A quarta rodada da fase de grupos da Liga Europa 2017/18 revelou os cinco primeiros emblemas apurados para a ronda dos 32 da competição. Na noite desta quinta-feira (dia 2), Dínamo de Kiev, Steaua de Bucareste, Arsenal, Lazio e Zenit garantiram seus lugares na fase seguinte da segunda competição de clubes mais importante da Europa.

Apurados “de Champions”

Liga EuropaApesar de estarem a disputar essa Liga Europa 2017/18, tanto os ingleses do Arsenal como os russos do Zenit são presença bem mais assídua na Liga dos Campeões.

Em Londres, Arséne Wenger voltou a apresentar um time repleto de alterações insuficiente para ultrapassar os sérvios do Estrela Vermelha. Depois da vitória por uma a zero em Belgrado, os londrinos não conseguiram ir além de um empate sem gols, mesmo com a presença de Olivier Giroud, Theo Walcott ou Jack Wilshere no campo. Claramente favoritos à conquista de um grupo H que conta ainda com BATE Borisov e Estrela Vermelha, os “Gunners” deixaram escapar os primeiros dois pontos mas conseguiram carimbar o acesso à fase seguinte, bastando um ponto nas últimas duas rodadas para que alcancem esse mesmo objetivo com estatuto de líderes do grupo.

O Zenit também não conseguiu vencer o seu desafio, mas um gol de Aleksander Kokorin já para lá da hora permitiu assegurar o acesso à fase seguinte. Em Trondheim, na Noruega, o Rosenborg se colocou em vantagem graças a um gol de Nicklas Bendtner aos dez minutos do segundo tempo, na conversão de uma grande penalidade, mas foi incapaz de segurar a vitória. O gol do empate deixou o time nórdico em muito maus lençóis  e permitiu à Real Sociedad, vitoriosa na receção ao Vardar, dar um passo de gigante rumo à fase seguinte.

Lazio segue em alta

A Lazio é a única formação que chega à penúltima jornada dessa fase de grupos da Liga Europa com um registo 100 por cento vitorioso. O time romano levou a melhor nas quatro partidas que disputou e foi sem surpresas que assegurou sua vaga na próxima fase. Nessa quarta rodada, os “laziale” foram felizes e venceram o Nice pela margem miníma, beneficiando de um gol contra marcado por Le Marchand já para lá da hora. Luiz Felipe e Lucas Leiva foram titulares no time local que se apresentou com várias alterações no onze, enquanto os franceses foram a jogo com Dante entre os eleitos.

Os ucranianos do Dínamo de Kiev e os romenos do Steaua de Bucareste, ambos eliminados na fase preliminar da Liga dos Campeões, completam o “lote” de apurados dessa noite de quinta-feira. O time da capital da Ucrânia “vingou” a eliminação na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões ao vencerem o Young Boys – seu “carrasco” na altura – com uma vitória por um a zero na Suíça que permite liderar o grupo a duas jornadas do fim com dez pontos conquistados.

Um empate na receção ao Hapoel Beersheva nessa quarta rodada foi suficiente para o Staua de Bucareste passar à fase a eliminar dessa Liga Europa. O gol do time romeno que contou com o brasileiro Júnior Maranhão foi dos mais caricatos da ronda, com Florin Coman a aproveitar da melhor forma uma desatenção da defesa local para colocar seu time na frente. Volvidos alguns minutos, Ben Sahar empatou a partida, definindo o resultado final que ainda assim sorriu aos locais. No segundo posto do grupo seguem os checos do Plzen.

Boas Apostas!