O Cleveland vinha em uma época ruim na NBA, sem nenhum título na história do clube, a única conquista que os Cavaliers haviam conquistado era um título de Divisão em 1976. A história dos Cleveland Cavaliers e Lebron James se cruzaria e daria início a “Era Lebron James” em 2003 os Cavaliers ganharam a 1ª escolha do Draft da NBA. Não houve dúvida na escolha, o jovem Lebron James, um jovem fenômeno universitário e da mesma cidade, Cleveland. Com Lebron James, o Cleveland começou a se destacar, principalmente Lebron James de maneira individual. Lebron James foi eleito já em sua 1ª temporada como NBA Rookie of the Year Award, um prêmio anual concedido pela NBA à melhor revelação da temporada regular da liga. O vencedor recebe o troféu Eddie Gottlieb, o nome do troféu é em homenagem ao treinador do Philadelphia Warriors, campeão da temporda 1946/47. A eleição é votada por jornalistas esportivos dos Estados Unidos e Canadá.

lebron+draftado+cleveland

Lebron James sendo apresentado no Cavaliers em 2003.

Com Lebron James em alta, os Cavaliers voltaram a frequentar os Playoffs. Em 2006/07, os Cavaliers chegaram a final de Conferência Leste e derrotaram o Detroit Pistons por 4×2. Com uma atuação espetacular de Lebron James, os Cavaliers conquistaram seu 1º título da Conferência Leste e chegaram a sua primeira final de NBA. Porém na final perderam por 4×0 para o San Antonio Spurs.  Nas temporadas 2008/09 e 2009/10 Lebron James arrasou mais uma vez liderando os Cavaliers em mais de 60 vitórias na temporada regular e conquistando mais 2 títulos da Divisão Central. Nos playoffs de 2009, Lebron James conseguiu levar o Cleveland as finais da Conferência Leste, porem foram derrotados por 4×2. Apesar da eliminação, James teve atuações magníficas naqueles playoffs, com 35.3 pontos, 9.1 rebotes e 7.3 assistências em 14 partidas, com um aproveitamento de 51% nos arremessos.

Lebron James recebeu muitos prêmios da NBA em sua primeira passagem pelos Cavaliers. Abaixo alguns destes prêmios:

NBA All-Star Game Most Valuable Player Award (2006 e 2008);

2 vitórias no NBA All-Star Game;

NBA Scoring Champion com médias de 30 pontos por jogo (2008);

NBA Most Valuable Player Award (2009 e 2010).

Em 2010, Lebron James saiu dos Cavaliers de maneira polemica dando justificativas de problemas pessoais com a franquia. Nas quatro temporadas seguintes, Lebron James defendeu o Miami Heat e ajudou a franquia a chegar em quatro finais consecutivas e conquistar dois títulos da NBA. Enquanto isso, os Cavaliers viviam uma nova fase sem conquistas, porém foi nesta fase que os Cavaliers através do Draft da NBA, alguns jogadores novos  principalmente Kyrie Irving, que seria eleito o Novato do Ano em sua 1° temporada, se tornando um dos melhores armadores da NBA, que mais tarde faria parte do Big Three dos Cavaliers (Kevin Love, Kyrie Irving e Lebron James).

A 2ª passagem de Lebron James pelo Cavaliers

Big Three (Kevin Love, Kyrie Irving e Lebron James).

Big Three (Kevin Love, Kyrie Irving e Lebron James).

Como Lebron James tinha saído do Cleveland em 2010 de maneira polêmica, muitos cidadãos e torcedores de Cleveland ficaram tão indignados, chegaram como forma de protesto queimar a camisa de James. Lebron James voltaria para o Cleveland em 2014, a equipe estava formando um time que seria muito competitivo e pretendia conquistar o primeiro título da história. A equipe já tinha conseguido Kyrie Irving pelo Draft em 2010/11, uma grande promessa. Outra grande aquisição do Cleveland foi a contratação do ala-pivô e NBA All-Star, Kevin Love do Minesota Timberwolves. Além destes três jogadores que formariam o Big Three (Kevin love, Kyrie Irving e Lebron James), o Cleveland contou com a chegada do técnico David Blatt e jogadores como Mike Miller, James Jones, Shawn Marrion, Timofey Mozgov, J. R. Smith e Iman Shumpert.

A diferença logo foi sentida, com a grande performance do  Big Three, já na temporada 2014/15, o Cleveland voltou para a pós-temporada depois de quatro temporadas seguidas sem participar, com 53 vitórias e 29 derrotas na temporada regular, acabaram conquistando o 4º título da Divisão Central. O Big Three acabou sendo eleito para o All-NBA Team. Nos playoffs, derrotaram Boston Celtics, Chicago Bulls e Atlanta Hawks, sendo campeões da Conferencia Leste pela segunda vez na história. Os Cavaliers enfrentariam na grande final o Golden State Warriors, time que havia tido a melhor campanha do ano, com 67 vitórias. Os Cavaliers já tinha perdido Anderson Varejão no fim da temporada, Kevin Love contra os Celtics, e Kyrie Irving se lesionar no primeiro jogo decisivo. Lebron James assumiu a responsabilidade e jogou muito, chgando a ajudar o Cleveland a vencer duas partidas da final, porém o Golden State venceu por 4×2.

Lebron James NBA Most Valuable Player Award 2010.

Lebron James NBA Most Valuable Player Award 2010.

Após o Cleveland terem ficado com o vice-campeonato em 2015, Lebron James, Kevin Love e Kyrie Irving, conduziram o Cleveland a um título inédito, campeão da NBA pela primeira vez. O título de campeão da temporada 2015/16, foi conquistada como uma forma de revanche contra o Golden State Warriors, equipe que tinham perdido na final da temporada passada. Com uma final decidida no sétimo jogo da final, com um placar de 89×93. Lebron James cumpriu a promessa que fez em 2014, quando voltou para Cleveland e prometeu um título nacional da NBA para a cidade que não conquistava um título profissional há 53 anos. Lebron James também ganhou o prêmio de melhor jogador do playoff final, pela terceira vez, os outros dois prêmios Lebron James já tinha recebido pelo pelo Miami Heat, onde foi bicampeão. Lebron James colecionou conquistas nestes últimos anos, participou de todas as finais desde 2011, bicampeão pelo Miami Heat (2012 e 2013), campeão em 2016 pelo Cavaliers, três vezes MVP das finais ( 2012, 2013, 2016), duas vezes MVP da temporada regular (2012, 2013). Ou seja, a fase de Lebron James é muito boa, e quem está ganhando com isso agora é o Cleveland Cavaliers, e pelo jeito vão continuar ganhando, pois Lebron James confirmou que pretende continuar no Cleveland na próxima temporada. “Eu amo aqui. Eu amo estar aqui. Eu amo meus companheiros. Meu agente irá cuidar de toda a parte logística, mas eu estou feliz. Não tenho planos de ir para outro lugar neste momento. É o momento mais feliz da vida”, declarou LeBron James.

Boas Apostas!