A Liga Europa da UEFA é o segundo campeonato mais importante do futebol europeu.  Oficialmente é chamada de UEFA Europa League, é a antiga Taça UEFA ou Copa da UEFA. A Liga Europa somente perde em importância para a Liga dos Campeões da UEFA. Temos como o maior campeão de todas as edições o Sevilla com cinco títulos conquistados e a Espanha é o país que mais tem títulos conquistados, são dez ao total. Sendo disputada desde 1971/72, ainda com o nome de Copa da UEFA, na sua 45ª edição temos como o maior campeão da competição o clube espanhol Sevilla, que tem cinco taças. Atualmente a Liga Europa tem o o molde com  48 equipes divididas em 12 grupos, com os dois primeiros classificados em cada grupo juntando-se aos oito terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões. O campeão da Liga Europa tem uma vaga garantida para a próxima edição da Liga dos Campeões da UEFA.

O tricampeão Sevilla

Coke, comemorando um de seus dois gols na final.

Coke, comemorando um de seus dois gols na final.

O Sevilla é o grande tricampeão, conquistou as temporadas de 2013/14 sobre o Benfica(POR) nos pênaltis. Na temporada de 2014/15 bateu o Dinipro(UCR) por 3×2 e agora na temporada de 2015/16 venceu o forte Liverpool(ING) por 3×1 de virada. Este título foi fundamental tanto para o clube quanto para o país, pois estabeleceu a Espanha, como o país que mais venceu a Liga Europa. A Espanha tem dez títulos conquistados e tomou a frente sobre a Itália que teve clubes que conquistaram nove vezes a Liga Europa, a Juventus três vezes, a Internazionale três vezes, o Parma duas e o Napoli uma.

O Sevilla conquistou o tricampeonato da Liga Europa de forma heroica, pois enfrentou uma grande equipe na final, o Liverpool. A partida foi disputada no estádio St. Jakob Park, em Basileia, Suíça que após ter saído na frente no placar e terminar o primeiro tempo na frente vencendo por 1×0, viu ao segundo tempo um Sevilla avassalador que já iniciou o segundo tempo fazendo um gol aos 17 segundos com Gameiro, gol que além de ter dado o empate ao time, acabou psicologicamente como o time do Liverpool, que caiu muito de rendimento a partir daquele momento. Depois disso o Sevilla dominou o jogo e ampliou o jogo com dois gols de Coke (64’ e 70’).

Como já tinha conquistado um outro bicampeonato nas temporadas de 2005/06 e 2006/07, agora com este tricampeonato, o Sevilla se tornou o clube com mais títulos conquistados de Liga Europa. Depois do Sevilla estão a Juventus(ITA), Internazionale(ITA) e Liverpool(ING), cada um com três títulos conquistados. O título foi tão importante, que chega a igualar o Sevilla ao Barcelona com um total de cinco títulos europeus conquistados por cada um, a diferença é que o Barcelona venceu cinco Liga dos Campeões e o Sevilla conquistou cinco Liga Europa, porém se o Sevilla conquistar mais um título destes, realmente passará o Barcelona em número de títulos europeus.

O grande adversário da final

Jurgen Klopp, técnico do Liverpool dando explicações sobre a derrota.

Jurgen Klopp, técnico do Liverpool dando explicações sobre a derrota.

O Liverpool foi um grande adversário a ser batido na final da Liga Europa, muitos decretavam o Liverpool como o grande favorito para o confronto. Quando se trata de clubes ingleses, os Reds são os maiores detentores de títulos da Liga Europa, levando em conta também a época quando o torneio se chamava Copa da UEFA ou Taça dos Campeões. Com três taças conquistadas, o Liverpool é seguido pelo Tottenham com duas taças. Na Liga dos Campeões, o Liverpool tem cinco taças conquistadas, então ao total tem oito títulos europeus o que colocam o Liverpool na liderança entre os clubes ingleses. Se o Liverpool vencesse a final, conquistaria nove títulos europeus, o que estabeleceria uma vantagem três vezes maior do que o segundo maior campeão de títulos europeus da Inglaterra, o Manchester United que tem três Ligas dos Campeões.

Sem dúvidas, o melhor jogo do Liverpool na Liga Europa foi o segundo jogo das quartas de final contra o Borussia Dortmund, quando já havia empatado em 1×1 o primeiro jogo na Alemanha e chegou a estar perdendo o segundo jogo em casa por 1×3 até os 25’ do segundo tempo e de uma maneira espetacular  conseguiu virar a partida para 4×3 e se classificou para a semifinal. Os poucos que assistiram esta partida dizem que foi um dos melhores jogos de todos os tempos. O técnico Jurgen Klopp que veio justamente do Borussia Dortmund, adversário daquele jogo. Ao fim da partida, mesmo eliminados, os torcedores do Borussia aplaudiram seu ex-técnico. Quem assistiu a aquela partida, jamais apostaria no Sevilla como o favorito para o título de campeão contra o Liverpool.

Boas Apostas!