Aos 19 anos, Rodrigo Bentancur é um dos jogadores mais bem cotados na realidade do futebol da América do Sul. O meia uruguaio do Boca Juniors revelou o acerto com a Juventus em entrevista à Rádio ESPN.

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

As qualidades de Rodrigo Bentancur despertaram as atenções dos principais emblemas europeus, mas foi a Juventus quem se chegou à frente para garantir os seus serviços. Conhecedores do potencial do meia uruguaio, os responsáveis do time de Turim garantiram o direito de preferência sobre o jogador no negócio que envolveu o retorno de Carlitos Tévez à Bombonera, atacante argentino que entretanto rumou à China para representar o Shanghai Shenhua. Desde então, Bentancur ficou na mira da petacampeã italiana e suas atuações com a camisa do Boca Juniors nesta edição do campeonato argentino têm agradado. Habitual titular no time orientado por Guillermo Barros Schellotto, Rodrigo Bentancur tem passeado toda sua elegância pelos gramados argentinos, assumindo um papel preponderante na forma de jogar do time tradicional da Bombonera. No início da temporada 2017/18, Rodrigo Bentancur se apresentará em Turim para definir seu futuro a breve prazo, tentando provar que tem valor suficiente integrar o plantel e ganhar seu espaço em uma realidade totalmente distinta.

Trajeto

Nascido em Nueva Helvecia, no Uruguai, a primeira experiência futebolística de Rodrigo Bentancur se deu no Peñarol, aos 13 anos. Os responsáveis da base do time uruguaio não ficaram agradados com as caraterísticas do jovem jogador e a solução passou por atravessar o Mar de La Plata e tentar a sorte em Buenos Aires, junto de uma das academias de base com melhor fama no futebol mundial: A do Boca Junior. Aceite na academia do tradicional time argentino, se mudou para a capital do país e realizou todo o seu percurso de base no clube, representando as seleções das diferentes categorias do Uruguai. Promovido aos trabalhos do elenco principal aos 17 anos, Rodrigo Bentancur venceu o Sudamericano sub-20 com o Uruguai. Apesar de ter crescido vendo Juan Roman Riquelme brilhar, o perfil de Rodrigo Bentancur é mais parecido ao de Fernando Gago, tal como o próprio já admitiu em entrevista. Curiosamente, atualmente, ambos compartilham o vestuário do Boca Juniors nessa temporada.

Apesar da paragem prolongada no campeonato argentino motivada pela greve dos jogadores de alguns times que disputam a competição, a temporada 2016/17 está a ser muito positiva para o Boca Juniors, líder da tabela após 16 rodadas com 34 pontos conquistados. Os “Xeneize” caminham para a conquista do título e ao revelar que vai ser jogador da Juve a partir da próxima temporada, Rodrigo Bentancur não deixou de salientar que, para já, seu foco está na tentativa de ajudar o Boca Juniors a se sagrar campeão: “Com a Juventus já está tudo tratado, mais tarde vou a Turim fazer exames médicos. Nesta altura quero estar tranquilo e pensar no Boca: quero ser campeão com esta camisola. A minha família ajuda-me a manter os pés na terra. Quero deixar este clube com um título. Vou dar tudo até ao fim”, referiu à Rádio ESPN”.

A imprensa sul-americana escreve que para garantir a aquisição do meia Rodrigo Bentancur, a Juventus pagará ao Boca Juniors cerca de nove milhões de euros, cifra estabelecida aquando da transferência de Carlitos Tévez.

Boas Apostas!