Logo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Logo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

A segunda divisão do futebol de Portugal, teve vários nomes até que no início  da temporada 2012-13  seu nome foi revertido para “Segunda Liga” . Estas alterações foram feitas pela federação responsável pelo futebol profissional português, a LPFP (Liga Portuguesa de Futebol Profissional). A LPFP organiza 3 competições com a participação de 36 clubes e 42 equipes profissionais: a Primeira Liga, a Segunda Liga e a Taça da Liga. O Clube Desportivo de Tondela é o atual detentor do título da Segunda Liga de 2014–15. Nesta edição de 2015-16 da Liga Sagres (1ª Divisão do Campeonato Portugal) o Tondela, após vinte e uma rodadas, é o atual lanterna da competição.

Novo patrocinador

Logo da “Ledman LIGAPRO”

Logo da “Ledman LIGAPRO”

A imprensa divulgou a parceria entre a empresa chinesa Ledman, fabricante de lâmpadas LED e a Segunda Liga (segunda divisão do campeonato português). Trata-se da primeira empresa chinesa a intitular seu nome a uma liga europeia. A Ledman está focada em produtos e serviços de LED, e operações de recursos de esportes, seu carro chefe são grandes painéis de led. Nos últimos anos, Ledman tem explorarado a indústria do futebol, e tenta formar uma cadeia abrangente neste setor. A Ledman é o patrocinadora oficial da Super Liga chinesa e o parceiro estratégico da Associação Chinesa de Futebol desde 2011.

No acordo firmado durante a negociação do patrocínio, algumas cláusulas foram reveladas e outras serão reveladas posteriormente. O nome da liga passará  agora a se chamar “Ledman Proliga”, a multinacional chinesa buscará além de divulgar o nome da empresa, tentará ajudar também no desenvolvimento do futebol chinês como um todo.

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

No ano passado, já havia acontecido um investimento chinês no futebol português,  o empresário Qi Chen , se tornou acionista majoritário da SAD do Torreense (clube da terceira divisão em Portugal). Agora temos não só um investimento em um time, mas sim em uma liga inteira.  O mesmo empresário Qi Chen, criou ainda a empresa Wsports Seven, em parceria com as associações de futebol de Lisboa e Setúbal, e o Oriental Dragon Football Club. Em 2015 o empresário Qi Chen, se tornou acionista maioritário da SAD do Torreense (clube da segunda divisão Campeonato de Portugal).

Pelo que vemos, os investimentos chineses estão crescendo rapidamente e tendem a aumentar, pois a China é a maior potência econômica mundial, então dinheiro não é problema para os chineses. Pelo jeito, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional Pedro Proença está bastante satisfeito com o montante de investimento financeiro aplicado pelos chineses na Liga em Portugal. Pedro Proença salientou que, com o novo patrocinador, a II liga ganhou “um grande vigor” e destacou que a mesma será virada para a evolução do “jogador português sub-23”. Pedro Proença também afirmou após uma reunião com o governante João Wengorovius Meneses, recentemente nomeado secretário de Estado da Juventude e Desporto, que o mesmo ficou muito satisfeito com o patrocínio.

Exigências do novo patrocinador

Pedro Proença e o representande da Ledman na assinatura do acordo de patrocínio.

Pedro Proença e o representande da Ledman na assinatura do acordo de patrocínio.

Toda negociação para ficar bom para ambas as partes, deve ter um “ganha ganha”. Segundo o que tem sido divulgado pela imprensa, existem  cláusulas contratuais, exigindo que pelo menos 10 jogadores e três treinadores chineses terão que fazer parte dos times da ponta da tabela do campeonato. Estas são apenas algumas das cláusulas que foram reveladas, existem outras exigências que não foram reveladas ainda. Ao serem questionados sobre quais seriam estas outras cláusulas, tanto a empresa Ledman, quanto a LPFP,  não divulgaram outras cláusulas do negócio e disseram que no momento oportuno mais detalhes irão surgir. A LPFP em um comunicado oficial disse que: “Os pormenores da parceria celebrada entre Ledman e a Liga Portugal serão divulgados em tempo oportuno”.

Boas Apostas!