O Golden State Warriors vem fazendo uma temporada das melhores da história da liga norte americana de basquete. A equipe é a atual campeã da NBA e tem, na atual temporada, 36 vitórias e apenas três derrotas, permanecendo invicto nas 18 partidas que fez em seu ginásio. Os Warriors figuram, novamente, como principais candidatos ao título e pouquíssimas equipes aparecem com chances de impedir o bi campeonato da franquia de Oakland, Califórnia.

Temporada 2014/2015

Jogadores comemoram título do Golden State Warriors.

Jogadores comemoram título do Golden State Warriors.

Em 2014/2015, o Golden State Warriors  liderou não apenas a Conferência Oeste como foi a mais vitoriosa de ambas as conferências da NBA na temporada regular. A equipe conseguiu fantástico desempenho de 67 vitórias e apenas 15 derrotas. Nos playoffs, eliminou o New Orleans Pelicans por 4 a 0 no primeirou round e Memphis Grizzlies no segundo round por 4 a 2.  Na final da Conferência Oeste, teve pela frente o Houston Rockets de James Harden e conquistaram a série em apenas cinco partidas. Na grande final da NBA, o adversário foi o Cleveland Cavaliers do All Star LeBron James. O melhor jogador do mundo, porém, não foi páreo para impedir o título de Golden State por quatro partidas a duas.

Temporada 2015/2016

Na atual temporada os Warriors vem se apresentando de forma mais forte que no último campeonato, muito pela confiança adquirida pelo título de 2014/2015.  A equipe conseguiu manter seus principais jogadores e, por isso, não precisou se reforçar na busca do bi-campeonato. A única baixa da franquia foi a ida de David Lee para o Boston Celtics, porém o jogador não vinha tendo muitos minutos em quadra e pelo alto salário que recebia (cerca de 15 milhões de dólares por ano), pode-se dizer que a saída foi benéfica para a franquia californiana. O GSW está, temporariamente, sem seu técnico, já que Steve Kerr se recupera de uma cirurgia nas costas e sua volta a frente do time ainda é desconhecida.  Em seu lugar, o auxiliar Luke Walton comanda o GSW.

Curry vem fazendo mais uma temporada brilhante.

Curry vem fazendo mais uma temporada brilhante.

Com relação aos destaques, pouco tem a se falar em comparação à temporada passada. Stephen Curry vem, mais uma vez, fazendo um campeonato de MVP e dificilmente não reconquistará o prêmio. O armador lidera a NBA com 29.9 pontos por partida em média e ainda colabora com 6.5 assistências e 5.2 rebotes. Klay Thompson demorou um pouco para estar em seu melhor nível, mas atualmente vem fazendo grandes apresentações e auxilia o time com 17.5 pontos por jogos. Draymond Green é o jogador que mais evoluiu de 2014/2015 para cá. O ala pivô de 25 anos é um dos melhores defensores da liga, mas ofensivamente vem demonstrando que é um dos grandes jogadores da NBA tendo expressivos números de 15.2 pontos, 9.7 rebotes e 3.7 assistências quando entra em quadra. É o atleta com maior número de triplos-duplos da temporada, com 8 TDs em 38 oportunidades, o dobro do segundo colocado Russell Westbrook. Para se ter ideia da evolução do jogador, no último campeonato Green conseguiu apenas um triplo-duplo nas 79 partidas que disputou.

Quem pode incomodar?

Até o presente momento da temporada, apenas duas equipes vem demonstrando qualidade suficiente para incomodar o Golden State Warriors, são eles San Antonio Spurs e Cleveland Cavaliers.

Os Spurs são fortes candidatos esta temporada.

Os Spurs são fortes candidatos esta temporada.

O San Antonio Spurs vem fazendo um campeonato bastante sólido, tendo conquistado 34 vitórias e apenas 6 derrotas. O time do Texas é a única equipe, ao lado do GSW, que está invicta jogando em casa. Os Spurs foram derrotadas de forma prematura na última temporada, sendo eliminados pelo Los Angeles Clippers em sete partidas no primeiro round dos playoffs. Porém para o atual campeonato, a adição de LaMarcus Aldridge ao elenco deixou a equipe ainda mais forte. O San Antonio tem a melhor defesa da competição, uma equipe titular e reserva bastante fortes com nomes como da jovem estrela Kawhi Leonard e do campeoníssimo veterano Tim Duncan, e além de todos estes ingredientes, possui o melhor técnico da liga, Gregg Popovich.

LeBron busca seu terceiro título da NBA.

LeBron busca seu terceiro título da NBA.

O Cleveland Cavaliers disputou a final com Golden State no último campeonato e levou a pior. Porém lesões de jogadores importantes impediram uma série mais disputada, já que na decisão o timenão pôde contar com o armador Kyrie Irving e com o ala pivô Kevin Love, dois jogadores essenciais na ótima campanha que a equipe vem fazendo em 2015/2016.  Os Cavaliers lideram a Conferência Leste com 27 vitórias e 9 derrotas e é o grande favorito ao título de sua conferência, já que tem se apresentado de forma bastante superior a seus rivais. Não é nenhuma surpresa que o destaque da equipe seja LeBron James. O ala de 31 anos já conquistou 2 anéis e busca o terceiro pela equipe que o revelou, mas para isso precisa que Kevin Love e Kyrie Irving cheguem saudáveis aos playoffs.

Boas Apostas!