Cam Newton é derrubado por Von Miller ao tentar um touchdown.

Cam Newton é derrubado por Von Miller ao tentar um touchdown.

O Super Bowl é um jogo da NFL (National Football League), principal liga de futebol americano e neste jogo é decidido quem será o campeão da temporada. O Super Bowl teve origem em 1966, na junção das duas maiores ligas americanas, National Football League e a AFL (American Football League). Originalmente tinha o nome de “The Big One”, mas o presidente da época da AFL, Lamar Hunt, surgiu com o nome de “Super Bowl”. Fazendo referencia a um brinquedo de suas filhas chamado “Super Ball” e também ao “Bowl Game”, jogos universitários disputados na pós-temporada.

Em todos os Super Bowls, antes do início da partida, algum artista se apresenta cantando o hino nacional americano. Além disso, entre o segundo e terceiro quartos, outros artistas costumam se apresentar no chamado “Halftime Show”, entre os mais famosos que já participou está Michael Jackson.

Neste ano, aconteceu a 50ª edição do Super Bowl, no Levi’s Stadium, na cidade de Santa Clara, Califórnia, EUA, decidindo quem seria o campeão da temporada de 2015. A final foi entre Denver Broncos, campeão da AFC (American Football Conference) e Carolina Panthers campeão da NFC (National Football Conference). Na edição deste ano, quem cantou o hino nacional foi a cantora Lady Gaga , vestida de vermelho e azul, cores da bandeira americana. Já os participantes do Halftime Show, foram Coldplay, Bruno Mars e Beyoncé.

Antes da grande final entre Denver Broncos e Carolina Panthers, aconteceu uma homenagem para todos os MVPs (Jogadores Mais Valiosos) das 49 edições anteriores. Tom Brady acabou sendo vaiado durante a homenagem.

O jogo terminou 24 a 10 para o Denver Broncos, se tornando assim tricampeão da NFL (National Football League). O time conquistou os títulos em 1997, 1998 e agora em 2015. O maior vencedor do Super Bowl é o Pittsburgh Steelers com seis títulos.

Intervalo com muita música

Mosaico formado durante o intervalo “Believe in Love” (Acredite no amor).

Mosaico formado durante o intervalo “Believe in Love” (Acredite no amor).

Se antes mesmo da partida começar, já tivemos a presença de Lady Gaga com uma roupa mais “comum” cantando o hino nacional, o intervalo não poderia ficar sem um show. Como em todas as edições do Super Bowl, aconteceu um grande show, com a presença da banda britânica Coldplay e os cantores Bruno Mars e Beyoncé

Os primeiros a se apresentar foram a banda Coldplay, que começou o show com as músicas “Viva la Vida”, “Paradise” e “Adventure of a Lifetime”. Mas o momento de maior empolgação foi quando Bruno Mars que cantou seu sucesso “Uptown Funk” junto aos britânicos e Beyoncé. Que depois entrou para cantar sua nova música, “Formation” e “Crazy in Love”. Para encerrar o show, Chris Martin tocou “Fix You” no piano. Durante toda essa festa, foi montado um mosaico nas arquibancadas, onde se lia “Believe In Love” (tradução: Acredite no amor) com faixas coloridas ao redor.

Quebra de Recorde

Peyton Manning comemorando o título do Super Bowl 50.

Peyton Manning comemorando o título do Super Bowl 50.

O quarterback do Denver Broncos, Peyton Manning, foi campeão do Super Bowl pela segunda vez na sua carreira neste domingo (07) pelo time do estado do Colorado. Esse poderia ser o momento perfeito para encerrar a carreira, mas talvez não seja bem isso que Manning esteja pensando agora. Considerado um dos maiores quarterbacks da história do futebol americano, se tornou o QB mais velho a conquistar o título, com seus 39 anos. Além disso, entrou no livro dos recordes como o único jogador que venceu o campeonato por dois times diferentes. Abaixo, listaremos algumas conquistas de Peyton Manning:

– Mais campanhas para ganhar o jogo em temporada regular: 56

– Mais vezes MVP (Jogador Mais Valioso): 5

– Mais touchdowns em uma partida: 7 (empatado com outros sete jogadores)

– Mais jardas em temporada regular: 71.940

– Mais viradas no último quarto em temporada regular: 45

– Conquistou dois títulos de Super Bowl: um com o Indianapolis Colts e outro com o Denver

– Jogador com mais vitórias na temporada regular: 186 (junto com Brett Favre)

– Mais touchdowns totais em temporada regular: 539

– Mais vezes escolhido para o Pro Bowl (Jogo das Estrelas): 14 (empatado com outros três jogadores).

Boas Apostas!