Mesmo atingindo bons resultados na Série A do Campeonato Brasileiro, ocupando atualmente a sexta colocação, a quatro pontos da zona de classificação para a Libertadores do próximo ano, o Flamengo ainda tem problemas a serem resolvidos dentro do seu elenco, principalmente no ataque. O atacante Paolo Guerreiro, que brilhou com a camisa do Corinthians, ainda não conseguiu repetir o mesmo desempenho no Flamengo. Além de Emerson Sheik, que vem sofrendo com lesões e não conseguiu emplacar uma boa sequência de jogos, e Marcelo Cirino, que ainda não marcou gols no Brasileirão. Por outro lado, o rubro-negro ainda pode contar com Felipe Vizeu, que vive um bom momento em 2016, conquistando a Copa São Paulo de Futebol Junior pelo Flamengo e marcando quatro gols pela equipe principal rubro-negra, sendo o artilheiro do Flamengo.

Leandro Damião em sua apresentação pelo Flamengo.

Leandro Damião em sua apresentação pelo Flamengo.

Pensando em melhorar seu setor ofensivo, o Flamengo anunciou a contratação do atacante Leandro Damião, que na última temporada esteve no Real Betis. A confirmação da negociação foi anunciada na manhã da última quinta-feira (14), depois que Damião desembarcou no Rio de Janeiro e acertou os detalhes de seu contrato. Ainda com um vinculo com o Santos, o atacante de 26 anos vem para o Flamengo por empréstimo de um ano, recebendo R$ 300 mil por mês, que serão pagos pelo clube santista. Um dos maiores desafios de Damião dentro do Flamengo é repetir o mesmo futebol que apresentou enquanto jogou pelo Internacional, onde ajudou a equipe na conquista de campeonatos importantes como a Copa Libertadores de 2010 e a Recopa Sul-Americana de 2011, além de ter sido convocado pela seleção brasileira e conquistado a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres.

Ao ser apresentado oficialmente, Damião respondeu algumas perguntas, como sobre oportunidade de jogar ao lado de Guerreiro. “Já vi isso no futebol brasileiro (dois centroavantes juntos), no internacional também. Tudo se adapta, tem que ser em prol do Flamengo e com o Flamengo ganhando tudo será melhor. [..]”. Perguntado também sobre a disputa pela posição de atacante, Damião comentou sua característica de ser um jogador de área, o que poderá ajudar o Flamengo. “Queria ser o treinador para ter um elenco desses, com vários jogadores para diversas posições. É bom para o treinador mudar e manter o padrão. Sou um jogador de área que briga muito. Na minha carreira também dei muitas assistências. Quero sempre ajudar a equipe”.

Técnico Zé Ricardo é efetivado

Técnico Zé Ricardo comandando o Flamengo.

Técnico Zé Ricardo comandando o Flamengo.

Poucas horas depois de anunciar a contratação de Leandro Damião, o Flamengo anunciou também a efetivação do técnico Zé Ricardo, que vem comandando o elenco rubro-negro há onze partidas, desde a saída de Muricy Ramalho. O treinador Zé Ricardo assumiu o comando técnico do Flamengo depois que Muricy deve de deixar o cargo de técnico do Flamengo por problemas de saúde, fazendo com que o clube colocasse Ricardo como treinador interino. Nas onze partidas sob o comando do treinador interino, o Flamengo conquistou dezenove pontos, em seis vitórias, um empate e quatro derrotas, ocupando atualmente a sexta colocação no Campeonato Brasileiro. Em 2016, Zé Ricardo conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Junior pelo Flamengo, trazendo para a equipe principal jogadores como Thiago Santos, Léo Duarte e Felipe Vizeu. Depois de confirmar a efetivação de Zé Ricardo como treinador do Flamengo, o vice-presidente de futebol, Flávio Godinho, afirmou que na cabeça dos jogadores Zé já era o treinador oficial. “Aqui no Flamengo as coisas naturais devem acontecer naturalmente. Desde o início em que indicamos Zé para assumir o time do Flamengo imaginamos que a expectativa é essa. É inegável que o time hoje tem um rendimento melhor. Na cabeça dos jogadores, ele já era o técnico”.

Durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, essa é a segunda vez que um técnico interino é efetivado. Em 2013, o técnico Jayme de Almeida assumiu o cargo de técnico interino para substituir Mano Menezes, que pediu demissão depois de perder de virada dentro do Maracanã por 4×2 para o Atlético Paranaense. Depois que Jayme foi efetivado, o Flamengo conquistou o título da Copa do Brasil de 2013 e o Campeonato Carioca de 2014, mas um mês depois do título estadual, Jayme acabou sendo demitido, dando lugar a Ney Franco.

Expulso durante a partida contra o Corinthians, o técnico Zé Ricardo cumpriu a suspensão automática na última partida, contra o Atlético-MG, vencida pelo Flamengo por 2×0, e agora poderá voltar à lateral do gramado na partida contra o Botafogo no próximo sábado (16) na Ilha do Governador.

Boas Apostas!