No “velho continente”, as quintas-feiras de Liga Europa estão de volta. Hoje, 29 de junho, arranca oficialmente a edição 2017/18 da segunda prova de clubes mais importante daquele continente. O Rangers é um dos emblemas mais prestigiados que se encontram envolvidos na disputa desta primeira fase preliminar. Seis anos e muito sofrimento depois, os escoceses retornam às provas europeias.

Os últimos anos do Rangers, histórico escocês, foram um verdadeiro inferno. Problemas financeiros levaram a equipa do Ibrox até ao escalão mais baixo do futebol do seu país. A temporada 2016/17 assinalou o retorno à elite e o Rangers terminou a competição na terceira posição, atrás de Celtic e Aberdeen, se classificando para a primeira eliminatória de classificação para a fase de grupos da Liga Europa. Longe de ter argumentos para poder competir com o Celtic, rival de sempre, o Rangers tenta se arrumar passo a passo e o retorno às provas europeias é mais um avanço nesse sentido.

Ibrox lotado

Foto: "Rangers FC"

Foto: “Rangers FC”

As noites europeias estão de volta ao Ibrox Stadium, em Glasgow. Há seis anos atrás, o Rangers encarou o Malmo na terceira fase preliminar de acesso à Liga dos Campeões e a casa do Rangers acorreram cerca de 28 mil torcedores. A eliminatória culminou com a eliminação dos escoceses, condenados a disputar a fase prévia da Liga Europa frente ao Maribor. Aí, a missão também não correu de feição e o Rangers terminou eliminado às mãos do time esloveno, isso com cerca de 32 mil nas arquibancadas.

Há seis anos atrás, uma partida relativa à primeira eliminatória da fase prévia da Liga Europa, ainda para mais diante do semi profissional Progrès Niederkorn do Luxemburgo, pouco concorrida deveria ser pela torcida do Rangers. Porém, o simbolismo do retorno depois de tanto sofrimento motivou a torcida do time escocês e essa noite, no Ibrox Stadium, vão estar mais de 50 mil torcedores para assistir à partida dos “Protestantes”. Caso o Rangers consiga confirmar seu favoritismo nessa primeira fase preliminar – apesar de tudo, um cenário de eliminação seria escandaloso -, encarará os cipriotas do AEL Limassol na próxima fase.

Caixinha segue à frente do time

A diretoria do Rangers manteve a aposta no português Pedro Caixinha para abordar a temporada 2017/18. Na prévia da eliminatória, o técnico “luso” citou o exemplo do compatriota Leonardo Jardim ao serviço do Mónaco na última edição da Liga dos Campeões, uma vez que o time francês também iniciou seu trajeto europeu na fase preliminar da prova e conseguiu chegar às semis da competição.

Treinador com passagem pelo futebol mexicano para orientar o Santos Laguna, Pedro Caixinha assegurou os serviços dos “aztecas” Carlos Peña (Club León) e Eduardo Herrera (Veracruz). Os portugueses Fábio Cardoso, Bruno Alves (na Copa das Confederações ao serviço de Portugal), Dálcio e Daniel Candeias também são reforços para encarar a época que se avizinha.

Pedro Caixinha garante que “o clube está a indo na direção certa e tudo vai regressar ao normal”. Mark Allen (ex-Manchester City) é o novo diretor do futebol do Rangers e o emblema conseguiu resolver o diferendo com a Sports Direct.

O primeiro encontro entre Rangers e Progrès Niederkorn está marcado para esta quinta-feira, a partir das 15h45 (horário de Brasília). A partida de volta, no Luxemburgo, vai ser disputada a 4 de julho.

Boas Apostas!