Na Itália, a janela de transferência de verão ficou invariavelmente marcada pela chegada de Cristiano Ronaldo à Juventus, aquisição que, consequentemente, despoletou uma série de investimentos por parte dos principais concorrentes da “Vecchia Signora”. A contratação de Krzysztof Piatek pelo Genoa passou entre os “pingos da chuva”, mas ao cabo de oito rodadas, não há quem marque mais que o atacante polonês nas chamadas ligas “top 5” da Europa.

Foto: "Getty Images/ Paolo Rattini"

Foto: “Getty Images/ Paolo Rattini”

Há três anos atrás, militava na segunda divisão polaca, hoje, é o melhor marcador da Série A com nove golos nas primeiras oito jornadas da competição, registo ímpar nos principais campeonato da Europa. Longe dos 100 milhões de euros que a Juventus investiu na contratação de Cristiano Ronaldo no último verão, Piatek obrigou o Genoa a um investimento de apenas quatro milhões de euros, valor que foi suficiente para que o Cracovia Kraków, seu clube nas duas últimas temporadas, o libertasse.

Devido ao colapso da ponte em Genoa, o time não entrou em cena na primeira rodada do campeonato, pelo que Piatek leva nada mais nada menos que nove gols marcados em sete encontros disputados. Antes disso, logo no primeiro desafio oficial com a camisa do Genoa, Piatek apontou quatro gols ao Lecce para a Copa de Itália. De resto, o último jogador a conseguir marcar nas suas sete primeiras partidas no campeonato italiano foi Gabriel Batistuta, argentino que brilhou ao serviço da Fiorentina e conseguiu marcar nos 11 primeiros encontros com a camisa do time de Florença. Record em risco?

Percurso na seleção

Internacional pelo time sub-21 polonês, Piatek marcou presença no campeonato europeu da categoria disputado em “casa” no ano ano passado ainda que sem grande brilho, tal e qual como a exibição do seu coletivo que não conseguiu vencer nenhum dos desafios. Piatek chegou a estar entre os 35 pré-convocados de Adam Nawalka para a última edição da Copa do Mundo, mas não constou da lista final que viajou para a Rússia. Ainda assim, não deixou de se transferir para o Genoa e os 13 golos apontados em nove jogos na atual temporada já lhe valeram a convocação para esse duplo compromisso da seleção polaca, o primeiro deles frente a Portugal, nessa quinta-feira (11), pela UEFA Nations League.

A mídia italiana já aponta Piatek à Juventus e ao Barcelona. O jovem de 23 anos que já é tido como “o sucessor natural de Robert Lewandowski” em solo polonês quer continuar a brilhar no Calcio e aproveitar a oportunidade recebido por Adam Nawalka para representar condignamente o seu país.

Boas apostas!