Um grande sonho de a Espanha sediar uma Olimpíada durava quase setenta anos, os jogos tinham sido prometidos ao país em 1924, porém Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, escolheu Paris. Em 1936, após três anos da subida do nazismo ao poder, a guerra civil postergou mais uma vez. Após as Olimpíadas de Seul, em 1988 chegara enfim a vez da Espanha.
Sediada em Barcelona, as Olimpíadas de 1992 tiveram a participação de 169 países, com 286 eventos em 32 esportes. O evento ocorreu entre os dias 25 de julho à 09 de agosto daquele ano. Ao total, foram 9.356 atletas participantes, 6.652 homens e 2.704 mulheres.
A partir das Olimpíadas de Barcelona, o COI (Comitê Olímpico Internacional) autorizou a participação de atletas profissionais em Olimpíadas. A equipe norte-americana de basquetebol, formada por astros da NBA, chamada de Dream Team “Time dos sonhos”, ganhou a medalha de ouro com grande facilidade, dando verdadeiro show em cada jogo. Durante as partidas os ginásios ficavam todos lotados.
O Dream Team
Jogadores do Dream Team em foto publicitária das Olimpíadas de 1992.
O time norte-americano de basquetebol das Olimpíadas de Barcelona de 1992, conhecido como Dream Team, tinha jogadores simplesmente excepcionais, verdadeiros talentos reconhecidos até hoje como alguns dos melhores jogadores da história do basquetebol mundial, simplesmente verdadeiras lendas.
Todos os jogadores atuavam na liga profissional dos Estados Unidos, a NBA. O time ganhou a medalha de ouro na olimpíada daquele ano de forma invicta sem perder sequer nenhum tempo. Em todas as partidas, o Dream Team venceu pela diferença de no mínimo 32 pontos. O técnico Chuck Daly chegou a afirmar: “é como ter Elvis Presley e Beatles juntos”. Confira os placares:
Fase Preliminar:
Angola 48 x 116 Estados Unidos
Croácia 70 x 103 Estados Unidos
Alemanha 68 x 111 Estados Unidos
Brasil 83 x 127 Estados Unidos
Espanha 81 x 122 Estados Unidos
Quartas de Final:
Porto Rico 77 x 115 Estados Unidos
Semifinal:
Lituânia 76 x 127 Estados Unidos
Final:
Croácia 85 x 117 Estados Unidos
Elenco
Karl Malone e John Stockton jogando pelo Utah Jazz na NBA.
O elenco do Dream Team começa pelo técnico Chuck Daly, falecido em 2009, dentre os destaques de sua carreira, treinou o time do Detroit Pistons entre 1983 à 1992, teve passagens pelo New Jersey Nets e Orlando Magic, mas o auge de sua carreira realmente foi ter sido medalhista olímpico de ouro, sendo o treinador do Dream Team.
O Dream Team contava com tantos jogadores excelentes, que vamos descrevê-los um a um. Na imagem temos o armador John Stockton de 1.85m com 79kg que jogava no Utah Jazz juntamente com seu companheiro de Dream Team, Ala-Pivô Karl Malone de 2.06m com 116kg que também jogava no Utah Jazz.
Scottie Pippen e Michael Jordan jogando pelo Chicago Bulls na NBA.
O ala-armador Michael Jordan é considerado por muitos o melhor jogador de basquete de todos os tempos. Michael Jordan tinha 1.98m de altura, com 91kg e jogava no Chicago Bulls. O destaque fica por conta das conquistas de 2 tri campeonatos pelo Chicago Bulls em 1991/92/93 e 1996/97/98, além 5 vezes eleito MVP o jogador mais valioso da temporada e 10 vezes cestinha da temporada. Seu companheiro de Dream Team, o ala Scottie Pippen, também jogava no Chicago Bulls, o ala tinha 2.01m de altura e 95kg.
E segue a lista dos lendários jogadores do Dream Team. Na imagem temos o ala-pivô Christian Laettner de 2.11m com 107kg que jogava no Duke University, o pivô David Robinson de 2.16m que tinha 107kg e jogava no San Antonio Spurs, o pivô Patrick Ewing de 2.13m com seus 110 kg e que jogava no New York Knicks, terminando com o ala Larry Bird de 2.06m que tinha 100kg e jogava no Boston Celtics.
Clyde Drexler, Chris Mullin, Charles Barkley e Magic Johnson.
São muitos astros juntos, realmente o sonho de qualquer treinador de basquete, quem verdadeiramente ganhou com isso, foram as pessoas que assistiram estes jogadores atuando juntos, deve ter sido um grande espetáculo. Bem, vamos continuar com a lista: Na imagem temos o ala-armador Clyde Drexler de 2.01m e 100kg que jogava no Portland Trail Blazers, o ala Chris Mullin de 2.01m com 98kg e que jogava no Golden State Warriors, o ala-pivô Charles Barkley de 1.98m com 110kg que jogava no Phoenix Suns e o armador Magic Johnson de 2.06cm com 100kg e que jogava no Los Angeles Lakers.
Boas Apostas!