O Flamengo começou o ano de 2016 sob o comando do ex-técnico e hoje comentarista esportivo Muricy Ramalho, porém o técnico ficou somente três partidas a frente da equipe, Muricy teve uma arritmia cardíaca após o jogo contra a Chapecoense e teve que abandonar o cargo. A partir da 4ª rodada no jogo contra a Ponte Preta, Zé Ricardo assumiu interinamente durante onze partidas, obtendo seis vitórias, um empate e quatro derrotas. A partir de então, na 15ª rodada em diante, Zé Ricardo foi efetivado como treinador oficial, chegando a levar o time a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, porém terminando em 3º lugar a competição, conquistando uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América de 2017.

Diego, a maior contratação do Flamengo em 2016.

Diego, a maior contratação do Flamengo em 2016.

O elenco do Flamengo tem ótimos jogadores, iniciando pelo goleiro Alex Muralha, passando por zagueiros como o experiente Juan e o jovem Rafael Vaz, laterais Jorge e Pará, os meias de contenção Márcio Araújo e Willian Arão, os meias de criação Everton, Diego que veio do Fenerbahçe da Turquia e jogador de seleção brasileira, além de outro meia famoso, Conca que estava no futebol chinês e agora retorna ao Brasil, mesmo se recuperando de cirurgia, poderá ter chances de ainda participar da Libertadores. No setor ofensivo tempos os atacantes Paolo Guerrero campeão mundial pelo Corinthians, Marcelo Cirino ex-Atlético Paranaense, Felipe Vizeu das categorias de base do Flamengo, Fernandinho e Leandro Damião. Espera-se que o Flamengo consiga fazer uma ótima campanha na Libertadores de 2017. O Flamengo fará sua décima segunda participação na Libertadores, tendo sido campeão apenas uma vez em 1981 com o time de Zico. Chegou duas vezes na semifinal (1982 e 1984), três vezes nas quartas de final (1991, 1993 e 2010), duas vezes nas oitavas de final (2007 e 2008) e quatro vezes eliminado já na fase de grupos (1983, 2002, 2012 e 2014).

O Grupo 4 da Libertadores 2017

O Clube Atlético Paranaense pode completar o Grupo 4.

O Clube Atlético Paranaense pode completar o Grupo 4.

Em sorteio realizado no final de dezembro em Assunção, no Paraguai, a CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) sorteou os duelos das primeiras fases e os grupos da competição. O Flamengo ficou no Grupo 4 ao lado de dois adversários complicados, o San Lorenzo da Argentina e o Universidad Catolica do Chile, a quarta vaga será decidida entre cinco equipes: O confronto da primeira fase será Deportivo Capiatá do Paraguai e Deportivo Táchira da Venezuela, que enfrentará na segunda fase o Universitario do Peru, o vencedor enfrentará o outro vencedor do confronto Atlético Paranaense e Milionarios da Colombia. Quem vencer em definitivo, preencherá a vaga restante do Grupo 4.

Todos acreditamos que o favorito a entrar neste Grupo 4 deverá ser o Atlético Paranaense, o time já foi vice-campeão da edição de 2005 e agora com seu gramado artificial tem conseguido bons resultados dentro de casa, o time foi o melhor mandante do Campeonato Brasileiro de 2016, além de ter mantido a base do time, fez contratações pontuais como o atacante Grafite, lateral Jonthan, meia atacante Felipe Gedoz, meia Carlos Alberto e a jovem promessa atacante Luis Henrique. A única baixa do Atlético Paranaense foi o meia Hernani de 22 anos que foi negociado com o Zenit da Rússia por R$ 28 milhões, o que deu um amparo financeiro muito bom para o Atlético fazer novos reforços.

As datas dos jogos do Flamengo na fase de grupos da Libertadores de 2017 serão as seguintes:

8/3 – 21h45 – Flamengo x San Lorenzo
15/3 – 21h45 – U. Católica x Flamengo
12/4 – 21h45 – Flamengo x Ganhador 1
26/4 – 21h45 – Ganhador 1 x Flamengo
3/5 – 21h45 – Flamengo x U. Católica
17/5 – 21h45 – San Lorenzo x Flamengo

OBS: Ganhador 1 será a equipe classificada entre as cinco equipes relacionadas no início deste tópico, que tem grandes possibilidades de ser o Clube Atlético Paranaense.

Raio-X dos adversários

Escudo do San Lorenzo.

Escudo do San Lorenzo.

San Lorenzo foi o campeão da Supercopa da Argentina em 2016 e é considerado por muitos especialistas um dos melhores times da Argentina na atualidade. Iniciou o ano goleando o Boca Juniors por 4×0 na final da Supercopa e foi vice-campeão do Campeonato Argentino atrás do Lanus. Atualmente está dividindo a vice-liderança com o Newell s Old Boys e seu principal goleador era o uruguaio Martín Cauteruccio, que foi negociado com o Cruz Azul do México, enfraquecendo consideravelmente a equipe. Agora quem vem fazendo a maioria dos gols da equipe é o atacante argentino de 26 anos Nicolas Blandi, que já fez 6 gols no Campeonato Argentino nesta temporada de 2016/17. Além do atacante Martín Cauteruccio, o San Lorenzo também perdeu seu lateral-esquerdo Emmanuel Mas, que foi negociado como clube turco Trabzonspor. Os destaques do time ficam no meio campo, o meia argentino Fernando Belluschi de 33 anos que chegou em 2016 e com 4 gols foi eleito o melhor jogador do pais. Outro destaque do time é o meia paraguaio Néstor Ortigoza de 32 anos que está no San Lorenzo desde 2011, foi responsável pelo gol do título da Libertadores de 2014 em cima do Nacional. Os dois meias são os responsáveis pela armação das jogadas ofensivas do time. Antes do título de 2014, tinha ido até as semifinais em duas ocasiões, 1973 e 1988. A casa do San Lorenzo é o Estádio Pedro Bidegain, com capacidade para 48 mil torcedores, neste estádio em 2001, o Flamengo perdeu nos pênaltis a decisão da extinta Copa Mercosul para o San Lorenzo.

Escudo da Universidad Católica.

Escudo da Univ. Católica.

A Universidad Católica é outra pedreira que o Flamengo irá enfrentar, o time teve um dos melhores anos de sua história em 2016 conquistando o bicampeonato chileno, vencendo o torneio Apertura e o Clausura. Além desta conquista, a Universidad Católica faturou a Supercopa ao vencer a Unversidade do Chile por 2×1. Apesar das grandes conquistas, a Universidad Católica perdeu seu maior artilheiro, o atacante Castillo marcou 13 gols em 11 jogos, o jogador foi negociado com o Pumas, do México. Um dos grandes destaques do time é o goleiro Cristopher Toselli de 28 anos, um dos melhores do país, o goleiro também vem sendo assediado por outros clubes, porém ainda continua no clube. A Universidad Católica admitiu estar a procura de um atacante para substituir Castillo e fazer dupla com o atacante Noir, revelado no Boca Juniors e autor de 3 gols no bicampeonato.  Outros destaques do time são o meia Diego Bounanotte de 28 anos, conhecido como anão, por sua baixa estatura 1,57 m de altura, foi revelado no River Plate e com passagens pelas seleções de base da Argentina, autor de oito gols em 13 jogos disputados em 2016.  e o zagueiro Guillermo Maripán, da seleção chilena. A Universidad Católica nunca foi campeã da Libertadores, chegou a final em 1993, porem perdeu para o São Paulo de Telê Santana por 5×1 no Brasil, venceu na volta por 2×0, porém ficou com o vice-campeonato, além disto, o time foi três vezes semifinalista. Sua casa é o Estádio San Carlos de Apoquindo, onde o Flamengo foi derrotado na fase de grupos de 2010 por 2×0. Com capacidade para 18 mil torcedores, é localizado em Santiago no Chile, aos pés da Cordilheira dos Andes.

Boas Apostas!