Taça do campeonato brasileiro de futebol feminino.

Taça do campeonato brasileiro de futebol feminino.

O Brasileirão Feminino de 2016 terá 20 clubes divididos em quatro grupos, cada grupo terá cinco times que se enfrentarão em turno único. Cada chave terá direito a duas vagas, ou seja, os dois melhores colocados vão para a próxima fase. Estes oito times que passarem de fase participarão do Draft organizado pela CBF, onde serão distribuídas entre os times as jogadoras da seleção brasileira. É a segunda vez que este formato será realizado. O Campeonato será interrompido para a Copa Algarve (entre fevereiro e março).

Após esta Copa, o campeonato volta para a sua segunda fase, quando serão divididos os oito times em dois grupos, em cada grupo os times jogam entre si em turno e returno. Os dois primeiros avançam para as semifinais em jogos de ida e volta, critério que será utilizado até se definir o time campeão. Este sistema vem sendo criticado por não dar tantas chances a alguns times, pois a maioria deles já são eliminados após apenas quatro jogos. O sistema da segunda fase em diante tem agradado muito, pois o mata-mata sempre se torna interessante.

Neste ano o torneio não mais fechará a temporada, como ocorreu no ano passado, mas sim abrirá a temporada, iniciando no próximo dia 20/01. Tudo isto acontece por causa das Olimpíadas que ocorrerão este ano. O Campeonato brasileiro de 2015 acabou a 45 dias, e agora já se inicia novamente. Com certeza esta alteração beneficia os melhores times da edição anterior, principalmente a equipe que foi campeã a equipe do Rio Preto.

Time campeão de 2015:

Rio Preto-SP comemora o título de campeão brasileiro de 2015.

Rio Preto-SP comemora o título de campeão brasileiro de 2015.

A competição tem três equipes que já conquistaram o título, Centro Olímpico-SP, Ferroviária-SP e o atual campeão Rio Preto-SP. A equipe do Rio Preto-SP teve o seguinte desempenho no campeonato de 2015. Na primeira fase participou do grupo 1 e acabou como segundo colocado com três vitórias e uma derrota. Alcançou a marca de nove gols marcados e dois sofridos.

Já na segunda fase terminou novamente em segundo colocado com o desempenho de quatro vitórias e duas derrotas, com treze gols marcados e sete sofridos, se classificando assim para as semifinais. Disputou a semifinal com o Adeco (Centro Olímpico-SP) e empatou em 1×1 as duas partidas, vencendo nos pênaltis por 2×4 na casa do adversário.

Chegando assim a grande final, a qual disputou contra o São José-SP. A equipe do Rio Preto-SP venceu o primeiro jogo em casa por 1×0 e conseguiu um empate em 1×1 na casa do adversário, consagrando-se assim o campeão brasileiro de 2015.

Os favoritos para 2016:

Rio Preto-SP: campeãs de 2015 mantiveram um bom elenco para 2016. O ponto fraco foi a chave em que caíram, uma das mais difíceis logo na primeira fase: Centro Olímpico, o Corinthians, América-MG e Vasco.

São José-SP: O time de São José dos Campos foi  vice no Brasileirão e eliminado na semifinal da Libertadores no fim do ano passado. Espera-se que este ano repitam o bom futebol apresentado.

Ferroviária-SP: o time quase alcançou o bicampeonato no ano passado, mas após a perda de oito pontos no STJD por escalação irregular, o clima negativo tomou conta da equipe e prejudicou bastante o desempenho na competição. Porém foram campeões da Libertadores, na Colômbia, em novembro.

Centro Olímpico-SP: Time que tem como destaque o investimento na categoria de base e a formação de jogadoras, foi o primeiro campeão da história do Brasileirão, em 2013. No Ano passado quase conseguiram o bicampeonato, sendo eliminadas na semifinal.

Flamengo-RJ: Após um bom começo de campeonato na temporada passada, o time caiu de rendimento na segunda fase. O que se espera neste ano, é que se repita o bom começo, mas que o time fique mais alerta ainda na segunda fase.

Tiradentes-PI: o time foi o único fora de São Paulo nas semifinais do ano passado, muito provavelmente terá condições de buscar  pelo menos uma semifinal novamente.

Iranduba-AM: a equipe do Iranduba herdou muitas jogadoras do Kindermann-SC, campeão da Copa do Brasil de 2015, e pode fazer frente aos grandes no Brasileirão em 2016.

Boas Apostas!