Mito. Aos 42 anos, Juan Sebastián Verón retornou aos gramados oficialmente para vestir a amada camisa do “seu” Estudiantes, se convertendo no argentino mais veterano a disputar um troféu da CONMEBOL. Faltou a vitória na noite no Ciudad de Plata…

Foto: "TyC Sports"

Foto: “TyC Sports”

“La Brujita”, apelido que herdou do pai Juan Ramón Verón, “La Bruja”, voltou a colocar as arquibancadas do estádio Ciudad de La Plata em apoteose. Após ter anunciado sua aposentadoria em 2014, o volante argentino voltou a defender o vermelho e branco do Estudiantes no gramado, deixando de lado o fato e a gravata. Eleito presidente do clube no ano em que se aposentou com cerca de 75 por cento dos votos, Verón sente que ainda pode contribuir para o sucesso do clube com as botas calçadas e foi a jogo na noite de terça-feira, enfrentar os equatorianos do Barcelona de Guayaquil, compromisso que o Estudiantes perdeu por dois gols sem resposta. Na escalação inicial do time, Juan Sebastián Verón atuou durante cerca de 59 minutos, altura em que foi rendido por Juan Cejas, de 19 anos, um dos muitos jovens que compõem essa equipa do Estudiantes. A inexperiência na formação de La Plata foi mais uma das razões que levou Verón a regressar a jogo, mantendo a forte ligação ao elenco que, segundo o próprio, já possuía enquanto presidente.

Embora considere que que “continua com o mesmo corpo de antes”, o volante que regressou aos gramados na Flórida Cup passou por um intenso trabalho de preparação física para esse desafio que durou cerca de 60 dias. A possibilidade de retornar foi primeiramente encarada como uma manobra de “marketing” levada a cabo pelos responsáveis do clube, uma vez que Verón tinha anunciado o recorde caso 65 por cento dos camarotes do estádio Ciudad de La Plata fossem vendidos, dando assim uma ajuda significativa ao nível financeiro para a construção de um novo palco.  A venda se concretizou e foi um fator que influenciou a decisão de Verón: “Vejo muita correria no futebol, mas pouca gente pensa o jogo. Posso oferecer isso”. A nível salarial, a imprensa argentina avançou que a quantia auferida pelo jogador é simbólica, situando-se no mínimo imposto pelo sindicato para atletas que atuem na Primera Divisón.

Frente ao Barcelona de Guayaquil, Verón cumpriu seu jogo número 174 com a camisa do Estudiantes. A derrota por dois a zero complicou a situação do time argentino no grupo 1 da Libertadores 2017, isso depois de já ter sido derrotado na ida ao Engenhão para enfrentar o Botafogo, por dois a um – Verón não atuou nessa partida. O Botafogo ainda não entrou em campo nessa segunda rodada para defrontar o Atlético Nacional, campeão em título, sendo que é o Barcelona de Guayaquil quem lidera a chave com seis pontos conquistados em dois jogos. Na próxima rodada, o Estudiantes enfrenta o Atlético Nacional no estádio Ciudad de La Plata e precisa vencer para manter aspirações quanto ao acesso à fase seguinte. Na tabela da Primeira División, após um grande início, o Estudiantes é terceiro com 37 pontos, tantos quanto o San Lorenzo (4º) e menos seis que o líder Boca Juniors.

Boas Apostas!