A temporada chegou ao fim na Inglaterra e é tempo de olharmos para as mudanças ocorridas nos três principais escalões após a conclusão dos “play-offs” de promoção e relegação.

Foto: "ALLSPORT/GETTY IMAGES"

Foto: “ALLSPORT/GETTY IMAGES”

Cardiff City, Fulham e Hudersfield Town não vão estar entre a elite inglesa na temporada 2019/20. Os três emblemas viram suas despromoções confirmadas e ao contrário do que sucede em países como a Alemanha ou a França, nenhum teve chance de disputar um “play-off” de promoção/relegação, dado que esse não é o modelo competitivo. No Championship, segundo escalão do futebol britânico, dois times asseguraram suas vagas na Premier League de forma direta: Norwich City e Sheffield United, novos integrantes da Premier League em 2019/20.

À disputa do “play-off” ficaram confinados Leeds United, West Bromwich Albion, Aston Villa e Derby County. Nas semis, o Derby eliminou o Leeds de forma dramática, ao passo que o Villa se classificou após marcação de pênaltis. Pelo segundo ano consecutivo, o Aston Villa marcou presença na decisão do “play-off”, mas desta feita foi feliz. Um ano após a derrota frente ao Fulham que agora se vê despromovido, o Aston Villa bateu o Derby County de Frank Kampard por dois a um com gols de El-Ghazi e McGinn, assegurando o retorno à Premier após três temporadas no Championship.

No pólo oposto da tabela, três descidas confirmadas. Rotherham, Bolton Wanderers – time que chegou a disputar as competições da UEFA na última década e agora atravessa uma grave crise – e o Ispwich Town caíram para o terceiro escalão.

League One

O modelo da League One se assemelha ao do Championship, com duas subidas de forma direta e outra a decidir no “play-off”. A fase regular terminou com a consagração do Luton Town, time dos arredores de Londres que assegurou sua segunda promoção de forma consecutiva, isso depois de ter passado por um autêntico calvário. Em 2009, o Luton Town se encontrava na quinta divisão…

A situação do Barnsley, segundo colocado com menos três pontos que o Luton, foi bem distinta. Um ano após terem caído para a League One, os “Reds” asseguraram o retorno ao Championship.

Para o “play-off” se apuraram Charlton Athletic, Portsmouth, Sunderland e Doncaster Rovers. O Charlton passou pelo Doncaster nas semis após  pênaltis, ao passo que um tento solitário na partida de ida foi suficiente para o Sunderland derrotar o Portsmouth. Na decisão entre Charlton e Sunderland disputada em Wembley, houve lugar a “golpe de teatro” nos acréscimos. O Sunderland se colocou em vantagem logo aos cinco minutos beneficiando de um gol contra de Naby Sarr, mas Ben Purrington empatou aos 35 minutos do primeiro tempo. Quando a prorrogação já se adivinhava, o alemão Patrick Bauer bateu Jon McLaughlin e assegurou a promoção para o seu time, completando a virada que culminou com o acesso ao Championship 2019/20.

Plymouth Argyle, Walsall, Scunthorpe United e Bradford City caíram para a League Two. Wimbledon e Southen terminaram a prova com os mesmos 50 pontos que o Plymouth, mas forma mesmo os “Pilgrims” a cair de divisão.

Boas apostas!