Com o fim da temporada, várias equipes brasileiras vêm se preparado para o ano de 2017, contratando reforços ou renovando com seus jogadores. O Cruzeiro anunciou na última terça-feira (13) a renovação de contrato do zagueiro Dedé, reforço mais caro da história da equipe mineira até hoje. O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada na última terça-feira, onde o vice-presidente do Cruzeiro, Bruno Vicintin, e o próprio jogador falaram sobre a renovação. “Primeiramente, queremos anunciar, com muito orgulho, a renovação do contrato do Dedé por mais dois anos. É um jogador que dispensa comentários. Infelizmente, sofreu com contusão nos últimos dois anos.

Bruno Vicintin e Dedé na coletiva sobre a renovação do jogador.

Bruno Vicintin e Dedé na coletiva sobre a renovação do jogador.

Ele deixou claro para nós, da diretoria, que não sairia do Cruzeiro enquanto não renovasse o contrato. Estou orgulhoso e feliz por anunciar o Dedé por mais duas temporadas”, afirmou Vicintin. Dedé tinha contrato com o Cruzeiro até abril de 2017, demonstrando à diretoria mineira vontade de estender o vínculo até dezembro do próximo ano. Contudo, com algumas conversas, a diretoria o convenceu a assinar um novo contrato com validade até dezembro de 2018. Nessas conversas, ficou acertado também que o clube manterá o salário de R$ 400 mil recebido pelo jogador, já que não seria coerente aumentar o salário do zagueiro que vem sofrendo com lesões.

O zagueiro vem se recuperando de uma série de problemas no joelho direito. No começo de 2015, Dedé passou em janeiro por uma cirurgia no ligamento cruzado posterior, enquanto em abril retirou os parafusos do local. Um ano depois, em março de 2016, o jogador sofreu novamente com problemas na perna, sofrendo uma fratura na patela naquele mês e em agosto do mesmo ano. A expectativa é que o jogador volta aos gramados no começo da temporada de 2017, porém, tendo a concorrência de Léo, Manoel, Fabrício Bruno e Luis Caicedo, recém-contratado pela equipe mineira. “Estou empolgado para que 2017 chegue logo, 100%, sem nenhum tipo de contusão”, garantiu Dedé quando anunciou sua renovação com o Cruzeiro.

O zagueiro Dedé

Zagueiro Dedé servindo a seleção brasileira.

Zagueiro Dedé servindo a seleção brasileira.

O zagueiro Anderson Vital da Silva, ou simplesmente Dedé, tem atualmente 28 anos e tem seus direitos econômicos vinculados ao clube mineiro Cruzeiro Esporte Clube. Com seus 1,92 m de altura, o zagueiro foi fundamental na conquista do bicampeonato brasileiro do Cruzeiro de 2013 e 2014, porém uma grave lesão em 2015, afastou o zagueiro dos gramados e até hoje não conseguiu se recuperar 100%. A contusão ocorreu em novembro de 2014 e a intervenção cirúrgica ocorreu no início de 2015, o médio do Cruzeiro deu maiores detalhes da cirurgia na época: “Após fazermos algumas avaliações e observamos a evolução do atleta, concluímos que ele necessitará passar por um procedimento cirúrgico, de uma abordagem no ligamento cruzado posterior do joelho direito, devido a uma reação de edema ósseo e uma pequena lesão na cartilagem”  disse Sérgio Freire Júnior, chefe do departamento médico do Cruzeiro. O zagueiro está hoje sem jogar a mais de um ano e sofreu mais uma interferência cirúrgica e estará disponível somente em 2017 e está entregue no departamento médico, mesmo assim teve seu contrato renovado até o fim de 2018.

O zagueiro iniciou seus passos no futebol nas categorias de base da Sociedade Esportiva Aliança em 2002 com 14 anos de idade, depois foi para o clube Volta Redonda e em 2006 chegou a ser emprestado para o Fluminense, porém acabou sendo lançado profissionalmente no Volta Redonda em 2008. Em 2009 foi contratado pelo Vasco da Gama onde conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B de 2009, Copa da Hora de 2010 e Copa do Brasil de 2011. Em 2013 foi negociado com o Cruzeiro em um valor aproximado de R$ 14 milhões, pelo Cruzeiro o zagueiro Dedé conquistaria o bicampeonato brasileiro de 2013 e 2014, além do Campeonato Mineiro de 2014. No período de 2011 a 2013 o zagueiro Dedé serviu a seleção brasileira e conquistou dois Superclássicos da América de 2011 e 2012.

Boas Apostas!