O Botafogo está prestes a fechar o seu elenco para a temporada de 2017, onde voltará a disputar a Copa Libertadores, além do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca anunciou na última terça-feira (03) a renovação de um dos seus destaques da última temporada, o lateral-direito Alemão.

Lateral-direito Alemão em entrevista pelo Botafogo.

Lateral-direito Alemão em entrevista pelo Botafogo.

Emprestado ao Botafogo pelo Bragantino às pressas, já que a equipe carioca estava sem um jogador na posição devido a lesão de Luís Ricardo, Alemão acabou se destacando pelo clube alvinegro, ajudando a equipe na busca por uma vaga na próxima edição da principal competição continental, a Copa Libertadores da América. Depois de muita negociação e um período de incerteza, o jogador assinará um contrato com o Botafogo por três temporadas. Interessando outros clubes brasileiros, como Fluminense e Internacional, Alemão pertencia ao Bragantino, que recebeu R$ 600 mil pela compra de 70% dos direitos econômicos do lateral por parte do Botafogo. “Muito feliz em ter renovado com o Botafogo. Feliz também por terem outros clubes grandes interessados em mim, mostra que fiz um bom trabalho. Ainda não assinei o contrato, mas está tudo certo. Sou do Fogão por três anos”, afirmou o jogador sobre sua permanência no Botafogo.

Agora jogador em definitivo do Botafogo, o jogador terá a concorrência de Luís Ricardo, que está se recuperando de lesão, além do recém-contratado Jonas. Todo o elenco alvinegro se reapresentará no dia 11 de janeiro, quando iniciarão a pré-temporada, a qual será realizada em Espírito Santos, assim como 2016. Com menos de um mês para se prepararem, o Botafogo terá como primeiro desafio de 2017 um jogo valido pela segunda fase da Pré-Libertadores, onde enfrentará o Colo Colo, do Chile. A partida de ida será realizada no Engenhão, no dia 1º de fevereiro, enquanto a partida de volta será no dia 08 do mesmo mês, no Chile.

Lateral rodado em pequenas equipes

Alemão jogando pelo Bragantino.

Alemão jogando pelo Bragantino.

Jucimar José Teixeira, ou apenas Alemão, começou sua carreira como jogador profissional no Taboão da Serra, do interior paulista, em 2009, marcando apenas um gol pela equipe em 22 partidas disputadas pelo clube paulista. Depois de três anos defendendo o Taboão, o lateral-direito foi emprestado a varias equipes brasileiras, como Nacional-SP, onde disputou apenas sete partidas e marcou um gol, e o Flamengo-SP, onde ficou 21 partidas, marcando três gols. Na sequência, foi contrato pelo União Barbarense, onde em cerca de um ano disputou apenas 13 partidas, e depois pelo Independente de Limera, onde também disputou poucas partidas, marcando três gols em 17 jogos, até que em 2015 foi transferido para o Bragantino, onde disputou 63 partidas e marcou três gols.

No segundo semestres de 2016, Alemão foi contratado as pressas pelo Botafogo, que estava sem um lateral-direito por causa da lesão de Luís Ricardo. Na equipe carioca, o jogador disputou dez partidas e mesmo sem marcar gols foi um dos destaques, ao lado de Camilo, Sassá, Neilton, Sidão e até do treinador Jair Ventura, do elenco que surpreendeu a todos ao terminar o Campeonato Brasileiro na quinta colocação, conseguindo uma vaga na fase preliminar da Copa Libertadores de 2017, principal competição do futebol sul-americano.

Atacante não renovará contrato

Atacante Luis Henrique com a camisa do Botafogo.

Atacante Luis Henrique com a camisa do Botafogo.

Se por um lado o Botafogo acertou a permanência de um dos seus principais jogadores, a equipe anunciou na última terça-feira que o atacante Luis Henrique, cria da base alvinegra, não renovará seu contrato com o Botafogo e deverá deixar a equipe para a próxima temporada. O anúncio foi feito através da rede social oficial do Botafogo, onde o clube afirmou que a decisão de não renovar o contrato foi tomada pela mãe do jogador e seu empresário, mas que por outro lado, o clube continuará com uma parte dos direitos econômicos do atacante. “O jogador Luis Henrique, sua Mãe e seus empresários optaram por não mais renovar o contrato com o Clube, apesar do alto salário que recebe. Este é um direito dele, previsto na Lei Pelé. Através de um acordo, o Botafogo preservou 35% dos seus direitos econômicos”.

Aos 18 anos, Luis Henrique era considerado uma das principais promessas da categoria de base do Botafogo, porém, com a chegada de outros jogadores ofensivos, como Ribamar, Sassá e Canales, o jogador começou a perder espaço, sendo reserva durante o Campeonato Brasileiro e 17 partidas durante o ano, marcando dois gols. O mais provável é que o atacante seja contratado pelo Atlético Paranaense, que já havia demonstrado interesse em Luis Henrique durante meados de 2016 e que voltou a sondar o jogador no fim do ano.

Boas Apostas!