O Flamengo fez boa campanha em 2016, ficando em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e conquistando uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América e por causa desta campanha que o colocou em evidência, a diretoria do clube carioca já acelera as renovações de seus jogadores para não correr o risco de sofrer assédio e comprometer seu elenco para a sequência da temporada. Alguns jogadores já renovaram seus contratos, são o caso do zagueiro Juan, volantes Márcio Araújo e Willian Arão e o goleiro Alex Muralha.

Alex Muralha convocado para a seleção brasileira.

Alex Muralha convocado para a seleção brasileira.

Vamos comentar exclusivamente sobre a renovação de contrato do goleiro Alex Muralha, que fez uma excelente temporada de 2016 no gol do Flamengo e contou com convocações para a seleção brasileira do técnico Tite como opção de terceiro goleiro, com o reserva campeão olímpico Weverton do Clube Atlético Paranaense e o titular Alisson da Roma da Itália. Com a abertura da janela de transferências para o exterior, a diretoria do Flamengo resolveu renovar o contrato de Alex Muralha que acabaria em 2019, para o fim de 2020. Outros jogadores que tem renovações prestes a ser anunciadas são o meia atacante Everton e o lateral esquerdo Jorge. Com isso, a diretoria do Flamengo tranquiliza a sua torcida e garante um time competitivo para disputar os campeonatos Estadual, Brasileiro e Libertadores de 2017.

O goleiro Alex Muralha

 Alex Muralha na época do Figueirense.

Alex Muralha na época do Figueirense.

O goleiro Alex Roberto Santana Rafael, mais conhecido como Alex Muralha, atuou no Figueirense em 2014 e 2015 onde se destacou na conquista do Campeonato Catarinense de 2015 e recebeu os seguintes prêmios individuais: Troféu de Prata Top da Bola – Melhor Goleiro do Campeonato Catarinense (2015) e Troféu Gustavo Kuerten (2015), pelo Campeonato Brasileiro de 2015, praticamente garantiu a permanência do Figueirense na Série A para 2016 participando de 34 partidas, sofrendo 42 gols e realizando 55 defesas difíceis. Com isso chamou a atenção da diretoria do Flamengo, contratando o atleta por um valor de R$ 4 milhões por 50% dos direitos econômicos do goleiro.

Inicialmente Alex Muralha era reserva do goleiro Paulo Vitor, porém antes da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o goleiro Paulo Vitor sentiu dores no lombar e foi substituído por Muralha, desde então Muralha se tornou o titular da equipe carioca. Atuando desde então no Campeonato Brasileiro de 2016, o goleiro garantiu doze jogos sem tomar gol, atuando em 32 das 38 rodadas e fez 50 defesas difíceis segundo os scouts calculados no Campeonato Brasileiro de 2016. Suas boas apresentações renderam convocações como terceiro goleiro da seleção brasileira de Tite.

Campanha do Flamengo no Brasileirão 2016

Alex Muralha e o ex-técnico do Flamengo Muricy Ramalho no início de 2016.

Alex Muralha e o ex-técnico do Flamengo Muricy Ramalho no início de 2016.

O Flamengo iniciou a campanha do Campeonato Brasileiro de 2016 com o então técnico Muricy Ramalho, porém logo no início da competição o técnico Muricy Ramalho teve um grave problema de saúde, o qual acabou por aposentá-lo da profissão e até mais tarde acabou se tornando comentarista esportivo. Neste momento, mais especificamente na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, em um jogo fora de casa contra a Ponte Preta, o técnico Zé Ricardo assumiu interinamente o Flamengo, Zé Ricardo iniciava ali uma boa campanha sob o comando do rubro negro carioca com 19 vitórias, 10 empates e 6 derrotas, passando várias rodadas como vice líder da competição e terminando o campeonato em terceiro lugar, conquistando vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2017. O Flamengo passou quase que o Campeonato Brasileiro sem casa própria para jogar devido ao estádio Maracanã estar sob posse do COI (Comitê Olímpico Internacional) por causa das Olimpíadas do Rio de 2016. O Flamengo passou a jogar no Maracanã somente os últimos quatro jogos como mandante, foram eles três empates e uma vitória. Em 2017, a diretoria do Flamengo alugou o estádio da Portuguesa da Ilha do Governador que foi usado pelo Botafogo em 2016 e além da reforma no gramado, o rubro negro construirá uma estrutura para comportar 20 mil torcedores.

Boas Apostas!