Dia decisivo na fase a eliminar da Liga Europa. O Sevilha já está apurado para as oitavas da competição e aguarda agora para conhecer os restantes 15 emblemas que marcarão presença nessa fase. Fique a par das principais contas relativas ao acesso.

Favorito em apuros

Foto: "Sergei Grits/AP"

Foto: “Sergei Grits/AP”

A derrota do Arsenal em Borisov, frente ao BATE, foi a grande surpresa da ronda até o momento. Unai Emery abdicou de alguns habituais titulares para a visita à Bielorrússia, situação que não desculpabiliza uma derrota frente a um time bem inferior no plano teórico que, imagine só, não disputava um encontro oficial desde o dia 13 de dezembro por conta da habitual paragem no seu campeonato doméstico. Os “Gunners”, tidos como favoritos à conquista da competição, precisam de dar a volta ao placard esta quinta-feira (21), no Emirates, em encontro com início agendado para as 15h55*. Cerca de duas horas mais tarde, há um outro duelo na cidade de Londres válido pela segunda competição de clubes mais importante da Europa.

O Chelsea de Maurizio Sarri recebe o Malmo, time sueco que também enfrenta uma longa paragem competitiva e que na ida perdeu por dois a um com os “Blues”. A situação é bem mais confortável em Stamford Bridge.

Espanhóis e estão todos em vantagem

Cinco das últimas sete edições da Liga Europa foram conquistadas por emblemas da Espanha, nação mais representada nessa fase da competição com quatro times ainda em prova. O Sevilha, emblema com um histórico invejável na prova, entrou em campo na quarta-feira (20) e voltou a se superiorizar à Lazio, desta feita por duas bolas a zero, carimbando o passaporte para as quartas. Hoje, tem mais três emblemas a defenderem suas vantagens. O Real Bétis, grande rival do Sevilha, recebe o Rennes no Benito Villamarín após um eletrizante empate a três gols no Roazhon Park que deixa o time de Quique Setién com um pé na próxima fase, até porque o adversário gaulês chega à Andaluzia com várias baixas importantes. O Villarreal, em zona de descida no campeonato espanhol, foi vencer o Sporting a Alvalade por uma bola a zero, deu seguimento no final de semana ao se impor por três a zero ao Sevilha e quer conservar a vantagem que possui. Por fim, o Valência de Marcelino García Toral, time que “caiu” da Liga dos Campeões, venceu em Celtic Park por dois a zero e tem o apuramento encaminhado.

A vida dos “milionários”

Para lá dos “Ché”, outros sete times marcam presença nessa fase da Liga Europa após terminarem no terceiro postos das respetivas chaves na Liga dos Campeões. Exceção feita ao Shakhtar Donetsk que empatou em casa a dois gols com o Eintracht e viaja hoje até Frankfurt, curiosamente, os restantes times estão todos em vantagem: o Benfica venceu o Galatasaray na Turquia por dois a um, a Inter venceu o Rapid em Viena por uma bola a zero, o Club Brugge se superiorizou ao RB Salzburg por dois a um, o Viktoria Plzen se impôs ao Dínamo Zagreb pelo mesmo resultado e o Nápoles bateu a formação do Zurich na Suíça por três a um.

Duas eliminatórias a “zeros”

Há duas eliminatórias em que tudo se vai decidir na volta. Na Rússia Krasnodar e Bayer Leverkusen empataram sem gols, ao passo que na República Checa se verificou um nulo entre Slavia Praga e Genk.

Para completar a chave, Zenit e Fenerbahçe vão estar frente a frente em São Petersburgo, isso após uma vitória tangencial da equipe turca (1-0) em Istambul há uma semana atrás. Na Ucrânia, Dínamo Kiev e Olympiakos discutem o acesso à fase seguinte na sequência de um empate a duas bolas na ida.

Boas apostas!