O ano de 2016 se foi e o Fluminense terminou o Campeonato Brasileiro de 2016 em décimo terceiro lugar, conseguindo uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2017. Agora já pensando na temporada 2017, o Fluminense foi em busca de reforços para a disputa do Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. O Fluminense conseguiu anunciar na terça-feira (03), a chegada de dois grandes reforços para 2017, trata-se de dois jogadores que disputaram da campanha vice campeã da Copa Libertadores da América de 2016 pelo clube equatoriano Independiente del Valle, são eles o volante de 23 anos Orejuela que é titular da seleção equatoriana que assinou com o Fluminense até o final de 2020 e o meia de 22 anos Sornoza, que também tem participações na seleção equatoriana, assinou com o Fluminense até o fim de 2019. Com o reforço da dupla equatoriana, o Fluminense ganha força no setor defensivo e meio campo, ficando mais competitivo nos campeonatos que vão participar em 2017. Os jogadores equatorianos deixaram clara a intenção de usar o Fluminense como um trampolim para o futebol europeu, usando o clube carioca como um facilitador para obterem maior visibilidade no futebol internacional.
Curiosamente, os jogadores equatorianos Orejuela e Sornoza já estavam contratados desde o segundo semestre do ano passado. Em julho de 2016, Sornoza já havia assinado um pré-contrato válido por três temporadas, mas só pôde chegar às Laranjeiras agora porque a janela de transferências se fechou antes da final do torneio continental. Orejuela já havia assinado com o Fluminense em setembro de 2016.
O volante Orejuela
Um dos destaques da campanha vice campeã do Independiente del Valle na Copa Libertadores da América de 2016, o volante Jefferson Orejuela tem 23 anos de idade, 1,81 m de altura e é destro. Nascido em San Lorenzo no Equador, foi revelado nas categorias de base do grande clube equatoriano Independiente del Valle onde já fez quase 200 partidas desde 2010.
Estreou pela equipe do Independiente del Valle na Serie A do Equador em 2012, em jogo contra a LDU Quito, jogo este que terminou empatado em 1×1. No mesmo ano atuou em quatro jogos da Copa Sul-Americana, sendo uma peça muito importante para a equipe. O jogador tem experiência em Copa Libertadores desde 2014, quando jogou quatro partidas da campanha onde o Independiente del Valle foi eliminada na fase de grupos. Em 2016 participou da campanha vice campeã da Copa Libertadores da América, sendo derrotado na final pelo clube colombiano Atlético Nacional de Medellín. Jefferson Orejuela tem participações na seleção principal do Equador desde 2016, quando em agosto daquele ano quando foi convocado pela primeira vez em jogos contra o Brasil e Peru, jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
O meia Sornoza
O meio-campista equatoriano Júnior Nazareno Sornoza Moreira, de 22 anos, começou a sua carreira em uma pequena equipe chamada Cristo Rei da Província de Monabí, indo posteriormente para a Seleção de Manabí para a disputa do Campeonato Nacional de Seleções Provinciais, onde ficou entre 2005 a 2009. Em 2009, o meio-campista foi comprado pelo Independiente del Valle, fazendo sua estreia como jogador profissional em agosto daquele ano contra o Deportivo Quito. Um mês depois, Sornoza marcou seus primeiros gols, marcados contra o Emelec. Terminada aquela temporada, o meio-campista havia disputado 10 jogos e marcado dois gols. Um dos seus melhores anos no Independiente foi em 2013, quando marcou 19 gols em 36 partidas disputadas pelo Campeonato Equatoriano.
Entre 2011 e 2014, o jogador totalizou 39 gols marcados pela equipe equatoriana, sendo emprestado ao Pachuca, do México em meados de 2014, onde ficou até meados de 2015, disputando apenas 12 partidas e marcando um gol. De volta ao clube onde foi formado, o meio-campista voltou a ter boas atuações, marcando oito gols em 18 partidas de 2015 e outros 10 gols na temporada seguinte, todos contabilizados pelo Campeonato Equatoriano. Em 2016, o jogador ainda disputou a Copa Libertadores, onde marcou seis gols e ajudar o Independiente del Valle a chegar na final da competição continental, onde a equipe equatoriana foi derrotada pelo Atlético Nacional de Medellín.
Boas Apostas!