A fase regular do Championship 2018/19 chegou ao fim nesse final de semana. O Norwich City fez a festa de campeão e assegurou o retorno direto ao escalão máximo do futebol britânico, enquanto o Sheffield United, ao terminar no segundo lugar, também vai disputar a elite no próximo ano. Resta atribuir uma vaga, através do já tradicional “play-off”.

Foto: "Reuters"

Foto: “Reuters”

O Norwich está de volta ao “convívio entre os grandes” do futebol inglês. Após três épocas no Championship, os “Canaries” asseguraram uma vaga na próxima edição da Premier League e com direito à conquista do título, algo que não acontecia há nada mais nada menos que 15 anos. Orientado pelo alemão Daniel Farke, técnico que já se encontrava no comando desde a temporada passada, o Norwich terminou na primeira posição da tabela classificativa com 94 pontos conquistados em 46 jogos, resultado de 27 vitórias, 13 empates e seis derrotas, reclamando para su o estatuto de melhor ataque da competição com 93 gols marcados, embora o Sheffield leve a melhor não diferença de gols (37 positivos contra 36).

Sem disputar o escalão máximo desde a época 2006/07, o Sheffield United também fez a festa da promoção. A 28 de abril, um dia depois de o Norwich ter assegurado o acesso, o Sheffield beneficiou do empate entre Leeds e Aston Villa para celebrar o acesso “no sofá”. Se recorde que o duelo entre Leeds e Villa ficou marcada por um momento de grande “fair-play” por parte de Marcelo Bielsa, argentino que, após ter visto sua equipa marcar gol quando adversários necessitavam ser assistidos, permitiu que o Villa chegasse ao seu gol e empatasse a partida sem oposição adversária, momento que marcará para sempre essa edição do Championship. O Sheffield terminou a época com um empate a dois gols na casa do Stoke City e ficou a cinco pontos de distância do campeão Norwich.

Play-off

A estrutura do “play-off” do Championship 2018/19 não tem diferenças em relação à dos últimos anos. Quatro times (do terceiro, quarto, quinto e sexto) medem forças em semis com partidas de ida e volta. Quem levar a melhor, brigará pela vaga no “tapete verde” de Wembley.

O Aston Villa e o West Bromwich Albion se defrontam em uma das semis, com a ida a ser jogada em Birmingham. Do outro lado, Derby County e Leeds vão estar frente e o primeiro duelo vai mesmo ocorrer em Derby. Os dois primeiros duelos estão agendados para dia 11 de maio.

Rebaixamento

No pólo contrário da tabela, três emblemas viram suas despromoções à League 1 confirmadas. O Rotherham não resistiu a mais uma temporada de Championship, o Bolton continua em “queda livre” naquele que é dos piores momentos de toda a história do emblema e o Ipswich Town também se despediu do segundo escalão, abandonado a competição na condição de “lanterna”. Para ocupar as três vagas em causa, para já, Luton Town e Barnsley viram suas subidas confirmadas, ao passo que Charlton Athletic, Portsmouth, Sunderland e Doncaster Rovers ainda vão disputar o último lugar que dá acesso.

Boas apostas!