A Copa Libertadores iniciou com vários clubes brasileiros. Atlético Mineiro, Grêmio, Palmeiras e Corinthians já estavam totalmente garantidos, mas o São Paulo ainda precisava jogar a Pré-Libertadores, enfrentando o Cesar Vallejo. Como já era de se esperar, a equipe brasileira confirmou sua classificação, empatando fora de casa por 1X1 e vencendo como mandante por 1X0. Assim o Brasil apresentava cinco grandes clubes em busca de mais um título continental.

A primeira fase

Nem o competente Cuca conseguiu classificar o Palmeiras

Nem o competente Cuca conseguiu classificar o Palmeiras

Algumas equipes brasileiras conquistaram sua classificação até com certa tranqüilidade, e este foi o caso do Atlético Mineiro e Corinthians, os quais terminaram na primeira colocação de seus grupos. O Grêmio não foi o primeiro colocado do seu grupo, mas ainda assim se classificou com tranqüilidade, terminando com sete pontos acima do segundo colocado. Porém São Paulo e Palmeiras foram os que mais mostraram dificuldades. O São Paulo iniciou a primeira fase com muitas preocupações, e terminou com grande emoção, perdendo em casa na primeira rodada para o The Strongest,  e se classificando na última rodada contra o mesmo The Strongest, em um duelo fora de casa onde o goleiro Dênis foi expulso, em um momento onde não era mais possível fazer substituições, obrigando então o zagueiro Maicon a jogar no gol nos minutos finais. Porém o que importa mesmo é o faro da equipe ter conquistado a classificação. No caso do Palmeiras, com certeza o clube foi a maior decepção da fase de grupos, vencendo apenas um dos cinco primeiros jogos, passando por uma troca de treinadores (Marcelo Oliveira por Cuca), e chegando na última rodada precisando de uma combinação de resultados, a qual não aconteceu e então lhe trouxe a eliminação.

Oitavas de final

Tite diante de mais uma eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores

Tite diante de mais uma eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores

Desta forma os clubes brasileiros que avançaram para as oitavas de final foram Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo e Corinthians. Muitos acreditavam que o Corinthians teria um caminho mais fácil, devido ao fato de ter feito bons jogos na primeira fase, e ainda enfrentar um adversário que se classificou com um desempenho duvidoso. Então o Corinthians conseguiu um empate fora de casa, e decidiu a classificação jogando em seu estádio, onde foi surpreendido e eliminado, devido aos critérios de gols marcados fora de casa. Outra eliminação aconteceu com o Grêmio, o qual enfrentou a excelente equipe do Rosário Central, perdendo no Brasil por 0X1 e também sendo vencido fora de casa, onde viu o adversário dominar totalmente a partida e vencer por 3X0. As alegrias brasileiras se deram por conta de Atlético Mineiro e São Paulo, os quais avançaram para as quartas de final. O Atlético Mineiro fez uma excelente primeira fase, mas enfrentou a boa equipe do Racing nas oitavas de final, empatando por 0X0 fora de casa e vencendo por 2X1 de forma emocionante no estádio independência. O São Paulo surpreendeu a todos pois já no primeiro duelo conquistou uma vitória por 4X0 no Morumbi, dando um importante passo rumo a classificação. No duelo fora de casa, ainda conseguiu marcar um gol, o que obrigaria o Toluca a fazer seis gols para conquistar a classificação. Isto não aconteceu, a partida terminou em 3X1 e o São Paulo também avançou para próxima fase. A equipe realmente deu a volta por cima, e mesmo depois da péssima estréia (perdendo para o The Strongest) e do futebol duvidoso que apresentou no início do ano, ainda assim teve forças para se superar e dar alegrias a sua torcida.

Quartas de final

Nesta fase as equipes brasileiras estarão frente a frente, restando somente um clube brasileiro na competição. A batalha se inicia no dia 11, nesta quarta-feira, reeditando um famoso duelo de 2013, onde o Atlético Mineiro enfrentou o São Paulo nas oitavas de final, vencendo por 1X2 e goleando em casa por 4X1, onde então avançaria para eliminar o Tijuana (com o goleiro Victor defendendo um pênalti no último minuto), Newell’s Old Boys (vencendo nos pênaltis), e conquistando o título em mais uma cobrança de pênaltis, desta vês diante do Olimpia. Portanto depois destes duelos do dia 11 e do dia 18, o Brasil terá apenas um representante na competição, o qual estará na semifinal e receberá a torcida da maioria do país, tendo em vista que desejamos que a competição seja vencida mais uma vez por um clube brasileiro.

Boas Apostas!