Calleri comemorando um de seus gols pelo Boca Juniors.

Calleri comemorando um de seus gols pelo Boca Juniors.

O novo reforço do São Paulo, Jonathan Calleri é um argentino nascido na capital Buenos Aires no dia 23 de setembro de 1993, atualmente com 22 anos. Ele foi revelado pelo All Boys, clube argentino que disputa a segunda divisão. O jogador estreou oficialmente no dia 28 de agosto de 2013, quando entrou durante a partida pela fase eliminatória da Copa Argentina, contra o Estudiantes de La Plata. Mas seu primeiro jogo como titular foi contra o Godoy Cruz, no dia 07 de outubro de 2013, pelo Torneio Inicial 2013. Quando jogou pelo All Boys, disputou trinta jogos e marcou seis gols.

Em julho de 2014, Calleri foi contratado pelo Boca Juniors, já que o clube tinha direito a 30% do passe do jogador.  A transferência ficou em torno de US$ 300 mil, com Calleri fazendo sua estreia pelo novo clube no dia 20 de julho de 2014, em uma partida amistosa contra o Nacional, com uma vitória por 1×0, com direito ao gol da vitória marcado por Calleri. Seu primeiro jogo oficial foi contra o Huracán pela Copa Argentina, mas a partida terminou em uma derrota por 2×0. No total marcou dez gols em vinte e quatro partidas na primeira temporada com a camisa do Boca, além do título da Copa da Argentina. Na temporada de 2015 foi onde realmente teve um grande destaque, sendo campeão do Campeonato Argentino e tendo marcado treze gols em trinta jogos. Foram vinte e seis jogos pelo Campeonato Argentino com dez gols marcados e quatro jogos pela Libertadores com três gols marcados. O interessante é que o atacante conseguiu chamar atenção dos clubes mesmo jogando ao lado de Carlitos Tévez, seu companheiro de ataque, que fez uma brilhante temporada com a camisa do Boca Juniors.

Ida para o São Paulo

Calleri em sua primeira entrevista com a camisa do São Paulo.

Calleri em sua primeira entrevista com a camisa do São Paulo.

Uma das maiores e mais comentadas contratações no futebol brasileiro foi a chegada de Jonathan Calleri ao São Paulo. O jovem jogador chegou ao clube paulista como um grande reforço para a Copa Libertadores e pretende permanecer no Brasil, caso o São Paulo vá para o Mundial de Clubes. Toda a negociação do jogador foi uma grande confusão. Uma das poucas coisas que se tem certeza é que Calleri veio emprestado pra o São Paulo apenas para jogar até o fim do semestre. Existem boatos de que Jonathan Calleri e o clube italiano Inter de Milão teriam feito um acordo entre eles, porém nada foi confirmado de nenhumas das duas partes.

Apegado em suas origens, o atacante Calleri queria jogar no São Paulo com a camisa vinte e sete, em uma homenagem ao seu clube de origem, o All Boys. Mas por causa de um regulamento da CONMEBOL, que não permite que jogadores usem camisas com números acima de vinte e cinco na fase Pré-Libertadores, o jogador escolheu usar a camisa doze. O número seria uma homenagem para a torcida do Boca Juniors, já que 12 é o nome de uma das mais famosas torcidas organizadas do clube.

Logo que foi apresentado para a imprensa em uma coletiva, Calleri explicou o motivo da camisa 12, Carlito Tévez teria indicado o São Paulo para Calleri jogar. “Carlos (Tévez) é muito reconhecido aqui em São Paulo, no Brasil, pelo que fez por aqui. Me ajudou no tempo em que joguei com ele no Boca, conseguimos conquistar muita coisa juntos. Falei com ele e ele me recomendou vir ao São Paulo pela cidade e pelo clube”, declarou o jogador que ainda disse que outro motivo para ter escolhido o clube paulista teria sido o fato de que o São Paulo já foi campeão da Copa Libertadores três vezes, e é sempre cotado como um dos grandes favoritos a vencer o campeonato.

Sobre o tempo que irá ficar no clube, Calleri afirmou que gostaria de ficar por um pouco mais, já que seu contrato vai até 30 de junho, e como pretende participar da Libertadores, não daria tempo de disputar as semifinais e nem uma possível final que acontecerão em julho. “Tenho menos de cinco meses no São Paulo. Se classificarmos (para a fase de grupos da Libertadores) e avançarmos eu gostaria de ficar sim. […] Vim com o objetivo de jogar a Libertadores e ser campeão.” Vale lembrar que essa entrevista aconteceu antes do jogos contra o Universidad César Vallejo e da classificação para a fase de grupos da Libertadores.

Todos os torcedores do São Paulo estão animados com a nova contratação do clube e com certeza esperam que ele de frutos. O que se espera de Jonathan Calleri é que o jogador faça uma temporada parecida ou até melhor do que a do ano passado, quando jogou pelo Boca. E pelo visto tudo começou bem para o jogador, já que marcou em seu jogo de estreia contra o Universidad César Vallejo, ajudando o São Paulo a conseguir um empate fora de casa na Pré-Libertadores, que resultou na classificação do clube.

Boas Apostas!