Com a vaga conquistada para a Copa Libertadores de 2017, o Atlético Paranaense já está se preparando para montar um elenco competitivo para o próximo ano. Na última segunda-feira (19), o clube paranaense confirmou a contratação do seu primeiro reforço, o atacante e vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2016, Grafite, ex-Santa Cruz.

Atacante Grafite na sua chegada ao Atlético Paranaense.

Atacante Grafite na sua chegada ao Atlético Paranaense.

O anúncio oficial da contratação foi feito através do site oficial do Atlético Paranaense, que publicou uma matéria e uma entrevista com o atacante de 37 anos. “O Atlético Paranaense acertou, nesta segunda-feira (19), a contratação do atacante Grafite”. Neste ano, o atacante defendeu o Santa Cruz, e mesmo com o rebaixamento da equipe pernambucana, Grafite conseguiu um bom desempenho no Campeonato Brasileiro de 2016, marcando 13 gols e sendo o vice-artilheiro da competição, além de ter marcado ao todo 24 gols na temporada pelo Santinha. A contratação de Grafite por parte do Atlético Paranaense já era comentada durante a última semana, porém, ainda faltava algo oficial. Na manhã da última segunda-feira, o jogador chegou a Curitiba, indo para o CT do Caju para fazer exames médicos e assinar seu contrato de um ano com a equipe. Em entrevista ao site oficial do Atlético Paranaense, Grafite se mostrou feliz com a negociação, afirmando ter ouvido coisas positivas sobre a cidade e o clube paranaense. “Estou muito feliz em defender as cores do Atlético. Ouvi sempre coisas positivas da cidade e do clube. […] Vou dar o meu melhor dentro de campo, procurar marcar gols e ajudar a equipe nessa temporada de 2017, que promete ser muito boa. Conto com o apoio de todos os torcedores”.

O atacante Grafite terá no Atlético a oportunidade de trabalhar novamente com o treinador Paulo Autuori, com quem conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em 2005. Alias, essa proximidade entre os dois pode ter ajudado na contratação de Grafite, já que o jogador conhece o estilo de Autuori, além de ter sido atraído pela boa estrutura do clube e a vaga na principal competição continental. Essa será a quarta experiência do atacante na Copa Libertadores, já que disputou outras três vezes a competição, chegando duas vezes nas semifinais e sendo campeão em uma oportunidade, em 2005 com o São Paulo, que inclusive venceu o Atlético Paranaense na final, um retrospectivo positivo para o Atlético, que espera contar com a experiência do jogador e com seu faro de gol.

O atacante Grafite

Grafite campeão e artilheiro da Bundesliga de 2009 pelo Wolfsburg.

Grafite campeão e artilheiro da Bundesliga de 2009 pelo Wolfsburg.

O atacante Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite, é um jogador de 37 anos que recentemente jogou pelo Santa Cruz Futebol Clube, que embora tenha sido rebaixado para a segunda divisão por causa da péssima campanha, teve Grafite como vice artilheiro da mais importante competição do futebol brasileiro, o Campeonato Brasileiro. Além de ter sido vice artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols, Grafite ainda ajudou o Santa Cruz no início da temporada, a conquistar o Campeonato Pernambucano e a Copa Nordeste.

Grafite iniciou sua carreira nas categorias de base da Sociedade Esportiva Matonense e foi lançado profissionalmente em 1999, após isso passou pela Ferroviária e em 2001 foi para o Santa Cruz, clube que o emprestou para o Grêmio. Em 2003 foi vendido para o Anyang Cheetahs da Coréia do Sul, porém no segundo semestre de 2003, voltou para o Brasil para jogar pelo Goiás, onde marcou 12 gols em 20 jogos pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, chamando a atenção do São Paulo FC. Em 2004 foi para o São Paulo FC atuar sob o comando do técnico Paulo Autuori, com a saída do atacante Luis Fabiano para a Europa, Grafite assumiu a titularidade sendo o artilheiro da temporada com 26 gols marcados.

Com o bom momento no São Paulo FC, Grafite recebeu uma chance na seleção brasileira de Carlos Alberto Parreira em um amistoso contra a Guatemala que marcou a aposentadoria do atacante Romário. Em junho de 2005, era cogitado a formar o elenco da seleção brasileira para jogar a Copa das Confederações, porém contundiu-se e foi operado, ficando de fora da seleção brasileira e do São Paulo pelo restante da Copa Libertadores, porém chegou a jogar o segundo tempo da semifinal e da final, conseguindo ajudar o São Paulo FC a conquistar o título mundial de clubes da FIFA.

Grafite vice artilheiro do Brasileirão 2016 pelo Santa Cruz.

Grafite vice artilheiro do Brasileirão 2016 pelo Santa Cruz.

Em 2006, ainda fez umas partidas pelo São Paulo FC, porém acabou sendo negociado com o Le Mans da França. Em 2007 foi para o clube alemão Wolfsburg, onde atuando na temporada 2007/08, ajudou o clube a conquistar uma vaga inédita na Copa da UEFA de 2009. Na temporada 2008/09 foi o destaque do time, sendo artilheiro do Campeonato Alemão e ajudou o time a ser campeão da competição. Na temporada 2009/10, apesar de estar apagado na Bundesliga, Grafite foi o grande responsável pela primeira vitória o Wolfsburg na Liga dos Campeões da UEFA, em jogo contra o CSKA, onde Grafite marcou um hat-trick na vitória em casa por 3×1. Grafite deixou o Wolfsburg em 2011 com 76 gols marcados em 131 jogos. Neste período o ano de 2009 foi melhor, sendo eleito o jogador do ano na Bundesliga, Seleção do Ano na Bundesliga, futebolista Alemão do ano e ainda recebeu o prêmio Puskas 2008/09.

Em 2011 seu destino foi o Al-Ahli dos Emirados Árabes, onde ficaria até 2014, por lá conquistou alguns títulos, entre eles o Campeonato Nacional de 2013/14, Liga do Golfo Árabe de 2013 e duas Supercopas do Emirados Árabes Unidos 2011/12 e 2013/14. Após uma passagem rápida pelo Al-Sadd do Catar, Grafite acabou voltando para o Brasil para jogar pelo Santa Cruz, um dos primeiros times de sua carreira. Em 2016 Grafite conquistou três títulos pelo clube pernambucano, Taça Chico Science, Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano, porém mesmo sendo vice artilheiro do Campeonato Brasileiro, não conseguiu evitar que o Santa Cruz fosse rebaixado.

Boas Apostas!