960 e é cantada até os dias de hoje.

Portão “Shankly Gates” do Estádio Anfield do Arsenal.

Portão “Shankly Gates” do Estádio Anfield do Arsenal.

Número 3: Esta parte do escudo representa a parte de cima de um portão, em homenagem a um dos técnicos mais vitoriosos que atuou de 1959 à 1974, o nome dele era Bill Shankly, o qual obteve várias conquistas para o Liverpool como: vários títulos nacionais , uma Copa UEFA, semi-finalista da Champions League entre outros.  O técnico é tratado como um mito, era mestre em frases de efeito, tinha um desempenho espetacular dentro de casa. A cultura inglesa é cheia de gratidão e reconhecimento, e então resolveram homenageá-lo fazendo um portão no próprio estádio e dando um nome para ele: “Shankly Gates.” (tradução: Os portões de Shankly). Mas porque um portão? Simples, foi uma ideia de perpetuar no clube a mística de ser um vencedor dentro de Anfield, estádio do Liverpool.

Número 4: Uma imagem de um pássaro, o “Liver Bird”  que é o símbolo da cidade de Liverpool. A simbologia deste pássaro está arraigada na cultura da cidade desde a época medieval. O primeiro uso conhecido de um pássaro para representar o então cidade de Liverpool foi em seu selo corporativo, datando dos 1350s.

Número 5: As piras com as chamas acesas dos dois lados do escudo tem um significado muito especial, trata-se de uma homenagem para vítimas de um desastre ocorrido durante uma  final da FA Cup de 1989 dentro do estádio. Quase 100 torcedores do Liverpool morreram esmagados pela multidão naquele dia. O clube homenageia no escudo do time, com as piras acesas em memória daqueles torcedores.

Manchester City

Portão “Shankly Gates” do Estádio Anfield do Arsenal.

Escudos do Manchester City ao decorrer das décadas e o suposto novo escudo.

Segundo especulações da imprensa, publicando vários rumores ocorridos no segundo semestre de 2015, com um suposto vazamento na internet, do novo escudo do clube Manchester City. Sites divulgaram que o clube estaria para mudar seu escudo em 2016, inclusive o site ESPN chegou a divulgar no dia 26 de dezembro de 2015, quando o Campeonato Inglês tem a tradicional rodada do “Boxing Day”: “o Manchester City apresentará seu novo escudo oficial. Porém, uma imagem do suposto emblema vazou nesta quinta-feira na internet e tudo leva a crer que a surpresa foi para o buraco”.

Analisando o escudo atual do clube, podemos decifrar alguns detalhes. No final do século XIX foi construído um canal de navegação fluvial dentro da cidade de Manchester para melhorar o escoamento dos produtos produzidos ali. Uma grande obra de escavação e desviaram a rota das águas criando o canal conhecido como Manchester Ship Canal. A rosa vermelha é um símbolo da Inglaterra. A águia, trata-se de como um símbolo heráldico antigo da cidade, ela é dourada por causa da indústria de aviação em expansão na cidade de Manchester. A faixa abaixo do escudo tem o dizer: “”Superbia in Praelia” (tradução: Orgulho na batalha). Outro detalhe interessante é que no escudo atual do clube, o que tem a águia, possui 3 estrelas acima do escudo, o clube nunca explicou do que se tratavam, dizendo ser apenas uma “questão de estilo”, ou seja, são apenas decorativas.

Suposto novo escudo do clube.

Suposto novo escudo do clube.

O suposto novo escudo do clube é baseado no escudo usado pelo do Manchester City entre 1972 e 1997, voltando a ter um círculo e deixaria de lado a águia. Consultado sobre o símbolo pela imprensa inglesa , o porta-voz do clube se recusou a comentar a veracidade.  . O azul –celeste está presente no escudo, inspirado no brasão da cidade de Manchester Ship, barco que simboliza o Manchester Ship Canal. Temos também as três linhas brancas em diagonal, referentes aos principais rios da cidade (irwell, Medlock-Irk e Mersey).

Aos heráldicos de plantão, deixamos um dica, o livro “Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo” da editora Panda Books, dos jornalistas Luiz Fernando Bindi e José Renato Santiago Jr. O livro conta mais de 400 histórias envolvendo escudos do futebol no mundo todo.

Boas Apostas!