Sem times brasileiros envolvidos nesta primeira fase, a Libertadores 2017 já se joga. O Independiente del Valle, “vice” da Liberta 2016, estreou na nova edição com uma vitória na casa do Deportivo Municipal. Universitario Sucre, Montevideo Wanderers, Deportivo Capiatá e Deportivo Táchira também subiram ao gramado.
A partida entre os times de Deportivo Municipal e Independiente del Valle foi o grande destaque desta 1ª fase pré-Libertadores. No estádio Iván Elías Moreno, em Lima, o clube equatoriano que perdeu a final da última edição da competição para os colombianos do Atlético Nacional deu uma prova de sua força e venceu por uma bola a zero. Na capital do Perú, frente a um time que retornou à competição depois de 35 anos de ausências, Michael Estrada fez o único gol da partida logo aos dez minutos após aparecer na cara do goleiro contrário. Aos 20 anos, o jovem natural de Guayaquil que nesse mercado se transferiu do Macará para o Independiente fez o primeiro gol no novo time. Com a partida de volta marcada para dia 28 desse mês, o Independiente del Valle deu um passo bem importante a caminho da 2ª fase pré-Liberta, etapa da prova em que, caso garanta o acesso, vai defrontar o time paraguaio do Olimpia.
A boa participação na Liberta 2016 faz com que o Independiente del Valle seja o time mais reputado nessa primeira fase da prova, mas dela participa também o Deportivo Táchira, clube venezuelano que jogou a fase de grupos em 2016. Para o time venezuelano, essa partida de ida não correu bem. Em Capiatá, no Paraguai, o Táchira perdeu para o Deportivo local ao sofrer um gol de Hugo Luzardi nos acréscimos do primeiro tempo. Guiado pelo técnico colombiano Santiago Escobar, o time venezuelano vai ter trabalho para virar a eliminatória na volta, em San Cristóbal. Quem avançar deste confronto, tem partida marcada com os peruanos do Universitario.
O gramado do estádio Olímpico Patria, em Sucre, recebeu a partida mais emotiva da ronda. O duelo entre os bolivianos do Universitario Sucre e os uruguaios do Montevideo Wanderers também terminou com uma diferença miníma no placard, mas contrariamente ao que sucedeu nas outras duas partidas, o encontro envolveu cinco gols. Os donos da casa, treinados por Javier Vega, venceram por três bolas a duas: Entraram a perder, deram a volta antes do descanso, conquistaram uma vantagem de dois gols aos 66 minutos, mas a resposta do Montevideo a 12 minutos do fim por Cristian Palacios deixa a eliminatória totalmente em aberto. O time 100 por cento uruguaio conquistou um resultado equilibrado e fez dois importantes gols fora de portas, deixando a decisão para a partida marcada para dia 27 desse mês. O técnico Jorge Giordano só pode estar orgulhoso do trabalho de seus rapazes a quase três mil metros de altitude. Os também bolivianos do The Strongest aguardam a decisão desse confronto.
Botafogo e Atlético Paranaense são os dois times brasileiros que aguardar o desfecho da 1ª fase pré-Libertadores para estrearem na competição. Enquanto o “Fogão” carioca vai pegar os chilenos do Colo-Colo, o “Furacão” vai brigar com os colombianos do Millonarios por um lugar na próxima fase. Ambos os times vão jogar a decisão em casa.
Boas Apostas!