O Palmeiras, que no início de dezembro consagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro e tornou-se a equipe com mais títulos nacional do Brasil, finalmente anunciou oficialmente o seu novo treinador, Eduardo Baptista, que comandará a equipe no próximo ano. O anúncio foi feito depois de várias semanas em que a imprensa brasileira já havia anunciado que o treinador, que estava na Ponte Preta em 2016, seria o técnico do Palmeiras em 2017, assumindo o lugar de Cuca, que decidiu não renovar contrato com o clube paulista para cuidar de questões pessoais.
Em seu site oficial, o atual campeão brasileiro anunciou que Eduardo Baptista assinou na última terça-feira (16) um contrato com validade de um ano. “Campeão brasileiro, o Palmeiras tem um novo treinador para a temporada 2017. Trata-se de Eduardo Baptista, que estava na Ponte Preta. O técnico assinou até o fim do próximo ano e tem como meta dar continuidade ao trabalho de Cuca, que saiu para resolver questões pessoais”, anunciou o Palmeiras em seu site oficial. Em entrevista ao site, o próprio treinador se mostrou feliz com a negociação, exaltando seu novo clube pelo título nacional deste ano. “Estou muito feliz de chegar a um clube do tamanho e da grandeza do Palmeiras. É um time que está vivendo um grande momento, é o atual campeão brasileiro. Além disso, vou substituir um treinador que fez um trabalho brilhante. A expectativa é trabalhar muito para dar continuidade a tudo isso que foi feito, a essa busca por títulos”.
Agora que assumiu o Palmeiras, o treinador Eduardo Baptista lidará com a pressão de estar comandando o atual campeão brasileiro, lutando por um bicampeonato para a equipe paulista, além de disputar outras competições importantes como Copa do Brasil e Copa Libertadores, sendo que o Palmeiras virá especialmente focado na competição continental.
Trajetória do novo treinador
Antes de ser treinador, Eduardo Baptista já atuou como preparador-físico. Entre os anos de 1998 e 2014, esteve em equipes como Flamengo, Santos, Ponte Preta, Corinthians, Sport Nagoya Grampus e Kashiwa Reysol, sendo esses dois últimos clubes japoneses. No início de 2014, Eduardo Baptista teve sua primeira oportunidade como treinador, assumindo interinamente o Sport depois da demissão de Geninho, assumindo definitivamente a equipe posteriormente e conquistando a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano. No Campeonato Brasileiro, Eduardo conseguiu fazer um bom trabalho, deixando a equipe na 11ª colocação, a melhor do Sport do Brasileirão desde que a competição começou a ser disputada em pontos corridos (2003). Com isso, Eduardo Baptista igualou o feito do seu pai, Nelsinho Baptista, que conseguiu uma sequência de oito jogos sem perder no fim de um Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, mesmo com um começo de ano complicado, sendo eliminado da Copa do Nordeste e ficando em terceiro no estadual, o treinador conseguiu uma sequência de dez jogos sem perder, deixando o Sport entre os quatro primeiros colocados no Campeonato Brasileiro no primeiro turno da competição.
Depois de completar 100 jogos pela equipe e conseguir uma vitória sobre o Fluminense, Eduardo Baptista foi anunciado como o novo treinador da equipe carioca, assinando contrato até o fim de 2016. Assumindo a equipe em um momento complicado, o técnico conseguiu tirar o Fluminense da zona de rebaixamento e garantir a equipe na Série A do ano seguinte. Com um começo ruim no Campeonato Carioca, Eduardo acabou sendo demitido, terminando sua passagem pela equipe com 8 vitórias, 5 empates e 13 derrotas. Em abril de 2016, Eduardo Baptista assumiu a Ponte Preta, depois da demissão de Alexandre Gallo. Pela equipe paulista, o treinador conseguiu bom resultados, levando a Ponte Preta para uma das suas melhores campanhas no Campeonato Brasileiro e sendo elogiado pela imprensa. Em 43 partidas disputadas pela equipe, Eduardo conseguiu 17 vitórias, 11 empates e 15 derrotas, terminando o Campeonato Brasileiro de 2016 na oitava colocação, quatro pontos atrás da zona de classificação para a Pré-Libertadores.
Boas Apostas!