Quando os relógios assinalarem as 17 horas em Brasília, serão dados os pontapés de saída nas partidas relativas às quartas da Liga Europa 2018/19. Em Portugal, o Benfica recebe o Eintracht Frankfurt, na vizinha Espanha, há “derby” regional entre Villarreal e Valência, na República Tcheca, o Slavia Praga recebe o candidato Chelsea e em Londres tem final antecipada entre Arsenal e Napoli.

Benfica – Eintracht Frankfurt

Foto: "SL Benfica"

Foto: “SL Benfica”

“Águias” que nunca se cruzaram. O Benfica, na briga pelo campeonato português com o rival Porto, enfrenta pela primeira vez o Eintracht Frankfurt, vencedor da última edição da Copa da Alemanha que tem estado ao mais alto nível na presente temporada, “despachando” quem em seu caminho se atravessa na Liga Europa e brigando mesmo pelo acesso à Liga dos Campeões através da Bundesliga. O time germânico possui um dos melhores ataques da Europa e quer causar estragos em um dos palcos mais imponentes do continente europeu. Curiosamente, “encarnados” e germânicos nunca se enfrentaram em competições oficiais. O Benfica já defrontou o Bayern de Munique na fase de grupos da Liga dos Campeões desse ano e o Eintracht Frankfurt esteve em Portugal pela última vez na Liga Europa 2013/14, na altura para medir forças com o Porto. Na altura, os portistas seguiram em frente, sendo que o Eintracht ambiciona escrever uma história distinta diante do Benfica, finalista da Liga Europa desde que assumiu o atual formato em duas ocasiões.

Villarreal – Valência

O Valência é um time com amplo histórico de enfrentamentos com adversários da mesma nacionalidade nas competições europeias, mas jamais encontrou o “vizinho” Villarreal nesse contexto. Apesar de se tratar de um “derby” regional, a verdade é que a rivalidade entre os dois times não é propriamente acérrima. O histórico de confrontos é bem equilibrado – em 46 jogos, se verificaram 17 triunfos do Villarreal, 19 vitórias do Valência e dez empates. Nesse ano, os dois times correm com objetivos bem distintos e enquanto o “submarino amarelo” procura fugir à relegação, os “Ché” querem voltar a alcançar o acesso à Liga dos Campeões. Os dois emblemas já se defrontaram por duas vezes na atual edição da La Liga e o saldo é favorável ao Valência, time que empatou sem gols no El Madrigal e levou a melhor no Mestalla por três a zero. Ainda assim, esse mais recente triunfo, foi o único do Valência nos últimos cinco confrontos com o Villarreal, três deles ganhos pelo time atualmente sob as ordens de Javi Calleja.

Slavia Praga – Chelsea

O Chelsea, mais habituado ao contexto de Liga dos Campeões que ao de Liga Europa apesar de já ter conquistado a prova sob a atual designação, enfrenta pela primeira vez o time do Slavia Praga, principal “outsider” nessa fase da competição. Tal e qual como acontece entre Benfica e Eintracht Frankfurt, esses dois times nunca se enfrentaram oficialmente e vão hoje estar frente a frente pela primeira vez em uma competição europeia. O Slavia não enfrentou nenhum adversário inglês na atual temporada e os “Blues” também se preparam para o primeiro enfrentamento com um time checo na época que corre.

Arsenal – Napoli

Da última (e única) vez em que Arsenal e Napoli se encontraram em cenário europeu, é possível dizer que houve lugar a um “empate técnico”. Ora, ingleses e italianos estiveram frente a frente na fase de grupos da Liga dos Campeões 2013/14 e ainda assim, no final, foi o Arsenal a ter mais motivos para sorrir. Vejamos: tal e qual como sucede nessa eliminatória, Arsenal e Napoli se enfrentaram primeiramente no Emirates, com triunfo londrino por dois a zero. Posteriormente, no San Paolo, foi o Napoli a vencer pelos mesmos números. Como se isso não bastasse, as contas finais do grupo foram igualmente niveladas – no grupo F, Borussia Dortmund, Arsenal e Napoli terminaram igualados a 12 pontos, mas avançaram alemães e ingleses. Os gols fizeram a diferença entre Arsenal e Napoli que voltam a se enfrentar nas quartas desta Liga Europa 2018/19.

Boas apostas!