A Flórida Cup é um torneio disputado no começo do ano no estado da Flórida, nos Estados Unidos da América. Este torneio ocorreu pela primeira vez em 2015, com apenas quatro times: Corinthians e Fluminense representando o Brasil, Bayer Leverkusen e Colônia representando a Alemanha. O torneio é organizado pela empresa 2SV Sports e conta com grandes times do futebol mundial. Na edição de 2015, as partidas foram realizadas em Jacksonville e em Orlando, sendo transmitidas para 125 países de 5 continentes.

O primeiro campeão da Flórida Cup foi o Köln (time alemão da Bundesliga) que conquistou duas vitórias no torneio, tendo o melhor desempenho. Curiosamente as duas vitórias do time alemão foram contra os times brasileiros, primeiro contra o Corinthians em uma vitória por 1×0, e depois contra o Fluminense, desta vez por 2×3. E neste ano, tivemos o Atlético Mineiro levantando a taça de campeão da Flórida Cup 2016.

Muito mais do que apenas um campeonato de futebol, a Flórida Cup está recheada de eventos exclusivos do começo ao fim, tais como o parque Magic Kingdom, que traz um jogador de destaque de cada equipe em cima de um carro pela rua principal do parque, entre outros eventos que reúnem os craques dos times que interagem com os fãs. Tudo isto faz parte do Flórida Cup que tem em seu território nada menos que o parque de entretenimento Walt Disney, então trata-se de turismo e o futebol é mais uma forma de atrair o público.

Edição de 2016

Jogadores e departamento técnico comemorando a conquista do torneio.

Jogadores e departamento técnico comemorando a conquista do torneio.

A edição deste ano contou com nove times: Os times brasileiros Corinthians, Fluminense, Atlético-MG e Internacional, os alemães Bayer Leverkusen e Schalke 04, o ucraniano Shakhtar Donestk, o colombiano Independiente Santa Fe e o time norte americano Fort Lauderdale Strikers.

Entre os times brasileiros, há pouco o que falar, pois já são nossos conhecidos, basta somente destacar que o Corinthians foi campeão brasileiro de 2015, o Atlético-MG foi vice-campeão, o Internacional terminou na quinta colocação e o Fluminense foi apenas o décimo terceiro colocado do campeonato brasileiro da série A. Entre os times alemães, temos que dizer que são participantes do  principal campeonato regional, a Bundesliga. Nesta temporada 2015/2016 ocorreu uma parada de final de ano (o que acontece normalmente todo ano) e começará novamente somente no próximo dia 22/01. Neste campeonato (Bundesliga) , o Bayern Leverkusen é o atual quinto colocado, já o Schalke 04 é o sexto colocado. Lembramos que a Bundesliga é um dos principais campeonatos regionais de clubes do mundo.

O Shakhtar Donetsk é o atual campeão da Liga Premier (principal campeonato da Ucrânia), além disto tem participado constantemente nas principais competições europeias, tendo bastante sucesso nas suas últimas participações na UEFA Champions League. O Shakhtar se tornou o primeiro clube na Ucrânia independente a vencer a Copa da UEFA em 2009, o último ano antes da competição se tornar UEFA Europa League. O Independiente Santa Fe é um dos principais clubes de Futebol da Colombia. O Expresso Vermelho, como é popularmente conhecido, é identificado como o primeiro campeão da história do futebol profissional colombiano na temporada 1948. No total, ele ganhou oito campeonatos nacionais.

O Fort Lauderdale Strikers é um time de futebol profissional americano baseada em Fort Lauderdale, Florida. Eles jogam na American Soccer League do Norte (NASL), que foi a primeira liga profissional criado durante a era do Cosmos de Pelé e Beckenbauer. O Clube, que joga seus jogos em casa no Lockhart Stadium, tem Ronaldo “Fenômeno” hoje como um dos seus proprietários.

A Florida Cup pode ser decidida por pontos corridos ou através de um formato de playoff com final, variando cada ano de acordo com a agenda das ligas internacionais. Neste ano o Atlético-MG conquistou o título de forma antecipada por pontos. Ele foi o clube com maior número de pontos depois de 2 jogos disputados. O primeiro critério de desempate, caso tivesse sido necessário, seria o saldo de gols, seguido de gols marcados.

O grande campeão de 2016

Imagem da taça e logo do torneio Flórida Cup.

Imagem da taça e logo do torneio Flórida Cup.

O Atlético Mineiro conquistou seu primeiro título de 2016 neste domingo (17) em cima de um grande rival, o atual campeão Brasileiro Corinthians. Em dois jogos disputados pela Flórida Cup, o Galo foi o único que venceu ambos. A primeira vitória foi contra o time alemão Schalke 04, no dia 13 de janeiro, por 0x3, gols do zagueiro Leonardo Silva, logo aos 7 minutos, e no fim da partida com Patric e Lucas Cândido, aos 80 e 81 minutos respectivamente. Depois disso veio o confronto entre o vice-campeão e o atual campeão do Campeonato Brasileiro de 2015, Atlético MG e Corinthians.

O jogo contra o Corinthians foi dominado pelo Atlético Mineiro, que logo no começo teve chance de abrir o placar. O timão tentava ameaçar, mas seus ataques paravam no goleiro Vitor, e mesmo assim teve uma bola no travessão no cabeceio de Romero, ainda no primeiro tempo. Mas o resto da partida foi totalmente do time mineiro, que conseguiu seu gol aos 13 minutos do segundo tempo com Hyuri.

Vale lembrar do desempenho do Atlético em 2015, quando foi o vice campeão, somente atrás do Corinthians. Apesar do vice-campeonato o time teve um ótimo desempenho no principal campeonato brasileiro, foram vinte e uma vitórias, seis empates e onze derrotas. O time contou com o 2º melhor ataque da competição, tendo marcado 65 gols em 38 rodadas. Foi também o 2º melhor visitante, tendo vencido 8 jogos, empatado 4 e perdido 7, um aproveitamento de 49,12%. Esses são alguns dos dados do Galo em 2015 que nos mostram um pouco do que podemos esperar desta grande equipe.

Falando de 2016, este bom começo de ano deve-se também pelo fato do time mineiro ter mantido a base da equipe do ano passado. Além da mudança de técnico, que agora é o uruguaio Diego Aguirre, pouco mudou na equipe vice-campeã de 2015. Podemos com certeza esperar que o Atlético tenha mais uma vez um grande desempenho nas competições que disputará.