Longe dos holofotes direccionados para os grandes palcos do futebol europeu, nessa quarta-feira (25) se cumpriram várias partidas da Copa da Roménia. Os “16 avos” da competição foram uma ode à juventude e Ianis Stoica foi o grande destaque da goleada imposta pelo Steaua Bucareste no terreno do Sanatatea Cluj por seis bolas a uma.

Foto: "Dan Horia Tautan/MediaFax Foto"

Foto: “Dan Horia Tautan/MediaFax Foto”

Aproveitando o contexto de Copa e o fato de a competição ainda estar em uma fase bem inicial, os técnicos dos emblemas do principal escalão romeno optam por conceder oportunidades a jogadores que habitualmente gozam de menos minutos, entre os quais vários jovens. É neste quadro que entra Ianis Stoica, meia nascido no ano de 2002 que milita na base do clube e ontem viu seu trabalho ser reconhecido ao receber uma oportunidade de ir a jogo por parte do técnico Viorel Tanase. Ao minuto 60 da partida disputada no estádio Parcul Babes, em Cluj-Napoca, Ianis Stoica rendeu Catalin Golofca em uma altura em que o marcador já assinalava um resultado de cinco bolas a zero favorável à formação da capital romena. Nesse momento, se escreveu história: Ianis Stoica, filho de Pompiliu Stoica, também ele ex-jogador do clube, se convertia imediatamente no jogador mais jovem da história a vestir a camisa do time principal do histórico Steaua de Bucareste, emblema que nos últimos anos tem passado por vários problemas, entre os quais a mudança de “naming” e emblema aos olhos dos responsáveis do futebol romeno. 14 anos, dez meses e 17 dias de idade passou a ser a marca a bater para os jogadores da base que se queiram tornar no jogador mais novo a atuar pelo time profissional do Steaua.

Como se a estreia por si só não bastasse para ficar na história, Ianis Stoica teve ainda a oportunidade de protagonizar mais um grande momento ao marcar o gol que fechou o placard em seis a um favorável à formação visitante. Emilian Pacional, também lançado por Viorel Tanase na partida no início do segundo tempo, contabiliza também apenas 16 primaveras.

No entanto, tal como a imprensa da “Terra do Conde Drácula” alerta, Ianis Stoica não foi o único “garoto” a ir a jogo nessa rodada da Copa da Roménia que só termina esta quinta-feira (27). O Viitorul Constante, time que também seguiu em frente ao vencer na casa do CSM Resita por quatro a dois, utilizou Nicolae Dobrin e Roberto Malaele, curiosamente ambos mais novos que Ianis Stoica – o primeiro com 14 anos, dez meses e cinco dias e o segundo com 14 anos, seis meses e 26 dias. Nenhum dos dois foi capaz de inscrever seu nome na lista de marcadores.

Boas Apostas!