A cidade de Nyon, na Suíça, acolheu o sorteio das oitavas da Liga Europa 2016/17 nessa manhã de sexta-feira. A chave ditou duas eliminatórias entre times do mesmo país, enquanto o Manchester United de José Mourinho viajará até a um terreno em que o Bayern de Munique já perdeu nessa temporada.

As 16 equipas que garantiram a classificação para as oitavas da Liga Europa conheceram, esta manhã, seus destinos. Com Manchester United e AS Roma na linha da frente, o sorteio contou também com a presença de ilustres como o Schalke 04, o Ajax ou o Lyon, times acostumados a disputar a Liga dos Campeões, principal prova de clubes da UEFA.

Compatriotas em confronto

Foto: "DPA"

Foto: “DPA”

O sorteio revelou dois encontros entre times da mesma nacionalidade. O Schalke 04, conjunto que deixou para trás os gregos do PAOK sem grandes dificuldades, vai defrontar o Borussia Monchengladbach. Após ter perdido com a Fiorentina em casa, o Gladbach foi a Florença triunfar por quatro a dois, carimbando seu passaporte para a fase seguinte e, por consequência, a terceira partida frente ao Schalke 04 num período temporal inferior a duas semanas, visto que no meio da eliminatória, os dois times jogarão entre si para a Bundesliga.

A parecença na denominação dos dois emblemas esconde a rivalidade que encerram entre os dois. Os belgas do Gent e do Genk vão estar em confronto nessas oitavas da Liga Europa. O Gent foi uma das surpresas da ronda ao eliminar o Tottenham na fase anterior da prova, enquanto o Genk relegou o campeão da Roménia Astra Giurgiu para fora do torneio. Sétimo e oitavo classificados da tabela do campeonato belga, os dois times protagonizarão um interessante duelo. O Anderlecht, terceiro time belga ainda em prova, vai defrontar o APOEL Nicósia, conjunto cipriota que afastou o Athletic Club Bilbao.

Manchester United discute acesso com “Leicester russo”

Foto: "Getty"

Foto: “Getty”

O modesto Rostov não conseguiu um feito tão grandioso quanto o do Leicester, campeão inglês, mas o fato de ter alcançado a qualificação para a Liga dos Campeões após uma época que iniciou de forma particularmente dramática – questões financeiras que levaram inclusive à saída do técnico Berdyev – lhe valeu a associaçãos aos “Foxes”. Na primeira participação da sua história na Liga dos Campeões, o emblema de Rostov-on-Don caiu no grupo de dois times com verdadeiras aspirações na Liga dos Campeões: Atlético Madrid e Bayern de Munique, superando os holandeses do PSV Eindhoven na luta pelo acesso à Liga Europa. A vitória por três bolas a duas contra o Bayern, na Rússia, fica na história do modesto time que veste de amarelo e azul. A receção aos “Red Devils” será mais um momento de grande celebração para o time que eliminou o Sparta de Praga na última eliminatória. O FK Krasnodar, time russo que também contrariou o favoritismo do Fenerbahçe sem acusar falta de ritmo por conta da pausa de inverno, vai disputar o Celta de Vigo. Os espanhóis voltam a viajar até ao Leste europeu, após terem eliminado o Shakhtar Donetsk de uma forma algo polêmica na partida de volta, disputada na Ucrânia.

AS Roma tem eliminatória “de Champions”

A eliminatória entre AS Roma e Lyon ficaria bem enquadrada num cenário de Liga dos Campeões, sobretudo no tempo em que o time francês dominava o futebol do seu país. A atravessa uma grande momento de forma, a equipe italiana é apontada como favorita a alcançar a final, mas primeiramente terá que passar pelos franceses do Lyon, que eliminaram sem dificuldades o AZ Alkmaar por um resultado agregado de 11-2 (1-4; 7-1).

O lote de partidas das oitavas fica completo com dois duelos entre times que disputaram a Liga dos Campeões. O Olympiakos, eliminado na fase preliminar, enfrenta o Besiktas num encontro entre gregos e turcos que promete fazer subir os termómetros, enquanto o histórico Ajax procura derreter a organização dos dinamarqueses do Copenhaga.

Boas Apostas!