A UEFA já se pronunciou relativamente aos violentos confrontos que retardaram o início da partida entre Lyon e Besiktas, no Parc Olympique Lyonnais, há precisamente uma semana atrás. No dia em que a partida de volta se disputa em Istambul, os dois emblemas estão sob vigilância máxima por parte da entidade que dita os destinos do futebol na Europa.

Lyon - Besiktas

Foto: “AFP”

A partida de ida a eliminatória entre Lyon e Besiktas, relativa às quartas da Liga Europa, ficou marcada por graves tumultos dentro e fora do estádio que acolheu o desafio. Milhares de torcedores turcos viajaram para a cidade francesa mesmo sem ingresso, muitos deles residentes em outros pontos do país e semearam o caos. A confusão começou no exterior do estádio com confrontos entre polícia e adeptos turcos, alastrando para dentro do recinto quando os seguidores do Besiktas atiraram sinalizadores para a zona dos adeptos gauleses, situação que precipitou a ida para o relvado. A partida começou com atraso e, naturalmente, já se esperavam medidas por parte da UEFA, entretanto divulgadas na tarde de quarta-feira, véspera da partida de volta da eliminatória.

O Comité de Controlo Ético e Disciplinar da UEFA decidiu aplicar uma suspensão condicional (válida por duas épocas) das provas da UEFA caso os torcedores de Besiktas e Lyon voltem a se comportar à margem da lei, isso para além da multa de R$ 330 mil atribuída a franceses e turcos. Isto quer dizer que caso se registem novos incidentes, as duas equipas serão impedidas de participar em competições europeias por duas temporadas, quer Liga Europa, quer Liga dos Campeões.

O presidente do Besiktas, Fikret Oman, apelou à “dignidade e cortesia” dos adeptos turcos para com adeptos e todas a comitiva que viajará de França para a Turquia, embora a fação mais radical, os “Carsi”, confirmem que a ocorrência de novos problemas é uma possibilidade. Ao conhecer a sanção, o time de Istambul reagiu também na pessoa de Safk Yazicioglu, diretor esportivo, relegando a culpa para o Lyon, ao invocar as deficiências a nível da segurança. Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon que desceu à tribuna para serenar os ânimos na partida de ida, aceitou a decisão.

Os acontecimentos na França alertaram a UEFA para a hostilidade dos adeptos turcos. Este ano, na fase de grupos da Liga dos Campeões, um adepto do Nápoles foi gravemente esfaqueado numa estação de metro em Istambul, aquando da partida entre os dois times para a Liga dos Campeões.

A partida de volta entre Besiktas e Lyon, na Vodafone Arena, está marcada para esta quinta-feira às 16:05h (horário de Brasília). O time francês conquistou uma vantagem curta no primeiro desafio, graças a uma vitória por dois a um. A eliminatória permanece em aberto.

Boas Apostas!