O ala-pivô Tim Duncan anunciou sua aposentadoria após 19 temporadas jogadas pelo San Antonio Spurs. O jogador ainda tinha mais um ano de contrato com a franquia texana, porém decidiu pela aposentadoria. O jogador se despediu do melhor basquetebol do mundo, após ter conquistado cinco anéis de campeão e muitos recordes incluindo números expressivos em sua longa carreira. O atleta tem porcentagens de vitórias bem significantes, inclusive é a melhor da história, não só do basquetebol, mas também de todo esporte americano, incluindo NFL (Liga Nacional de Futebol Americano), NHL (Liga Nacional de Hóquei no Gelo) e MLB (Liga Principal de Beisebol), durante a mesma época. Desde que Tim Duncan foi escolhido como primeira escolha pelo Spurs em 1997, foram 1.072 vitórias e 438 derrotas, um aproveitamento de 71%.

Ao longo da carreira, Tim Duncan fez grande sucesso ao lado de parcerias de sucesso. Ao lado do ala-pivô David Robinson, fizeram uma dupla de sucesso e foram chamados de “Torres Gêmeas”. O ala-pivô Tim Duncan, que sempre foi humilde em sua trajetória, teve sua aposentadoria notificada aos 40 anos de idade também com muita humildade, apenas com uma notificação no site oficial do clube. O camisa 21 sempre foi discreto e humilde, acabou se aposentando da mesma forma, não dando chance nem de se programar uma grande partida de despedida, para todo o mundo ver, o jogador escolheu uma despedida longe de holofotes.

Números de Tim Duncan

Manu Ginóbili, Tim Duncan e Tony Parker “The Big 3”.

Manu Ginóbili, Tim Duncan e Tony Parker “The Big 3”.

Antes de Tim Duncan chegar ao Spurs, lá estava o pivô David Robinson e o técnico Gregg Popovich, porém somente após Tim Duncan começar a jogar pelos Spurs é que o time Texano começou a vencer e foi aos playoffs em todos os anos em que Duncan esteve lá. Apesar de ter ganhado um título em 1999 com David Robinson, somente depois da chegada de dois estrangeiros, o argentino Manu Ginóbili e o francês Tony Parker, aí sim, os Spurs começaram uma dinastia na NBA, o trio formando ficou conhecido como “The Big 3”.  O trio conseguiu o recorde de maior número de vitórias por um trio nos playoffs (126) e na temporada regular (575). Além do pentacampeonato (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014), Duncan foi eleito por três vezes o melhor jogador das finais (1999, 2003 e 2005), duas vezes o MVP da temporada (2002 e 2003), 15 vezes recrutado para atuar no All-Star Game (Jogo das Estrelas) e oito vezes para o time de melhores defensores da NBA. Tim Duncan se tornou o primeiro jogador a conquistar títulos em três décadas diferentes, 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014. Duncan ainda igualou a marca de Kobe Bryant e John Stockton como únicos jogadores a atuar por 19 temporadas em um mesmo time.

Os números de Tim Duncan realmente são impressionantes, o ala-pivô fecha sua carreira com médias de 19.0 pontos, 10.8 rebotes, 3.0 assistências e 2.2 tocos por partida. O ala-pivô ou pivô é o 14º maior cestinha da história da Liga, com 26.496 pontos, o sexto maior pegador de rebotes (15.091) e o quinto principal bloqueador (3.020). Embora tenha conquistado tantos campeonatos e premiações individuais, Tim Duncan não chegou a conquistar uma medalha de ouro pela seleção olímpica dos EUA. Duncan participou das olimpíadas de 2004, quando os americanos ficaram com a medalha de bronze.

Grandes nomes se pronunciaram

Com a aposentadoria do grande astro do San Antonio Spurs e da NBA Tim Duncan, grandes personalidades do basquetebol americano se pronunciaram, separamos alguns depoimentos especiais.

Shaquille O’Neal – “Melhor ala-pivô de todos os tempos. Imparável ala-pivô”.

Kevin Martin (ala-armador dos Spurs) – “Eu vejo o porquê o basquete dos Spurs tem sido tão estável e bem-sucedido nos últimos 20 anos”.

Steve Kerr (técnico dos Warriors e ex-companheiro de Duncan) – “Um companheiro de time fenomenal. Um superstar com a humildade de alguém que só sente sorte de estar na Liga”.

LeBron James – Timmy D, você sabe como me sinto em relação a você, o que você fez por mim e por toda a NBA. Obrigado por essa carreira incrível! #BestPFEver #Legend

Boas Apostas!