José Aldo, posando com o cinturão quando ainda era campeão.

José Aldo, posando com o cinturão quando ainda era campeão.

O lutador brasileiro José Aldo, nascido em Manaus começou sua carreira em 2008 no WEC (Wolrd Extreme Cagefighting) na Califórnia, já com uma vitória no WEC 34. José Aldo é faixa preta em Jiu-jitsu e em Luta Livre Esportiva. Tendo disputado 27 lutas, venceu 25, sendo 14 nocaute, 2 finalizações e 9 por decisão. O lutador perdeu apenas duas vezes, uma por nocaute e outra por finalização.

No fim de 2010, o WEC se fundiu com o UFC (Ultimate Fighting Championship), e os lutadores foram transferidos para o UFC. José Aldo se tornou o primeiro campeão dos Pesos Pena do UFC, recebendo o cinturão em 20 de novembro de 2010 no UFC 123.

Depois de defender o título de campeão por sete vezes, o UFC anunciou que a disputa entre McGregor e José Aldo seria disputada no dia 23 de maio, mas alguns dias depois, a luta foi remarcada para 11 de julho. Aldo acabou sendo diagnosticado com uma lesão nas costelas e teve de ser retirado, dando lugar a Chad Mendes no UFC 189. Na ocasião, McGregor venceu Chad e ficou com o cinturão de campeão interino, após isso McGregor atormentou a vida de Aldo prometendo vence-lo, o que aconteceu no UFC 194.

Histórico de Conor McGregor

Conor McGregor exibindo a bandeira da Irlanda, seu país de origem.

Conor McGregor exibindo a bandeira da Irlanda, seu país de origem.

O irlandês Conor McGregor começou sua carreira contrariando seu pai. Mas com sua persistência, ele assinou um contrato de múltiplas lutas e entrou no UFC em 2013, sendo o segundo irlandês a lutar no UFC, junto a Tom Egan. Conor McGregor é faixa marrom de jiu-jitsu e tem um cartel de: 21 lutas, 19 vitórias (17 por nocaute, 1 por finalização e 1 por decisão) e 2 derrotas (ambas por finalização).

McGregor estreou contra Marcus Brimage em Abril de 2013 no UFC On Fuel TV: Mousasi  vs. Latifi. Ele estreou vencendo por nocaute técnico em pouco mais de um minuto do primeiro round, que o deu o prêmio de Nocaute da Noite.

Depois de muito se falar sobre a luta de McGregor e José Aldo, o brasileiro teve que ser substituído por Chad Mendes e essa luta ficou valendo o título interino da divisão. Durante a semana, Conor prometeu que venceria a luta no 2º round e isso acabou acontecendo, a luta terminou aos 4 minutos e 57 segundos do segundo assalto. No UFC 194 venceu José Aldo e hoje é o atual campeão da categoria.

Luta entre Aldo e McGregor

Luta do UFC 194 realizada em dezembro de 2015.

Luta do UFC 194 realizada em dezembro de 2015.

Uma das mais surpreendentes lutas do UFC , com certeza foi a disputa do cinturão entre José Aldo e Conor McGregor pelo UFC 194. A luta durou apenas 13 segundos com o nocaute aplicado por McGregor, um recorde em lutas valendo cinturão.  Aldo não perdia uma luta a 10 anos.

Antes da luta, houve muitas provocações. Começou quando depois de vencer Dennis Siver, McGregor saltou da grade do octógono para confrontar o brasileiro que estava na primeira fila. Depois da luta ter sido adiada por uma lesão de Aldo, McGregor provocou o brasileiro novamente dizendo que não tinha certeza que Aldo apareceria na luta em dezembro.

Além disso, Conor McGregor deu uma de vidente e analisou como seria a luta com Aldo. “A mão direita vai lhe trazer problemas. […] Vou escapar dela com um passo atrás e encaixar o meu cruzado de esquerda. […] Crio armadilhas e espaços mortos dentro do octógono. Vou guiá-lo para esse espaço morto e ele estará em perigo” disse Conor antes da luta. Dito e feito. Depois de escapar de um soco de Aldo, McGregor encaixou um cruzado de esquerda no queixo do brasileiro e venceu a luta que lhe deu o cinturão dos Pesos Pena. Inclusive há o vídeo na internet do aquecimento de McGregor antes da luta, onde ele ensaia o golpe idêntico ao que nocauteou o lutador brasileiro durante a luta.

Revanche entre Aldo e McGregor

Aldo em entrevista após perder o cinturão de campeão para MacGregor.

Aldo em entrevista após perder o cinturão de campeão para MacGregor.

No detalhe da foto, Aldo, após a derrota para MacGregor,  concede entrevista a Rede Globo, onde diz: “ Lógico que fiquei triste, mas agora é dar a volta por cima, já passou, é o esporte, faz parte a vitória e a derrota. Quantas vezes a gente saiu vitorioso, agora perdeu, tranquilo, eu aceitei, agora é voltar para a academia, treinar mais forte e dar a volta por cima” O repórter pergunta, “O que vc quer agora?” Aldo responde: “Lógico, uma revanche… todo campeão que perdeu teve uma chance de volta…  vamos voltar mais forte e dar a volta por cima.”

A decisão do UFC de permitir que Conor McGregor dispute o cinturão do Peso Leve (até 70kg) contra o campeão Rafael dos Anjos no UFC 197 no dia 5 de março, mesmo sendo dono do título do Peso Pena (até 66kg) não foi bem aceita na Academia Nova União (local de treino do brasileiro José Aldo). O treinador da equipe, Dedé Pederneiras, revelou que o brasileiro deseja muito uma revanche contra o irlandês.

“Estamos na expectativa de ver o que vai acontecer daqui em diante, já que aparentemente o Conor vai manter o cinturão dos penas e poder disputar o dos leves” declarou o técnico, que também lembrou que isso nunca tinha acontecido no UFC. Ele ainda comentou o que Aldo tinha lhe dito, “Dedé, nunca pedi nada para ninguém, sempre fui lá e conquistei, não vai ser agora que vou fazer. […]’ A coisa que ele mais quer é isso (a revanche contra McGregor)”. Dedé garantiu ainda que o lutador está fazendo uma preparação física, treinando jiu-jítsu e boxe para se manter em forma.

Em uma entrevista, Aldo também falou sobre o desejo de revanche, “Agora, não penso em outra coisa do que uma revanche. Não importa onde seja. Vou chega lá e vencer, mostrar que sou campeão do mundo”. Para esta revanche, teremos que esperar, pois McGregor agora tem pela frente Rafael dos Anjos no UFC 197, para aí pensar em enfrentar o brasileiro novamente, mas ainda sim, é uma luta que será muito aguardada.  Ficamos na expectativa, que Aldo possa voltar o mais rápido possível e em grande estilo, em uma grande revanche contra MacGregor e que Aldo possa sair vitorioso desta vez!

Boas Apostas!