A fase de grupos da Liga das Nações da UEFA está prestes a chegar ao fim. As seleções a concurso continuam a fazer contas e o contexto de decisão desperta a atenção dos apostadores. Analisemos a realidade das quatro chaves que compõem a Liga B.

Nations LeagueGrupo 1

A seleção ucraniana chega a essa última rodada do grupo 1 da Liga das Nações da UEFA com a promoção à Liga A já assegurada. A equipe do Leste da Europa venceu os três jogos que disputou e na derradeira rodada, marcada pela ida até a Eslováquia, só cumprirá calendário. A situação é bem diferente para a nação que vai receber a equipe ucraniana. “Lanterna” do grupo sem pontos conquistados até então, está a três da República Checa, adversária na última ronda. Os eslovacos precisam de fazer pela vida em ambos os desafios, sobretudo tendo em conta que perdera na receção aos checos, caso queiram evitar a queda na Liga C.

Eslováquia – Ucrânia (16/11)

República Checa – Eslováquia (19/11)

Grupo 2

A Rússia, anfitriã da última edição da Copa do Mundo, lidera o grupo 2 com sete pontos. O time mandado por Stanislav Cherchesov poderá ver seu apuramento confirmado já nesse sábado (17), mesmo sem entrar em campo. Caso a Suécia não vença na ida até a Turquia, a equipe soviética terá sua promoção à Liga A confirmada. Já em caso de triunfo nórdico, os russos precisarão de resgatar pelo menos um ponto na visita a Solna, agendada para o próximo dia 20. Mais do que pensar na promoção à Liga A que só será possível com dois triunfos nessas últimas duas rodadas, a equipe sueca estará preocupada com a possibilidade de queda na Liga C. Para evitar esse cenário, está obrigada a vencer na ida até à Turquia, isso depois de ter perdido o confronto caseiro com o time Otomano por três a dois.

Turquia – Suécia (17/11)

Suécia – Rússia (20/1)

Grupo 3

Contas sentenciadas – Bósnia e Herzegovina promovida à divisão de elite, Irlanda do Norte relegada para a Liga C. Os bósnios seguraram o nulo na visita à Áustria e selaram o apuramento para a próxima fase, ao passo que os irlandeses, sem pontos até à data e com quatro de desvantagem em relação aos austríacos, já nada poderão fazer para se salvarem na derradeira rodada.

Áustria 0-0 Bósnia e Herzegovina (15/11)

Irlanda do Norte – Áustria (18/11)

Grupo 4

“Dia D” para o País de Gales. À seleção comandada por Ryan Giggs só a vitória interessa na receção à Dinamarca, última adversária nessa fase de grupos da Liga das Nações da UEFA. Líder com seis pontos e dois de vantagem em relação à Dinamarca, a equipe galesa sabe que em caso de vitória ascenderá à Liga A. Caso a Dinamarca vença, também poderá celebrar desde já o acesso. O empate favorece as pretensões dinamarquesas, uma vez que a diferença de dois pontos se manterá e, na derradeira ronda, uma vitória na receção à República da Irlanda será suficiente para conquistar o acesso à Liga A.

País de Gales – Dinamarca (16/11)

Dinamarca – República da Irlanda (19/11).

Boas apostas!